6 coisas que devemos agradecer da pandemia

A situação da pandemia mudou o mundo para sempre. Aprenda a agradecer pelo que você tem.

Adriana Acosta Bujan

O coronavírus veio para mudar radicalmente o estilo de vida das pessoas do todo o mundo. Felizmente, graças ao desenvolvimento científico e ao empenho de muitos especialistas em saúde, a vacina foi descoberta e posta à prova, o que nos dá a esperança de que esse vírus chegará algum dia ao fim.

Apesar da descoberta da vacina, temos ainda de ser pacientes e conscientes dos perigos que enfrentamos, uma vez que se trata de uma doença que não pode ser encarada superficialmente; por isso é preciso conscientizar-nos e respeitar as medidas preventivas que cada país implementou.

A pandemia foi a causa de muitas histórias lamentáveis; algumas famílias perderam seus entes queridos, amigos e conhecidos; outros estão lutando nos hospitais para salvar suas vidas. No entanto, apesar de tudo, podemos refletir sobre isso e, assim, realmente pensar que somos afortunados e abençoados por estarmos sãos neste momento.

E embora existam muitas histórias desagradáveis e lamentáveis dessa doença, podemos nos conscientizar de suas coisas positivas. Só nos resta continuar a encorajar-nos para nos sentirmos bem.

Por isso, gostaria de partilhar algumas reflexões que considero importantes sobre esta terrível situação que nos tocou e que marcou para sempre a nossa história.

Advertisement

Uma terrível experiência

Talvez seja como uma forma de sobrevivência que desenvolvemos inconscientemente ao escutar sobre esta terrível doença devastadora, a questão de acreditamos que nossos entes queridos nunca serão afetados; pensamos errado, porque acreditamos ser uma espécie humana indestrutível.

Pois foi nisso que cheguei a acreditar por muito tempo, até que o coronavírus tocou a vida de minha família; felizmente as consequências não foram lamentáveis. Hoje, agradeço por isso. No entanto, ao experimentar a angústia e ver tão de perto a doença em minha família, foi quando compreendi que existem algumas coisas devemos valorizar e que são realmente importantes, como por exemplo:

1 A união familiar

Sabemos que a família é a base que oferece proteção, segurança e amor incondicional. Nela podemos depositar todas as nossas angústias, medos e fraquezas e ao mesmo tempo celebrar cada triunfo e meta alcançada. Com a pandemia aprendemos a conviver com cada membro da família, tivemos tempo suficiente para nos conhecermos mais e também aprendemos a fortalecer esse vínculo de união que talvez tenhamos esquecido.

Aconteça o que nos acontecer, a família estará sempre lá para nos proteger e ajudar; é por isso que devemos valorizá-la. Devemos nos sentir afortunados de tê-los saudáveis, sobretudo porque, graças ao isolamento que a pandemia provocou, fortaleceram-se valores familiares como o respeito, a generosidade e a humildade.

2 Saúde

Algumas pessoas acreditavam que a saúde não era um assunto importante, contanto que se sentissem bem, isso era suficiente. Agora, com a pandemia, aprendemos que a saúde é o mais importante que devemos cuidar, sem ela não podemos fazer praticamente nada.

Advertisement

Aprendemos a cuidar melhor de nós mesmos ao adquirir novos hábitos de higiene pessoal, inclusive a tomar vitaminas para reforçar nosso organismo. Também aprendemos a cuidar de nossa alimentação, fazer exercícios adaptando-nos a um espaço reduzido (a casa).

Agora há uma maior consciencialização da importância da saúde desde a chegada da pandemia. Devemos sentir-nos afortunados e abençoados por termos saúde.

3 Ter trabalho

Como se sabe, a pandemia paralisou a economia mundial; em muitos países as pessoas perderam seus negócios e empregos, deixando à deriva a subsistência financeira para sustentar suas famílias. Algumas pessoas tiveram que descobrir outras habilidades para sobreviver, arriscando todas as suas economias, outros pediram empréstimos bancários entre outras coisas.

Ter trabalho é um luxo e uma bênção nestes tempos de pandemia. Conservá-lo é um grande desafio que a maioria enfrenta a cada dia. Seja grato e não se esqueça de dar tudo o que puder para fazer o seu trabalho, extraindo o melhor de si.

4 Alimento

Infelizmente, devido à falta de rendimentos econômicos que a pandemia trouxe, muitas famílias não têm comida em casa. É por isso que devemos sentir-nos afortunados e agradecidos se temos alimento em casa. Agora valorizamos cada refeição e a desfrutamos como se fosse uma iguaria. Inclusive, temos consciência sobre os desperdícios e procuramos evitá-los.

Advertisement

5 Laços de amizade

Algumas vezes, deixávamos de lado a amizade com a desculpa de não ter tempo para nos reunir, já que as responsabilidades monopolizavam nossa atenção e tomavam o controle de nossa vida.

Agora, graças à pandemia, os laços de amizade são mais fortes, já que aprendemos a utilizar e tirar o máximo proveito das redes sociais para nos unirmos mais com essas pessoas que amamos e que tínhamos deixado de visitar. Hoje, não há desculpas nem pretextos, a comunicação à distância é parte importante do nosso estilo de vida.

6 Empatia

Ouvir histórias lamentáveis e terríveis da pandemia – graças aos meios de comunicação – fez com que muitas pessoas experimentassem emoções de amor e de solidariedade; e pusessem em prática valores morais como a generosidade, humildade e empatia. Ajudar sem esperar nada em troca para ver um mundo melhor.

Sem dúvida, o coronavírus é uma doença devastadora que tem gerado muitas desgraças em todo o mundo. Por este motivo, devemos agradecer por termos saúde, uma família amorosa, alimento, trabalho e, sobretudo, a ajuda de Deus. Não é hora de desistir, vamos seguir em frente!

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 cosas que debemos agradecer de la pandemia

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.