6 descuidos domésticos que podem prejudicar a saúde do seu filho

Especialista aponta os 6 descuidos domésticos que podem não apenas prejudicar a vida do seu filho, como também podem colocá-la em risco.


Roberta Preto

De acordo com especialista em trauma Dr.Renato Pogetti, acidentes domésticos envolvendo crianças acontecem todos os dias, mas eles aumentam principalmente no período de férias. Infelizmente, essas são as principais causas de morte em crianças abaixo dos nove anos, geralmente elas estão relacionadas a quedas, atropelamento e traumas.

Cerca de 50% do atendimento de emergência do SUS registra que crianças sofreram quedas. Esses são dados oficiais do SUS e neles também constam que 69% desses acidentes foram sofridos dentro de casa.

Os bebês e as crianças menores tendem a ser vítimas de intoxicação, asfixia, afogamento e envenenamento.

Estes são 6 descuidos domésticos que podem prejudicar a saúde do seu filho, como também, roubar a vida dele:

1. Escadas e lajes

Se as escadas e lajes tendem a ser perigosas para adultos, para crianças é muito pior, portanto, os pais jamais devem permitir que os filhos fiquem se pendurando e escorregando no corrimão da escada. As escadas precisam ter grades de proteção.

Os pais nunca devem permitir que seus filhos brinquem ou soltem pipa na laje da casa sem a supervisão de um adulto responsável.

2. Brincar na rua

Nenhuma criança deveria brincar na rua sem a supervisão de um adulto responsável. Os jogos de futebol, patins, skate e bicicleta requerem cuidados especiais e cabe somente aos responsáveis exercer esses cuidados, pois crianças não têm maturidade.

Advertisement

As crianças só querem ser felizes e se divertirem, por isso não estarão preocupadas em usar equipamentos de segurança.

3. Janelas

Os pais precisam cuidar com as janelas, principalmente de apartamentos e sobrados. É importante que elas tenham telas de proteção. Procure manter cadeiras e móveis distante dessas janelas.

Pais! Nunca deixem ou permitam que seus filhos fiquem sozinhos em casa. Eles carecem da supervisão de um adulto de confiança e responsável, até que eles também aprendam a se protegerem sozinhos.

4. Móveis

Os pais devem cuidar com as quinas dos móveis. Elas devem ser protegidas para segurança dos filhos, pois a maioria das crianças tende a ser curiosa e distraída, por isso é favorável que os pais utilizem os protetores de borracha nessas quinas para que os filhos não saiam feridos.

Também existe a possibilidade destes produzirem protetores de quina utilizando EVA.

5. Tomadas

Ensinar os filhos que não se pode mexer em tomada é importantíssimo, mas, usar protetores nessas tomadas é essencial para a proteção dos filhos, pois quando eles tocam os riscos são tão graves que tendem a provocar sequelas ou até a morte.

6. Cozinha

Facas precisam estar guardadas na gaveta e se estiverem no escorredor de louça que sejam com as pontas para baixo. Os cabos das panelas devem estar sempre para dentro do fogo, jamais os deixe para fora.

Os pais precisam manter banquetas e móveis longe dos armários, pois as crianças adoram escalar onde não deveriam.

Nenhuma criança pequena deveria estar na cozinha ou próxima às panelas, elas precisam estar na sala ou quarto brincando e sob a supervisão de um outro adulto responsável, enquanto a mãe cuida da refeição.

“Sempre digo que as estatísticas poderiam ser menores com medidas simples de segurança.” (Dr. Renato Pogetti)

Advertisement
Toma un momento para compartir …

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.