5 sinais de relacionamentos insanos que parecem normais

Esses sinais indicam que seu relacionamento pode estar passando por um momento de instabilidade.

Adriana Acosta Bujan

Todos temos perspectivas distintas do que é o amor em um relacionamento. Por exemplo, para alguns, o amor é demonstrado com coisas materiais, como presentes e mimos constantes. Para outros, amor é a família, é sacrifício, sonhos realizados, entre outras coisas. Outros medem o amor com base na intimidade sexual.

Em poucas palavras, o amor é complexo, sublime e cada um dará a própria definição baseado em suas concepções, vivências, paradigmas ou cultura.

Às vezes, vemos casais que afirmam se amar e cujo comportamento parece normal para a sociedade, mas há certas coisas que nos fazem duvidar de que haja amor entre eles, pois vemos sinais de que seu relacionamento é doentio e tóxico.

Pense comigo: a esposa está com as amigas, e o marido fica ligando para ela e mandando mensagem o tempo todo, sem deixá-la se divertir. Podemos pensar que seja um ato de amor, no entanto, tudo indica que seja por ciúmes.

Falsos sinais de amor

Há indícios de que relacionamentos aparentemente normais são, na verdade, doentios. Analisando-os com atenção e conhecendo um pouco mais do contexto em que ocorrem, poderíamos dizer que são ações que, em vez de demonstrarem amor puro e genuíno, escondem medo, baixa autoestima, dor, sofrimento, entre outras coisas.

Advertisement

1. Então você não me ama

Há um tipo de chantagem emocional que parece estar escondida por trás das boas intenções. Ela faz com que o cônjuge se sinta culpado quando não quer fazer o que lhe é pedido. Por exemplo, o marido diz à esposa que ela deveria parar de trabalhar fora porque ele quer que ela se dedique ao lar. E ela, definitivamente, não quero fazer isso. Ele apela: “Então você não me ama o suficiente.”

Fazer com que o cônjuge faça o que não quer para provar que ama de verdade é sinal de um relacionamento doentio, pois isso é chantagem emocional e coloca em risco a segurança, a autoconfiança e a autoestima do parceiro, além de lhe subtrair a autoridade e a liberdade de expressão.

2. Você me perdoa com presentes

O ex-marido de uma das minhas melhores amigas sempre lhe dava uma rosa vermelha quando não voltava para casa para dormir, quando se atrasava para um compromisso familiar ou quando ia a uma festa com amigos. Qualquer descaso que tivesse com a minha amiga, ele tentava reparar sempre com uma rosa vermelha.

Há momentos em que se comportar de maneira inapropriada (para não dizer outra coisa) gera remorso e, por isso, tenta-se resolver os conflitos conjugais com presentes. Esse comportamento pode não ser visto com maus olhos, mas, na verdade, há um relacionamento doentio escondido nesse casamento.

3. Ciúmes

Concordo que, em certas ocasiões, sentir ciúmes é uma forma de mostrar amor ao cônjuge. Além do mais, faz bem para a pessoa saber que seu cônjuge sente um ciuminho dela de vez em quando. Porém, quando esse ciúme se torna uma obsessão, já estamos falando de algo que não é amor. No mínimo, existe um sério problema de comunicação, segurança, autoconfiança e amor-próprio nessa relação.

Advertisement

Portanto, recomendo-lhe ter cuidado e analisar a forma como seu cônjuge demonstra ciúmes, pois isso pode estar causando danos sem que você perceba.

4. Fardo de responsabilidades

Podemos achar que, na maioria dos casamentos, já foi estabelecida uma lista de responsabilidades e obrigações que cada um se compromete a cumprir pelo bem-estar da família. Isso é normal, porém, torna-se um sinal de alerta de que você pode estar em um relacionamento doentio quando não há equidade ou uma distribuição justa das responsabilidades. Ou seja, quando a maioria recai sobre um dos dois.

Lembre-se, para que o relacionamento funcione, deve haver uma distribuição equitativa de responsabilidades. Caso contrário, há chance de uma ruptura no casamento porque um deles se sentirá sobrecarregado, cansado, preocupado, estressado etc.

5. Crítica destrutiva

Há casais que, infelizmente, ficam o tempo todo criticando um ao outro; talvez façam isso como um jogo ou, realmente, para fazer seu parceiro enxergar suas falhas e como elas podem ser mudadas. No entanto, as intenções e o contexto em que essas críticas são feitas devem ser cuidadosamente analisados.

Por exemplo, há críticas que fazem o cônjuge se sentir e acreditar que é uma pessoa incapaz e inútil, pois sua autoestima e autoconfiança ficam abaladas quando as recebe constantemente.

Advertisement

Agora que já sabe, tenha em mente esses sinais de relacionamentos doentios que parecem normais e que, na verdade, estão prejudicando o casal e destruindo o amor. Seja uma pessoa observadora, e se achar que está em perigo, não hesite em pedir ajuda. 

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 señales de relaciones insanas que parecen ser normales

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.