6 aplicativos para aprender brincando

Confira seis aplicativos que merecem estar em seu smartphone ou tablet para aprender de forma divertida e interativa.


Guilherme Kuceki

Com o crescimento constante das vendas de tablets e smartphones, os aplicativos, que são os atrativos desses aparelhos, vêm acompanhando esse ritmo e cada vez mais surpreendem com inovação, criatividade e praticidade.

Recentemente deixei um garoto de 4 anos brincar com meu smartphone, selecionei um jogo de corrida e entreguei pra ele, alguns minutos depois, quando vi, ele já tinha parado de jogar aquele jogo e já estava jogando outro! A habilidade da nova geração com a tecnologia é surpreendente, as crianças aprendem e entendem a lógica desses aparelhos rapidamente.

Quero sugerir alguns aplicativos ou “apps” que são muito úteis no processo de aprendizagem da garotada, parece que os cadernos vão ficar cada vez mais de lado.

1- Letter School

Esse aplicativo vai para os pequeninos que estão aprendendo a desenhar as letras, o aplicativo é muito divertido! Por ser em inglês é bom ter o acompanhamento dos pais para ensinar como se fala o nome da letra e dar o exemplo de uma palavra em que ela é usada. Está disponível somente para iOS, ou seja, o sistema operacional dos aparelhos apple (iphone, ipad, itouch). Assista ao vídeo para entender por que estou sugerindo esse aplicativo.

2- ABC do Bita

Esse é para as crianças que estão no processo de alfabetização, associa as letras com palavras de forma criativa e interativa. Está disponível para iOS e para Android.

3- Jourist

Procurando por um aplicativo para aprender expressões em vários idiomas? Seus problemas acabaram! Esse aplicativo conta com mais de 2 mil expressões em diversos idiomas e pode ser comprado tanto para iOS quanto para Android.

4- Molecules

O Molecules é um aplicativo que permite visualizar, em 3D, as moléculas de compostos de origem artificial ou biológica. O programa também permite a sua fácil manipulação por meio de simples toques na tela. Só está disponível para iOS.

Advertisement

5- Mathboard

Esse é para quem precisa exercitar cálculos matemáticos, o Mathboard é bem desenvolvido, seu filho vai adorar passar o tempo resolvendo contas como se estivesse escrevendo em um quadro-negro. É necessário ter conhecimento básico de inglês para usá-lo até chegar aos cálculos. Esse aplicativo foi premiado pela Apple, participou até de um comercial referente ao aprendizado no ipad.

6- Busuu

O Busuu, em minha opinião, é o aplicativo para aprender idiomas mais completo, tanto para iOS quanto para Anroid. É gratuito para testar. Suporta vários idiomas e com ele você pratica ouvindo, montando estrutura de frases, respondendo perguntas, associando imagens com palavras e expressões e escrevendo.

É importante que os pais entendam os aplicativos usados pelos filhos nos tablets e computadores e assegurem que o interesse da criança estará ligado ao seu aprendizado, afinal a tecnologia pode ajudar e é exatamente para isso que deve ser usada. 

Toma un momento para compartir …

Guilherme Kuceki

Guilherme Kuceki é consultor SAP e professor, e trabalha como Gerente da Comunidade e Publicista para o site Familia.com.br.