55% dos bebês dormem em situações perigosas que favorecem a morte súbita

Conheça a posição que mais causa morte súbita em bebês e proteja seu filho!


Rachel De Castro

A Síndrome da Morte Súbita Infantil ainda é um grande mistério para a medicina porque o bebê, aparentemente saudável, morre sem um motivo certo. Embora seja rara, essa é a causa mais frequente de morte em crianças até um ano de vida. Médicos e especialistas indicam alguns fatores de risco que aumentam as chances de morte súbita.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, publicada pelo jornal Pediatrics,indicou que 55% dos bebês ainda dormem em situações de risco.

Situações de risco

Estas são as situações de risco que aumentam as chances de morte súbita:

  • Berço com bichinhos de pelúcia e almofadas.

  • Cobrir e agasalhar demais o bebê.

  • Berço com protetores acolchoados.

  • Lençol solto no colchão. Prefira lençol com elástico.

    Advertisement
  • Colchão mole demais. Prefira um colchão mais firme.

  • Evite fumar perto do bebê.

  • Evite colocar o bebê para dormir junto com os pais.

  • Amamente o bebê. O ato de sugar desenvolve melhor o sistema respiratório da criança.

Bichinhos de pelúcia, lençol solto, cobertor, são coisas que podem, de alguma forma, asfixiar o bebê enquanto no berço. O pano pode cobrir a boca e nariz do bebê e como os bebês mais novos ainda não têm autonomia sobre os movimentos, se um pano cobre seu nariz e boca, ele pode ser incapaz de se livrar sozinho.

A posição mais perigosa

Dormir de barriga para baixo dificulta a respiração do bebê. “Alguns pais fazem isso quando a criança tem refluxo porque a posição diminui os sintomas. No entanto, isso aumenta as chances de compressão das vias aéreas, ainda imaturas, possibilitando a diminuição ou até a parada da atividade respiratória”, alerta Felipe Monti Lora, pediatra e chefe do Pronto-Socorro do Hospital Infantil Sabará, de São Paulo.

A posição mais segura

A Academia Americana de Pediatria recomenda que os bebês durmam em decúbito dorsal, ou seja, com a barriga voltada para cima. Esta posição é a mais indicada porque colocar o bebê de barriga para cima diminui as chances de morte súbita por melhorar a respiração do bebê, diferentemente do que acontece com a posição de barriga para baixo que diminui o fluxo de oxigênio do bebê.

Toma un momento para compartir …

Rachel De Castro

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.