5 lições de vida que devemos transmitir aos nossos filhos

Ensine aos seus filhos grandes lições de vida para que sejam felizes.

Adriana Acosta Bujan

Sem dúvida, tornar-nos pais é algo maravilhoso, uma grande bênção. O amor que sentimos pelos filhos é inexplicável, único e especial, não se compara a nada neste mundo. É tanto o amor que sentimos por eles, que somos capazes de fazer até o impossível com tal de vê-los felizes. No entanto, às vezes, por mais esforços e sacrifícios que façamos, não podemos protegê-los 24 horas por dia contra as adversidades da vida.

É por isso que é importante transmitir-lhes ensinamentos significativos ao longo de seu desenvolvimento, já que serão de grande ajuda para quando eles forem adultos e conseguirem formar suas próprias famílias. Juntamente com os valores que são fundamentais na criação, esses ensinamentos serão úteis para tomar decisões, valorizar a sua vida e ser feliz.

Ora, não são apenas ensinamentos que se devem transmitir aos filhos quando pequenos, mas ao longo de todo seu desenvolvimento, já que não se trata de aprender conceitos, mas que devem aplicar e praticar fazendo parte de um estilo de vida, assim como quando ensinamos os filhos a comer de forma saudável.

Transformando vidas

Como você sabe, a família é a base que nos ajuda a formar nossa própria personalidade, identidade e valores. É o nosso refúgio e o nosso primeiro encontro com o mundo exterior. É por isso que os pais em conjunto deverão coordenar-se para ensinar aos seus filhos essas lições de vida. Com a união familiar, os filhos poderão aprender e aplicar as aprendizagens de maneira simples, com experiências que vivem cotidianamente.

Quais são as lições que devemos ensinar aos filhos?

1 Amar a si mesmos

Ter uma boa estabilidade emocional reside no amor-próprio. Quando ensinamos um filho a amar seu corpo, respeitá-lo e aceitar-se como é, sem preconceitos ou autocríticas, então ele será capaz de amar a outros. Lembre-o de que não há nada mais precioso na vida do que ele mesmo, porque não se trata apenas de um corpo, mas que dentro dele existe uma mente, uma essência, uma alma; que sente e pensa por si mesma. Todas essas características próprias é o que o faz ser único neste mundo, não há outro igual a ele.

Advertisement

Você pode começar a ensinar esta lição iniciando com o cuidado pessoal, a higiene, criando bons hábitos, para logo trabalhar com o interior, o lado espiritual, a mente e os pensamentos.

2 Causas e consequências

O caminho da nossa vida se constrói pelas decisões que vamos tomando, algumas vezes acertadas e outras nem tanto; é como falar do destino. Ora, a lição que devemos ensinar aos filhos é que todas as decisões que tomem (sejam coisas simples ou complicadas) sempre trarão consequências. E também dizer que estas consequências podem afetar ou beneficiar aos outros.

É por isso que os filhos devem tomar o tempo necessário para pensar antes de agir. Aqui se põe em jogo a inteligência emocional – ferramentas úteis que ajudam as crianças a controlar suas emoções, a expressar seus sentimentos e ideias. Pode começar a ensinar esta lição incluindo na sua vida cotidiana algumas perguntas: já pensou que consequências trará tal ação? Quais são os benefícios de tomar tal decisão? Quais são as emoções que lhe fazem tomar essa decisão?

3 O amor o rodeia

É possível afirmar, sem medo de errar, que todas as pessoas procuram sentir-se amadas e aceitas, seja pela família ou grupos sociais. Quando sabemos que somos amados pelos outros, isso nos dá confiança, segurança e proteção. Por esta razão, é importante que os nossos filhos saibam que os amamos de todo o coração.

É válido realizar demonstrações de afeto, seja físico ou não, refiro-me aos abraços, beijos, carícias e também demonstrá-lo com palavras ou frases motivadoras, cheias de carinho e respeito. Se os filhos sabem que são amados, então eles amarão os outros, portanto serão empáticos.

Advertisement

4 Os limites estão na mente

Você provavelmente já leu ou ouviu alguma vez que os sonhos podem se tornar realidade, talvez você não acredite nisso; no entanto, lembre-se que a mente tem o poder de controlar nossas ações e corpo, assim os sonhos podem se materializar. O único limite para alcançá-los é nossa própria mente e pensamentos negativos.

Por isso, a partir de agora, evite sabotar os sonhos dos seus filhos e ensine-os que tudo o que eles acham impossível pode tornar-se realidade, é apenas uma questão de pensar positivo, de afastar da sua mente os pensamentos de derrota ou frustração; já que eles têm a capacidade de fazer grandes coisas que talvez nunca tenham imaginado.

5 Trate os outros como você gostaria de ser tratado

Essa lição vai além de ser empático com os outros; trata-se de ensinar os valores morais, assim como de ensinar sobre a igualdade, a equidade, a discriminação e o respeito aos outros, ainda que tenham diferentes ideologias, culturas e costumes. Ensine seus filhos a tratar os outros como gostariam de ser tratados, começando em casa, com os irmãos, familiares e amigos.

Recordemos que não podemos estar com os filhos todo o dia e ser como uma sombra que os protegerá ante qualquer dificuldade ou lhes resolverá a vida. Será melhor ensinar-lhes lições significativas cheias de valores para que por eles mesmos, aprendam a enfrentar cada adversidade.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 lecciones de vida que debemos transmitir a nuestros hijos

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.