5 razões para não abandonar uma relação estável

Que seus ideais e sonhos de ter um matrimônio estável não se rompam; reflita sobre estas razões poderosas para recuperar o amor em sua relação.

Adriana Acosta Bujan

A infidelidade é um dos motivos mais comuns que fazem com que uma relação amorosa termine, sem importar os anos em que estão juntos. Mas, por outro lado, existem outros problemas que fazem com que o amor se desmorone pouco a pouco, como os mal-entendidos, os conflitos econômicos, a imaturidade, a falta de compromisso, pensar no passado e a falta de respeito mútuo.

Pode existir uma lista imensa de conflitos que fazem um casal pensar em abandonar essa relação e jogar fora os sonhos e esperança que alguma vez já tiveram. No entanto, devemos refletir a este respeito ao tomar tal decisão, já que, em muitas ocasiões, pode-se salvar o amor. Tudo depende do nível de compromisso que se tenha mutuamente.

Também é válido pensar que se a relação não é saudável e está prejudicando o bem-estar físico e emocional de um ou ambos, então será conveniente sair dela, por mais que se esteja agarrado a ela. Neste caso, refiro-me à violência física e psicológica, onde não existe respeito e amor pelo parceiro, quando deixaram de trabalhar em sintonia para conquistar os mesmos sonhos.

O peso dos conflitos e do amor

São poucos os casais que vivem um amor como o dos contos da Disney, com um final onde a premissa é “viveram felizes para sempre”. A realidade é que as pessoas, em algum ponto da vida, enfrentam conflitos por diferentes modos de pensar, costumes e culturas; é algo normal e muito comum.

A ideia principal é que não importa quantos conflitos se tenha no matrimônio, já que eles são, de alguma forma, benéficos ao crescimento, o que importa é prender e relacionar-se de maneira assertiva com o cônjuge. É por isso que existem razões poderosas que o farão pensar em lutar pelo casamento em vez de abandonar os seus sonhos; partilho algumas:

Advertisement

1 Duas cabeças pensam melhor do que uma

Quando decidimos nos casar e ficar com o cônjuge para sempre, nas boas e más situações da vida, pensamos em formar uma equipe para, assim, conquistar nossas metas e sonhos. Infelizmente, em todas as relações estarão presentes os obstáculos, e o melhor disso é sair vencedores com uma pessoa ao nosso lado.

Tendo o apoio emocional um do outro, é mais fácil resolver os problemas e encontrar soluções. Por exemplo: um dos motivos que faz os casais pensarem em abandonar a relação são os problemas financeiros; no entanto, quando os dois trabalham para encontrar alternativas e agem, esse conflito se resolverá.

2 Você vai se sentir emocionalmente estável

Um estudo realizado pelo Departamento de Sociologia e Antropologia Social da Espanha, encabeçado pelo sociólogo Carles Simó-Noguera, afirma que os casais que vivem juntos têm menor risco de sofrer de doenças mentais, como depressão crônica e ansiedade, isso em comparação com as pessoas divorciadas ou separadas. Por isso, viver como casal é benéfico para ambos, já que diminui o risco de futuros problemas de saúde mental.

Podemos experimentar essas afirmações e descobertas científicas em nossa vida conjugal de maneira simples. Quantas vezes você se sentiu mal ao se preocupar quando seu parceiro não chegava na hora de costume? Quando seu parceiro tem que viajar por uns dias por questão de trabalho, sente sua ausência, sente saudades?

Ao estar em meio a um conflito com seu parceiro, pense por um momento: vale a pena voltar atrás e deixar de lutar pelo amor que se tem?

Advertisement

3 Se conhecem muito bem

Depois de passar pela etapa da paixão, toda relação amorosa transcende, e vai-se consolidando e fortalecendo com o passar do tempo. É quando deixam de surpreender o outro, revelando sua própria identidade, suas virtudes e defeitos; em poucas palavras, é o momento em que se começa a conhecer um ao outro, sem véus.

Por essa razão, será importante refletir sobre a decisão de abandonar seu parceiro, já que se conhecem perfeitamente, pois aprenderam a aceitar seus defeitos e maus hábitos, e, sobretudo, aprenderam a lidar com isso.

4 A monotonia não é o fim do amor

Talvez você esteja naquele estágio onde tudo que seu parceiro faz o incomoda, já não há mais a paixão, não sonham nem vibram juntos. E, quando o fardo de responsabilidades diminui sua paixão, isto o faz pensar em deixar o seu parceiro e procurar novas emoções.

No entanto, quando ambos estão cem por cento comprometidos, nunca deixarão que sua relação termine por qualquer adversidade; ao contrário, lutarão juntos para renovar seu amor e fortalecer-se ainda mais que em outros tempos.

As crises conjugais não são o fim do amor, antes, são aprendizados e conhecimentos que, de uma ou outra maneira, fortalecem o vínculo.

Advertisement

5 O relacionamento o deixa mais forte

Cada problema que tenha com seu parceiro lhe fará mais sábio, inteligente e invencível, encontrando a força interior que talvez desconheça. Deixar o cônjuge por não saber como resolver seus conflitos matrimoniais, sem ter lutado para conquistar seus sonhos, é um pensamento derrotista.

Então, encha-se de força e pense em como superar cada obstáculo, lembre-se que a maioria dos conflitos são resolvidos com uma boa comunicação, respeito e confiança.

O amor por seu cônjuge vai além de qualquer conflito, nunca terminará enquanto ambos desejam continuar com seu relacionamento. Lembre-se que o casamento é um trabalho constante, onde a paciência, a perseverança e a determinação são armas para alcançar um relacionamento bem-sucedido, estável e feliz.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 razones para no abandonar una relación estable

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.