6 comportamentos que destroem seu casamento

Pode existir muito amor, mas se vocês começarem a se comportar dessa maneira, o relacionamento de vocês irá a pique.

Adriana Acosta Bujan

Todos nós queremos viver uma vida de casado repleta de felicidade e harmonia, onde o amor possa sempre reinar. Porém, às vezes é complicado, pois somos todos diferentes e pensamos de maneira diferente, por isso é bastante comum surgirem algumas divergências. Mas quando esses conflitos conjugais são frequentes, a ponto de prejudicar sua integridade, dignidade e saúde física, e não dando espaço a uma reconciliação, trata-se de um relacionamento totalmente tóxico.

Há pessoas que, embora estejam juntas por amor, pela família ou por qualquer outra razão, podem ser prejudiciais. Como dizia meu pai: “Pior cego é aquele que não quer ver”; o que significa que, apesar da dor e do sofrimento causados ​​por uma pessoa ao cônjuge, é impossível para ele romper esse vínculo emocional. Assim, acaba deixando a vida passar, pensando que um dia irá mudar.

O doutor em psicologia Walter Riso afirma que é inútil querer que o cônjuge mude completamente, pois sua personalidade, identidade e educação estão profundamente enraizadas, desde a infância. Pode ser que uma pessoa modifique alguns hábitos ou costumes para melhorar a convivência, mas nunca se deve esperar que elas mudem como queremos, pois estaríamos destruindo a essência e a autenticidade que as tornam únicas e especiais.

Por que magoamos quem amamos?

Ninguém se compromete a pensar ou querer prejudicar o parceiro, pois o amor é o sentimento que os fortalece dia após dia. Mas erramos inconscientemente, prejudicando quem mais amamos.

Por isso, compartilho esses tipos de personalidade que prejudicam seu parceiro, para que você possa identificá-las e, assim, consertar seu relacionamento.

Advertisement

1. Os que nunca tomam decisões

Seja por medo de cometer erros ou de prejudicar a estabilidade da família, essa pessoa nunca toma decisões, por mais simples que sejam. Seu mundo gira dependendo do que os outros querem fazer ou não, neste caso, o cônjuge. Esse comportamento, em algumas situações, fará com que o cônjuge se sinta fortalecido, forte e indispensável; sem perceber o grande peso que recai sobre seus ombros.

Mas, por que isso pode prejudicá-lo? Simplesmente porque eles são um casal que precisa tomar decisões juntos, pois, caso o cônjuge esteja errado, toda a culpa será dele, gerando sentimentos de frustração, ódio e repulsa. Por esse motivo, é importante se envolver em todas as decisões e não deixar que apenas um deles as tome.

2. Os impulsivos

Neste ponto, é exatamente o oposto. Como explicado por Sigmund Freud, impulsividade é a força que o id (ele, isso) tem sobre o ego (eu) e o superego (supereu).

Os impulsivos não toleram a espera, são impacientes, geralmente deixam de lado as responsabilidades e obrigações, são propensos à cólera e geram conflitos desnecessários, acreditando que têm certeza absoluta de tudo.

Às vezes, eles se arrependem quando as coisas ficam fora de controle, no entanto, continuam repetindo o mesmo comportamento, prejudicando a estabilidade física e emocional do cônjuge.

Advertisement

3. Aqueles que querem controlar tudo

São pessoas que sempre lutam pelo que pensam e nunca acham que estão erradas, sempre expressam seu ponto de vista, convencendo qualquer um de que o que decidem é o melhor, independentemente da opinião do parceiro. Às vezes são chantagistas, fazendo com que seu cônjuge aja com submissão.

Talvez escute a opinião do cônjuge, mas sempre acabará fazendo o que decidir. Às vezes, esse comportamento não é visivelmente prejudicial, mas podem acabar prejudicando o outro com o tempo, afetando sua autoestima, segurança e confiança.

4. Os infiéis

Infidelidade não é apenas ter um relacionamento extraconjugal; a pessoa pode se tornar infiel de também outras maneiras. Por exemplo: ter pensamentos íntimos com outra pessoa sem chegar ter contato físico, virtualmente ou não; ou ser infiel de maneira afetiva, ou seja, criar um forte vínculo emocional com alguém que não seja o cônjuge, entre outros.

Toda forma de infidelidade prejudica o cônjuge, a família, os entes queridos, os amigos e todas as pessoas em torno do casal. Neste ponto, seria conveniente avaliar o relacionamento e aceitar parte da culpa. Em muitas ocasiões, o perdão e o arrependimento abrem espaço para que a relação seja salva.

5. Os irrealistas

Em todo relacionamento conjugal deve haver um equilíbrio; quando não há, o relacionamento obviamente vai a pique. Quando uma pessoa é otimista demais sem ser realista, é possível que surjam conflitos conjugais, visto que ela o será capaz de enxergar as consequências de cada decisão.

Advertisement

É bom ser positivo, agir em prol de cada situação, encontrar um aprendizado nas adversidades. Porém, o problema pode prejudicar o casal quando não há uma atitude, apenas pensamentos.

6. Aqueles que não assumem a responsabilidade

Uma das características que tornam o casamento um sucesso é não negligenciar o papel que cada um deve desempenhar para alcançar a estabilidade familiar. Quando o cônjuge começa a ser irresponsável com suas obrigações vai, obviamente, prejudicar o relacionamento.

Lembre-se de que vocês são um casal e precisam trabalhar juntos para encontrar a felicidade, alcançar seus sonhos e objetivos; caso contrário, será quase impossível ter um casamento sólido e bem-sucedido.

As personalidades ou comportamentos mencionados acima são prejudiciais ao casamento; portanto, é aconselhável começar a se comunicar melhor no casamento e, assim, encontrar soluções para o problema. É válido, inclusive, pedir ajuda a um especialista na área. Lembre-se de que em todo relacionamento há conflitos, o que é normal; no entanto, evite que certas atitudes danifiquem sua integridade como pessoa.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 6 comportamientos que destruyen tu matrimonio 

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.