5 regras de primeiros socorros que seus filhos devem saber

Ensine seus filhos a salvar a própria vida ou a vida de outras pessoas com esses passos simples de primeiros socorros.

Adriana Acosta Bujan

Como meu pai costumava dizer, “Todas as crianças que são travessas são saudáveis”. É uma frase muito verdadeira, pois as crianças, por natureza, são ousadas e se arriscam facilmente. Elas não medem as consequências do perigo. E embora nós, pais, gostássemos de poder de cuidar deles 24 horas por dia para que nada de ruim lhes acontecesse, é simplesmente impossível fazê-lo.

É por isso que devemos ensinar a nossos filhos como se cuidar em caso de acidente e como tratar pequenos ferimentos antes de agravarem. Pois isso nos trará certa tranquilidade quando não pudermos estar com eles.

Pois bem, toda criança pode aprender sobre o tema, mas, por razões óbvias, crianças a partir de 10 anos de idade são consideradas suficientemente capazes de resolver uma pequena emergência. Se seus filhos ainda são pequenos, é aconselhável introduzir o assunto ensinando-lhes como agir, mas quando forem maiores, poderão aplicar os primeiros socorros.

Uma vida pode ser salva

Acidentes podem ocorrer num piscar de olhos, portanto, os cinco primeiros minutos são essenciais quando se trata de salvar uma vida. Logo, o aprendizado e conhecimento sobre esse assunto serão de extrema importância para toda a família.

Dito isso, confira algumas recomendações para ensinar primeiros socorros a seus filhos:

Advertisement

1. Mantenha a calma

Antes de começar a explicar o assunto, é importante ensinar seus filhos a manterem a calma diante de qualquer tipo de acidente. É preciso frisar para quais números de emergência ligar para obter ajuda de um adulto. É importante deixar anotados esses números – do pai, da mãe, de um parente ou do vizinho, dos bombeiros e do SAMU – em um local de fácil acesso.

No Brasil, dependendo da situação, devemos ligar para o corpo de bombeiros – 193 ou para o SAMU – 192. Neste vídeo, uma médica emergencista explica em quais casos ligar para um ou para outro. É importante deixar também anotado o telefone da sua casa ou do celular que fica com seu filho.

Se souberem o que fazer primeiro, eles poderão aplicar os primeiros socorros.

2. Estancar um sangramento

No caso de seus filhos ou alguém próximo a eles se machucar, você pode explicar-lhes que, quando virem sangue, a primeira coisa a fazer é remover a roupa sobre o ferimento, para depois estancar o sangramento fazendo pressão, como ensina este vídeo. Explique que os ferimentos param de sangrar quando pressionados.

Para pressionar a ferida, se possível, usar luvas cirúrgicas. Se não, uma sacola plástica limpa, como mostra o vídeo, além de um pano limpo ou gaze. É preciso pressionar firmemente o pano sobre a ferida com a palma da mão até parar de sangrar. Envolvê-lo, ainda pressionado, com fita adesiva para fazer um curativo. Parando de sangrar, é preciso relatar ou mostrar o ferimento a um adulto para que ele avalie se é preciso fazer um curativo melhor ou ir à emergência para dar pontos ou fazer um curativo mais profissional, ou ainda, tomar antibiótico ou vacina antitetânica.

Advertisement

3. Tratar uma queimadura

As queimaduras, quando pequenas , podem ser identificadas pela percepção de uma vermelhidão superficial igual a uma queimadura solar; há também dor e podem aparecer bolhas, mesmo quando a queimadura não é muito grande.

A primeira coisa que eles devem fazer para aliviar a dor é colocar a queimadura diretamente na água fria ou colocar sobre ela uma compressa de água fria. Em seguida, um adulto pode limpar e passar babosa ou uma pomada apropriada.

Eles também podem cobrir a queimadura com um curativo ou gaze estéril (nunca algodão), devendo ser folgado para não pressionar a pele queimada.

4. Picadas de aranha

Geralmente, as picadas de aranha causam apenas ferimentos leves. Mas existem algumas espécies perigosas, então devem ser tratadas imediatamente. Portanto, é importante que seus filhos detectem sintomas graves como dores intensas, cólicas abdominais ou inchaço no local da picada. Nesses casos, é preciso ligar imediatamente para um dos números de emergência.

Se não for uma picada de uma aranha armadeira, viúva-negra ou aranha-marrom, e não houver sintomas graves, a ferida pode ser limpa com água e sabão e, em seguida, aplicada uma pomadas para ajudar a prevenir uma infecção. Se houver dor e inchaço, uma compressa fria pode ser aplicada na picada por cerca de 15 minutos, usando um pano limpo umedecido com água ou gelo.

Advertisement

5. O que fazer quando alguém não está respirando

Chama-se ressuscitação cardiopulmonar e começa com a RCP, é uma técnica usada para salvar vidas, como de um ataque cardíaco ou afogamento onde o batimento cardíaco parou.

A ideia é que seus filhos aprendam a forma correta de fazer compressões torácicas ininterruptas, entre 100 e 120 por minuto, até a chegada dos paramédicos ou de um adulto. Para fazer isso você deve ensinar a seus filhos a posição exata e como colocar as mãos na área indicada, podendo usar vídeos para ilustrar melhor e para que todos os membros da família possam praticar a técnica.

Com essas dicas, agora você pode orientar seus filhos sobre o que fazer em caso de acidente, pelo menos nos primeiros minutos; o resto será deixado para os especialistas e adultos. Comece agora, pois eles podem salvar a própria vida e a vida de outras pessoas.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 reglas de primeros auxilios que tus hijos deben saber

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.