5 prioridades que você deve considerar para ser feliz

Adicione estas prioridades à sua lista de desejos e metas que você quer alcançar para ser feliz.

Adriana Acosta Bujan

Todos temos objetivos e desejos a cumprir, sobretudo no início de um novo ano. Esse dia em específico nos faz pensar que ainda restam muitos meses para obter o que desejamos, o que nos enche de tranquilidade. No entanto, essa motivação, alegria e esperança diminuem com o passar dos dias. Talvez isso aconteça porque, na verdade, ainda não estamos preparados conscientemente para lutar pelo que almejamos, ou será por medo de experimentar algo desconhecido.

Sejam quais forem as razões, é uma realidade que esses desejos que temos em mente vão sendo adiados, já que se perde a força interior porque estamos acostumados a viver como estamos, como se diz por aí, em “nossa zona de conforto”. Mas se nos detivermos a analisar nossos propósitos e sonhos, todos eles apontam em uma só direção: a felicidade que tanto queremos.

É por isso que devemos estar conscientes de que nossa felicidade só depende de nós mesmos, que está dentro de nosso ser, e que se formos adiando esses propósitos e sonhos estaremos nos afastando de experimentar esse sentimento que queremos.

O que é a felicidade? A felicidade é um conceito subjetivo, mas que muitos desejam experimentá-la, é uma sensação de alegria profunda, bem-estar, abundância (em todos os aspectos); é sentir-nos satisfeitos por obter o almejado. Alguns buscam a felicidade por todos os lados, seja em alguma pessoa, em algo material ou espiritual, sem perceber que a felicidade está dentro de seu interior.

Claro! Podemos sentir-nos felizes por saber que a nossa família está bem, mas também é porque nós semeamos algo para que isso se torne realidade. Mas e quanto a nós mesmos, nossos sonhos e metas? Por esta razão, temos de estabelecer uma lista de prioridades para alcançar a plenitude e felicidade, e começar agora para nos sentirmos satisfeitos.

Advertisement

O que é essa lista de prioridades para ser feliz

1 Saber o que eu realmente quero

Podemos especular ao pedir desejos e anseios como se, na realidade, existisse o gênio da lâmpada mágica de Aladim. No entanto, temos de refletir sobre o que desejamos para nós próprios, sobre as coisas que nos farão sentir bem, sobre as realizações que queremos alcançar.

Esse será seu primeiro objetivo, escrever uma lista do que você realmente quer; depois analise como você vai alcançá-lo e em que tempo estimado. Lembre-se, se você olhar para metas de curto prazo, você vai se sentir mais satisfeito e motivado.

2 Saúde mental

Se realmente deseja experimentar a felicidade em sua vida, tem que se sentir bem, seu estado de ânimo deve vibrar no mais alto. A saúde mental não consiste apenas em pensar positivo ou ser otimista, vai além disso; é pensar, sentir e agir assim enquanto enfrentamos a vida.

Quer dizer, a felicidade tem bastante a ver com aprender a controlar o estresse, as preocupações, a ansiedade, o medo, a angústia. É analisar sobre os problemas e tomar decisões (boas ou más); é amar incondicionalmente, é dar sem receber nada em troca, é opinar e ter liberdade de ser como somos.

Quando você se sente bem consigo mesmo, você irradiará felicidade para aqueles ao seu redor. Então, será outro ponto em sua lista de prioridades. Cuidar de sua saúde mental, cuidar do que pensa de si mesmo, controlar suas emoções negativas e não deixar que elas arruínem seu estado de ânimo.

Advertisement

3 Amor-próprio

Como dizia minha avó, “O pior inimigo é você mesmo”. Os nossos paradigmas, preconceitos, baixa autoestima e falta de amor-próprio podem levar-nos ao fracasso. Se quer ser feliz, então deve aprender a amar-se.

Antonio Crespillo, autor do livro “Seu bom amor-próprio”, relata que somos um tesouro cheio de maravilhosas coisas e que devemos descrevê-las, que o mais importante é saber onde queremos ir e em que queremos investir a vida; nós somos os construtores de nossa vida, é por isso temos que aprender a amar-nos.

4 Ajudar os outros

Quando ajudamos as pessoas que nos rodeiam sem pedir nada em troca, sem dúvida, experimentamos a felicidade que tanto se deseja. Ajudar é como um dom que todos os seres humanos têm. A satisfação de saber que você pôs um grão de areia para melhorar a vida de outra pessoa é algo maravilhoso que encherá de amor seu coração.

Busque a felicidade ajudando os demais, contribua para melhorar, curar, restaurar, guiar, orientar e ensinar a outros, para que você seja feliz. Nem sempre sua intervenção deve ser financeira, mas tem a ver com saber compartilhar suas habilidades, virtudes e todo o bem que tem.

5 Sua família

Se você quer ser feliz, então apoie-se em sua família, são as pessoas ideais que irão guiá-lo, ouvi-lo e motivá-lo para que alcance seus objetivos. Junte-se a elas, trabalhe em conjunto e verá que será mais fácil materializar os seus sonhos. Lembre-se: você não está sozinho, há sempre o amor incondicional da família que o levantará mil vezes de qualquer batalha, por mais difícil que pareça.

Advertisement

Por essa razão, uma de suas prioridades para ser feliz será buscar o apoio familiar e cuidar desse vínculo indestrutível de amor.

A felicidade depende de nós mesmos, somos as pessoas que constroem pouco a pouco nosso destino e o caminho que percorremos na vida. Descubra o tesouro que tem dentro de você e seja imensamente feliz.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 prioridades que debes considerar hacer para ser feliz

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.