5 maneiras de lidar com a depressão que o tornarão uma pessoa feliz

Pode parecer difícil, mas certas atitudes podem mudar sua vida para sempre.

Viviana Dominguez

Lidar com a depressão não é uma coisa fácil. Eu soube quando fui diagnosticado com depressão temporária, pois estava passando por um divórcio. O que sei com certeza é que muitas coisas podem ser feitas para reverter a situação.

Antes de tudo, devo esclarecer que ter passado por uma situação dessas não significa que sou especialista no assunto; longe disso, minha intenção é simplesmente compartilhar algumas coisas que coloquei em prática e foram muito úteis para mim, além do tratamento terapêutico e dos medicamentos que me foram prescritos por um tempo.

Depressão

Um artigo publicado por Psicoterapeutas.com detalha que a definição da depressão, de acordo com o manual de diagnóstico de transtornos mentais, é orientada pela duração, gravidade e sintomas do paciente, e acrescenta que três elementos básicos devem ser apresentados, que são: “Pensamentos negativos sobre o eu, o mundo e o futuro.”

A partir dessa definição, decidi criar essa lista de coisas que podem ajudar a lidar com a depressão.

Dar gargalhadas

Embora pareça contraditório, dar boas risadas é uma das maneiras mais simples que ajudam você a se sentir melhor quando sofre de depressão. Você se lembra da música do filme “O Rei Leão I”? Durante a parte mais triste e cruel em que o pequeno Simba vê seu pai leão morrer, seus amigos Timão e Pumba aparecem imediatamente cantando a música Hakuna Matata, trazendo, imediatamente, alegria e muitas risadas.

Advertisement

Essa música ficou famosa pelo efeito reconfortante que teve sobre o público, e essa foi a ideia dos produtores do filme, que as pessoas não se concentrassem na morte do pai leão.

Um estudo realizado pelos psicólogos Tara Kraft e Sarah Pressman, da Universidade do Kansas, publicado na revista Psychological Science, diz que o riso afeta o corpo em um nível químico, o que causa em quem ri um bem-estar físico de 24 horas de duração.

Também está comprovado que, quando as pessoas riem, são secretadas endorfinas, adrenalina, dopamina e serotonina, que atuam imediatamente no sistema nervoso central e estimulam o sistema imunológico, causando uma sensação de prazer.

Eu sei que não é fácil, porque a felicidade não vem de fora, deve ser extraída de dentro. Algumas ideias para dar boas risadas, e é o que eu costumo fazer, é assistir a uma boa comédia, ligar para um amigo e rir da situação que causa tristeza, e de algo que nunca falha, estar perto da família.

Serviço

Você certamente já experimentou sentimentos de satisfação e entusiasmo ao ajudar alguém, não importa se foi algo pequeno ou parecia mais importante, o efeito de ajudar alguém não é medido pelo que é feito, mas através de quem se recebe.

Advertisement

As crianças são servidoras inatas, por isso estão sempre felizes. Elas não medem esforços, estão sempre dispostas a ajudar. Ao crescer, modificamos essa espontaneidade de ajudar, e acabamos ajudando apenas em momentos especiais ou planejados.

Desde pequena, minha mãe me ensinou a servir desinteressadamente. “Nunca perca a oportunidade de ajudar”, ela me dizia, e ela sempre fazia isso. Na vida adulta, esse ensinamento tem sido uma ferramenta muito útil para gerenciar minha depressão.

O autor e escritor Depak Chopra, em sua obra “7 leis espirituais”, enfatiza que um dos propósitos da vida é encontrar nosso “talento único” e colocá-lo a serviço dos outros. “Quando sei que estou um pouco triste, concentro-me imediatamente em quem posso ajudar e ligo para minhas amigas, familiares, para descobrir se eles estão bem; e sempre encontro uma oportunidade de ajudar através de meus dons e talentos”.

Hakuna Matata. Mexam-se!

Esse enunciado deveria ser “fazer exercícios”, mas, para ser sincera, fico ansiosa só de pensar em ter que fazer ginástica ou aeróbica. Nem todas as pessoas são feitas para fazer ginástica ou se exercitar regularmente. Compreender isso me levou anos e muitas horas de culpa que, obviamente, não ajudou na minha depressão.

Um estudo realizado por pesquisadores da Duke University  afirma que caminhar ou correr duas vezes por semana é tão eficaz quanto um antidepressivo, além de considerar que realizar qualquer atividade física gera um aumento de endorfina, responsável pela sensação de bem-estar.

Advertisement

Depois de tentar fazer hidroginástica, zumba, natação ou apenas ginástica, atividades que abandonei prontamente por não me fazerem sentir bem (pelo contrário, eu ficava tonta e enjoada), decidi buscar uma maneira de colocar meu corpo em movimento de acordo com a minha personalidade.

Aprendi que sou muito boa em movimentos lentos e alongamento, também porque eu poderia fazê-lo relaxada se tivesse música tranquila, então, inventei minha própria maneira de me exercitar, estilo Tai-chi com Ballet, e tento caminhar duas ou três vezes na semana.

Bom humor

Eu sei, você provavelmente está pensando como pode uma pessoa com depressão estar de bom humor, e eu concordo, porque não foram apenas os pensamentos positivos que levaram uma pessoa deprimida a se sentir assim.

Quando a depressão o envolve, pensar positivo se torna um caminho para o alto, não é algo impossível de se conseguir.

“Em tempo ruim, cara boa” é um ditado que aprendi quando era criança. Se havia uma pessoa com uma boa cara em mau tempo, e o mostrava com bom humor, essa era minha mãe. Não houve um dia em que ela não fizesse algo engraçado. Ela nos acordava cedo para ir à escola com o regador, um grande que ela tinha para regar seu jardim, mas ela o usava como trompete! E todos caímos na gargalhada.

Advertisement

Foram tempos muito difíceis, meu pai doente, incapaz de andar, e ela com cinco filhos, mas nunca perdeu o bom humor.

O bom humor tem a ver com o pensamento positivo e a forma como percebemos as coisas, somos os únicos responsáveis ​​pelo que acontece conosco e como queremos enfrentar as dificuldades da vida.

Fé, esperança ou o nome que queira dar

Cresci em um lar com muito poucas coisas, mas com muita fé, vivemos realmente pela fé. Mas não com fanatismo, culpa ou obrigação, era algo que fazia parte do nosso modo de vida. É claro que aprendi a fazer minha parte, como tínhamos aprendido, mas era maravilhoso.

Todos passamos por uma fase em que nos afastamos de nossas crenças espirituais, mas o que aprendemos quando criança, mais cedo ou mais tarde, se torna parte de nossas vidas. Quando você sofre de depressão, um dos sentimentos mais comuns é o desespero; portanto, recuperar a fé e a esperança é uma atividade muito produtiva, sem ter que necessariamente pertencer a uma religião ou organização. É entre você e o Ser Superior, ou qualquer outra pessoa em quem você tenha fé.

Em uma das obras de Paulo Coelho, “As Valquírias”, o autor compara a fé com “uma noite de trevas”, explicando que ter fé é passar pela experiência, por aquela noite de trevas, com a certeza de que tudo ficará bem.

Advertisement

Se você está tendo problemas ou se sente deprimido, procure ajuda. Há muitas pessoas à sua volta que o amam e estarão dispostas a ajudá-lo. E você pode ir em frente!

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 formas de manejar la depresión que te volverán una persona feliz

Toma un momento para compartir ...