6 características que identificam a depressão oculta

A depressão oculta é uma doença que acarreta consequências devastadoras. Conheça as características mais comuns para tratar a tempo.

Adriana Acosta Bujan

Certamente, você já ouviu ou leu os sintomas que as pessoas que sofrem de depressão clínica apresentam. Geralmente, são pessoas que costumam ter sentimentos persistentes de tristeza e ansiedade, choram inconsolavelmente, não têm vontade de viver, apresentam alterações no apetite e não costumam concentrar-se facilmente, entre outros.

Esses sintomas são geralmente muito visíveis para as pessoas que estão em torno de seu ente querido que sofre, facilitando que possam agir a tempo para pedir ajuda de um especialista. No entanto, há outro tipo de depressão que tende a esconder os sintomas, fazendo-os passar despercebidos até pela própria pessoa que sofre.

Esse tipo de depressão também tem graves consequências. Uma vez que a depressão está presente, a única coisa que muda é a maneira de lidar com ela. Por isso que é importante reconhecer as características que identificam este sofrimento, para poder ter um tratamento o mais precoce possível.

Depressão oculta

Lucia costumava rir muito, era uma pessoa muito alegre e sociável, parecia estar bem consigo mesma. Nunca imaginei que sofria depressão até receber a notícia de que tinha se suicidado. A notícia me chocou muito, não podia entender como minha colega de trabalho havia tido a coragem de tirar a própria vida, deixando sozinhos seus dois pequenos filhos.

Talvez você possa se identificar com essa história, já que muitas pessoas tendem a fingir o que não sentem, e não o fazem porque querem esconder, mas porque ignoram que têm depressão.

Advertisement

Vejamos, então, quais as características mais comuns das pessoas que sofrem de depressão oculta:

1. Muitos amigos

Pessoas que sofrem de depressão oculta são geralmente muito sociáveis, estão sempre rodeadas de amigos. Geralmente são bons organizadores de reuniões e festas, simplesmente porque não querem ficar sozinhos, porque têm medo da ideia de solidão. Quando estão sós, costumam chorar inconsolavelmente, mantendo seu estado de ânimo muito decaído.

No caso de não ter algum compromisso social, costumam ligar para seus familiares, amigos ou colegas de trabalho, já que buscam ter sempre contato com qualquer pessoa; para evitar pensar no abandono e na solidão.

2. Descontrole alimentar

A alimentação descontrolada é um sintoma de depressão clínica, no entanto, também pode ser de depressão oculta. Há pessoas que tendem a comer demais quando se sentem tristes, o que causa problemas como a bulimia ou a obesidade. Mas também pode acontecer o contrário, que a pessoa deixe de comer, causando problemas de anorexia ou similares.

Normalmente, quando as pessoas sofrem de depressão oculta, são mais propensas a ter problemas digestivos, como prisão de ventre, porque sua alimentação não é balanceada e comem sem controle. Nunca podem ter uma dieta saudável, por causa da depressão que escondem.

Advertisement

3. Sorrir sem parar

Geralmente, as pessoas que sofrem de depressão oculta mantêm um sorriso de orelha a orelha quando estão na companhia de outras pessoas. Costumam ser brincalhonas, tagarelas e muito simpáticas. Mas quando estão sozinhas, mudam drasticamente seu estado de espírito, por isso costumam chorar e ficar tristes a qualquer momento.

Para essas pessoas, é muito fácil experimentar mudanças bruscas de humor, já que podem estar alegres e tristes em um abrir e fechar de olhos. Elas também tendem a enfatizar um estado de espírito exagerado, porque costumam dizer que estão bem ou muito bem, quando, na verdade, é o oposto.

4. Não deixar o passado para trás

Não há qualquer conversa em que as pessoas com depressão oculta não costumem falar de algum aspecto do seu passado, seja porque continuam sofrendo e não curaram seu luto, ou porque costumam compará-lo com sua vida presente, pensando que foram felizes no passado.

São pessoas que deixam de viver o presente, aqui e agora, pois estão presas ao passado. Talvez possam ter metas para o futuro e algum projeto de vida, mas geralmente o passado se converte em algo que anseiam muito e lhes faz sofrer todos os dias.

5. Dormir se torna um desafio

Assim como as pessoas que sofrem de depressão clínica padecem por distúrbios e problemas para dormir, este sintoma também ocorre em pessoas que escondem sua depressão. Elas normalmente têm muito cansaço e fadiga constante, apesar de não fazerem algo relativamente fora de sua rotina diária.

Advertisement

Quando chegam em casa, a primeira coisa que fazem é pensar em dormir, às vezes dormem mais do que o necessário; em outras, não conseguem dormir, apresentando problemas de insônia, pesadelos frequentes, sonambulismo ou sonhos intermitentes.

6. Pessimismo

Geralmente, são pessoas que sempre encontrarão um “mas” em tudo o que fazem ou decidem; costumam justificar-se dizendo que são realistas e usam sua razão mais que as emoções. Sua visão para o futuro é negativa, não encontram uma gota de felicidade no que fazem.

Elas deixam de ter interesse em suas atividades normais e não são apaixonadas pelo que fazem. Então, vivem o dia sem aproveitar os momentos, como se fossem robôs.

Esses traços que identificam os sintomas ocultos da depressão são graves quando não detectados a tempo, já que a pessoa que o padece pode atentar contra a própria vida por não ter amor-próprio, segurança e confiança em si mesma. Deixou de se interessar por seu futuro e em conquistar seus sonhos.

Por isso, recomenda-se sempre a ajuda de um especialista para poder detectar os sintomas e, assim, ajudar a pessoa com um tratamento adequado. Fique atento a esses sintomas e lembre-se de que essa doença pode ser curada.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 rasgos que identifican la depresión oculta

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.