5 meios de saber se seu adolescente é confiável

5 dicas para você saber como pode confiar no seu filho.

C. A. Ayres

Confiança é algo que buscamos toda nossa vida em amigos e romances. A maioria de nós se casa com alguém que confia, pois sem confiança a convivência fica praticamente insuportável. E então temos nossos filhos, aqueles seres humanos lindos e adoráveis, onde ensinamos a eles o melhor que sabemos e somos. Um dia eles se tornam adolescentes, e nossa preocupação aumenta. Seja devido à influência de amigos ou outro problema qualquer, mais cedo ou mais tarde estaremos nos perguntando se podemos confiar em nosso adolescente.

Você pode trabalhar fora ou ter um compromisso de urgência a cumprir, e seu marido tem um horário marcado ao qual não pode faltar, e a oportunidade de seu adolescente ficar sozinho por algumas horas em casa é real. Então você lhe informa que ele terá que ficar sozinho naquela parte do dia, e ele concorda numa boa, e você pensa que não há problema, afinal ele nunca fez nada errado, e sua rotina é praticamente ir à escola, voltar, fazer o dever de casa, preparar seu jantar ou esquentar, limpar o que sujar, tomar banho e ir para cama. Talvez uma viagem de negócios, ou mesmo uma emergência familiar poderá fazer que vocês precisem deixá-lo não somente algumas horas, mas alguns dias. E nesses casos, o que fazer?

Mesmo que você nunca tenha tido problemas de confiança com seu filho adolescente, é bom checar algumas dicas abaixo _antes_ de deixá-lo sozinho:

1. Tenha certeza que esteja unido ao cônjuge sobre o que falar com seu adolescente e decidam juntos o que ensiná-lo e se realmente concordam em deixar seu adolescente sozinho em casa.

2. É hora de conversar com seu adolescente, de preferência com pai e mãe juntos.

3. Se vocês decidiram que não deixarão seu filho adolescente sozinho em casa:

  • Tenham certeza de usar certa diplomacia.

  • Não façam parecer ao adolescente que vocês o estão mandando para a casa dos avós, ou chamando alguém para ficar com ele, devido ao fato de que não confiam nele o suficiente para deixá-lo sozinho.

    Advertisement
  • Foquem em seus sentimentos, não no quesito “confiança”.

  • Levem em consideração a segurança do local, o fato de que ele pode se machucar ou ficar doente.

  • Digam como vocês se sentirão caso aconteça algo com ele.

  • Façam questão que essa conversa seja o mais pacífica possível, e que seu adolescente entenda que vocês estão preocupados com ele.

4. Se vocês decidiram que não há problema algum em deixar seu filho adolescente sozinho em casa:

  • Coloquem regras e expectativas bem claras para que ele siga.

    Advertisement
  • Escrevam as regras e façam uma lista de coisas que ele precisa lembrar e fazer todos os dias, ou no período em que estiver sozinho.

  • Demonstrem grande confiança dizendo que confiam nele para que cuide bem da casa, e principalmente de si mesmo.

  • Façam uma lista de telefones de emergência para pessoas próximas que ele poderá pedir ajuda caso precise.

  • Avisem parentes próximos que ele estará sozinho, se podem checar se tudo está bem com ele.

  • Revejam as listas e expliquem caso ele tenha mais dúvidas.

    Advertisement

5. Mantenha suas expectativas realísticas:

  • Quando chegarem em casa e verem a cozinha bagunçada, não reclamem, apenas sejam gratos por terem um filho adolescente normal!

  • Se a casa estiver super limpa, investiguem um pouco mais sobre o que motivou o adolescente a limpar tanto.

  • Não esqueçam que algumas regras são flexíveis, mas outras necessariamente não podem, principalmente aquelas referentes à conduta e segurança. É necessário estipular certas consequências caso regras sejam quebradas.

Um dia, seu adolescente se tornará um adulto, e certamente leal, honesto e digno de confiança. Até lá, tenha certeza que ele entende o fato de que confiança é algo a ser conquistado e fácil de ser quebrada.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.