5 mentiras que você não deve contar a seus filhos

Seus filhos aprendem mais com você do que pode imaginar. Seu esforço e educação respeitosa em tempos difíceis serão recompensados ​​se você cuidar desses detalhes.

Marilú Ochoa Méndez

“Daqui a um pouquinho desço com você para assistirmos TV!”, eu disse ao meu pequeno de 8 anos, mas sem pretender fazê-lo. Fiquei trabalhando no computador por mais uma hora.

Eu disse isso para que ele parasse de ficar insistindo, mas isso o deixou triste, porque à noite, quando orávamos juntos, ele me disse que era importante para ele me mostrar seu progresso no jogo de Minecraft. A elucidação de sua justa queixa me encheu de vergonha.

Nós, adultos, mentimos compulsivamente para obter tranquilidade, paz ou comodidade. Isto é um fato. No entanto, o que acontece com os outros quando nos tornamos mentirosos compulsivos ou quando nos comprometemos muito, mas não cumprimos o que dissemos? Nossos relacionamentos são menosprezados, para dizer o mínimo.

E o que acontece com nossos filhos quando percebem que seus pais os enganam com promessas que não planejam cumprir? Para resumir em uma frase: nós os prejudicamos.

No entanto, embora mentir sempre gere efeitos nocivos, há cinco tópicos em que a mentira se torna uma bomba nuclear. Apresentamos a você a seguir.

Advertisement

1. Se não fizer o que eu digo, o homem do saco virá te buscar

Às vezes é difícil lidar com nossos filhos. Adoraríamos se eles ouvissem nossas instruções e obedecessem sem retrucar! Mas quase nunca conseguimos.

Quando ficamos frustrados, procuramos o recurso que pode nos a alcançar nosso objetivo de forma imediada e com o menor atrito possível, mas às vezes nos esquecemos de que cada uma de nossas ações constrói ou desconstrói seu coração.

“Se não calar a boca, eles virão te buscar.” Nosso pequenino, diante de nossa seriedade, permanece em silêncio e arregala os olhos. Sim, conseguimos fazer com que ficasse imediatamente em silêncio, mas o que ele aprendeu? Porque, eventualmente, ele perceberá (eles são pequenos, mas não são burros) que isso não é verdade, mas que mãe ou pai lhe dizem isso para que ficasse em silêncio. E pior, se ele acredita em você, o que ele pensará de um pai ou mãe que permite que “o homem do saco o leve embora” se ele não se comportar como deseja?

2. Você é um terror!

Se alguma vez você disse isso ao seu filho, tenho certeza de que não foi por acreditar realmente nisso. É a frustração falando pela sua boca. Mas o problema é que seu filho ouve suas palavras de forma literal. “Você é o caos!”, “Já estou farta de você!”, “Não te aguento mais!”, entre outras expressões negativas, ele acredita em você. E se você não retificar, ele crescerá com a certeza de que se a mãe ou o pai pensa assim, certamente é verdade.

3. Não foi nada!

Ele caiu. Seu joelho está ensanguentado e suas mãos doem, porque está esfolada também. Você, que antes já estava atrasada por causa de tanto alvoroço, levanta-o com pressa e o sacode. “Não foi nada, querido, você diz a ele. Ele chora e olha para você sem entender. Ele está vendo seu joelho! Além disso, dói. E você, já está pensando na rota que vai seguir para não chegar tão tarde em seu compromisso, e acabou parando de prestar atenção no mal-estar dele.

Advertisement

O que seu filho aprende com essa situação? Que existe uma diferença entre o que ele sente e pensa: seu mundo, sua experiência da realidade e a realidade “real”. Então, ele viverá em dissonância, e será difícil para ele saber quando o que aconteceu é válido e defensável, e quando deve ser desvalorizado e ignorado.

4. Você merece tudo

Ele é o sol da sua vida, a luz dos seus olhos, mas isso não o torna digna de tudo. Não é ele ou ela contra o mundo. Seu filho vive em sociedade e é importante que ele saiba que nem sempre será o mais importante ou o centro das atenções. É importante que ele saiba se integrar de maneira simples e humilde.

Você merece o melhor, mas também deve se esforçar por isso . Você lhe dá o que puder e deverá mostrar-lhe como ser grato, para que ele não cresça como tirano, saiba reconhecer sua própria imperfeição e valorizar as falhas e defeitos que você tem, pois faz sempre o melhor que pode.

5. Você nunca vai sofrer

Como amamos tanto nossos pequenos, tendemos a forrar o mundo deles com rosas perfumadas, para que enfrentem o mínimo de frustrações possível. E, às vezes, podemos prometer a eles coisas que não podemos cumprir, e ao contrário do que geralmente pensamos, isso não os ajuda, mas prejudica-os.

Além disso, esses comentários contribuem para que percamos a confiança em nós mesmos e eles percam em si mesmos, pois não depende de nós evitar seu sofrimento.

Advertisement

Que pai ou mãe deseja morrer e deixar seus filhos sozinhos? Quem não ficaria de coração partido se a filha chegasse com um arranhão no rosto? É indiscutível que sua dor arde em nosso peito, no entanto – como você sabe – a vida na Terra é assim: lutas, quedas, obstáculos. A beleza está em saber como equilibrá-los e tirar proveito de forma a crescer a partir deles, desenvolvendo assim a resiliência, um valor maravilhoso em que podemos aprimorar nossos filhos.

O melhor ensinamento: você é capaz

Querido filho, desejo que fique em silêncio quando fizer uma birra, não porque seus gritos me incomodam ou me tirem a paz, mas porque quero que você aprenda a controlar suas emoções pouco a pouco.  Eu sempre vou protegê-lo, mesmo se você se exceder. Que diferença entre esta explicação pausada a nível da linguagem de cada filho! Um grande contraste com o exemplo que mencionamos acima de “o homem do saco vai te levar”, não acha?

Nós, pais, somos constantemente sobrecarregados com milhares de preocupações e queremos paz urgentemente.  Não permitamos que nossa necessidade genuína nos faça seguir o caminho da conveniência ou manipulação em detrimento da educação de nossos filhos.

Um pequeno esforço constante nos momentos estressantes da vida familiar pode nos trazer a riqueza de uma educação consciente e respeitosa que forja em nossos filhos o desejo de serem bons e com um senso melhor, não para conseguir qualquer coisa.

Eles podem se controlar e apreciarão sua sinceridade em educá-los, mostrando a eles que você exige deles com amor, porque são capazes de serem conscientes, amorosos, educados e serenos. É um processo diário difícil, mas vale a pena todo o seu esforço. As recompensas não vão tardar. Coragem!

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 5 mentiras que no debes decirle a tus hijos

Toma un momento para compartir ...

Marilú Ochoa Méndez

Enamorada de la familia como espacio de crecimiento humano, maestra apasionada, orgullosa esposa, y madre de seis niños que alegran sus días. Ama leer, la buena música, y escribir, para compartir sus luchas y aprendizajes y crecer contigo.