5 verdades embaraçosas que ninguém lhe contou sobre o casamento

O "Felizes para sempre" nem sempre é o que parece. Você deve construir sua própria história de amor com suas regras

Erika Otero Romero

Minha mãe sempre dizia que os primeiros sete anos de casamento são os mais complicados para um casal. Se pensar bem, esse argumento faz sentido. O casal passa a conviver no dia a dia, assim, eles começam a se conhecer melhornos bons e nos maus momentos, aprendem a resolver conflitos e sabem como o outro pode reagir a situações difíceis. Minha mãe nunca mascarou a realidade, a verdade é que não tive a oportunidade de fazê-lo. 

Nada é perfeito na vida, exceto se tratar-se de casamento. Os romances nos vendem a ideia do amor ideal repleto de drama eterno; os filmes infantis dizem que “você se casa para ser feliz para sempre”.  A realidade é que, quando chega a hora, não é tão trágico nem tão tranquilo; mas você sempre pode escrever sua própria história de amor. 

Se for casado(a), você já deve estar ciente da realidade do casamento; mas se não for, é justo que conheça a verdade por trás do sim, eu aceito ” e esteja preparado para fazer o seu melhor. Que as verdades que revelarei a seguir não lhe acertem em cheio, a ponto de se sentir decepcionadopois o casamento, apesar de qualquer verdade dura, é uma bela decisão. 

Verdades difíceis do casamento que ninguém lhe contou até agora 

1. A monotonia pode (e de fato faz) “apagar a chama” 

A paixão e o desejo podem ser a força vital do casamento nos primeiros meses; mas isso não será eterno. O casal terá que se adaptar ao cansaço causado por um dia de trabalho, aos problemas conjugais que nunca faltam, à chegada dos filhos e à monotoniaem geral. 

O truque é saber equilibrar as cargas isto é, dar variedade. Para conseguir isso, eles terão que conversar sobre o assunto, mesmo que o considerem um pouco embaraçoso, mas é a única maneira de não sentir que é algo que eles devem fazer porque é suposto que se amem. 

Advertisement

Sim, os problemas e a vida cotidiana vão subtrair a espontaneidade dos encontros íntimos, mas é questão de cada um fazer a sua parte para isso não acontecer e acabarem se irritando um com o outro até caírem na infidelidade. 

2. Às vezes, você vai querer vê-lo longe para não acabar tendo que se arrepender de suas ações 

Se você, às vezes, quer “matar” seu irmão - figurativamente - quando há um problema entre vocês, imagine o que pode sentir quando tiver um conflito com seu cônjuge e as coisas tenderem a ficar tensas entre os dois. 

Vocês devem aprender a resolver os problemas antes que eles tomem conta da relação. Assim, a raiva não irá se apoderar de vocês. 

É verdade que vocês vão se sentir chateados com algo que o outro disse ou fez. Quer tenha feito conscientemente ou não, você deve aprender a reconhecer suas falhas, respirar fundo e não ser tão radicalem relação aos problemas. 

Não negligencie esses problemas; em vez disso, veja-os como uma pedra que pode ser usada para construir uma ponte, em vez de um muro para separá-los. 

Advertisement

3. Por mais que negociem, há situações impossíveis de solucionar 

E sim, pode haver problemas em que nem a mais árdua das negociações faça com que um dos dois encontre uma solução ou ceda terreno. Quanto mais rápido se entenderem, melhor para os dois, pois terão que aprender a viver com isso. 

O bom disso é que, quando ambos tomam conhecimento desses problemas insolúveis, começam a encontrar uma maneira eficaz de lidar com a situação; a ponto de deixarem de ser gatilhos de conflito. 

4. Algumas amizades podem desaparecer 

É fácil reservar tempo para encontrar os amigos durante o namoro. Embora seja um relacionamento sério, não exige 24 horas por dia nem 7 dias por semana de atenção e cuidado. 

As coisas mudam com o casamento Haverá momentos em que ambos vão querer ver os amigose será um grande problema, pois não vai haver tempo para isso à frente das responsabilidades conjugais. Isso pode  fazer com que os amigos gradualmente, se distanciem ou desapareçam. 

Também é possível que as amizades que duram mais tempo sejam de amigoque ambos tenham em comum e, se forem casados, será muito mais fácil entender que, quando se é casado, há prioridades que, mesmo que não se queira, podem afastar os amigos mais queridos. 

Advertisement

5. Por mais que não queiram acreditar, vocês são diferentes 

E não é bobagem. Em um namoro, queremos sempre acreditar que o outro é uma extensão nossa, quando, na verdade, não há nada mais distante da realidade do que isso. 

É comum ouvir os apaixonados dizerem coisas como: “É que a gente se parece tanto!” ou “É que fomos feitos um para o outro!”. No início do namoro, pode parecer muito romântico; mas não é. Infelizmente, eles só perceberão isso quando a trilha de cores brilhantes desaparecer e caírem na realidade. 

Aceite que o outro que está em sua vida não é perfeito nem uma cópia de suas qualidades; e, sobretudo, tem aspectos insuportáveis ​​que você não notou (mas sempre estiveram lá) facilitarão sua vida conjugal e ensinarão a amá-lo com suas imperfeições. 

Sim, o casamento é uma decisão bonita 

Para ser feliz no casamento, não é necessário que tenham os mesmos gostos ou maneiras de pensar; o importante é que os dois saibam equilibrar os pontos que os tornam diferentes e aprendam a tirar o melhor proveito deles. 

Como expliquei no começo,  o casamento não é um romance nem um conto de fadas; é mais uma história de amor que você pode começar a escrever de acordo com suas próprias diretrizes e experiências “para desfrutar o amor no casamento!

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original  5 verdades incómodas que nadie te dijo acerca del matrimonio

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.