5 ideias para superar os conflitos entre sogra e nora

As relações entre sogras e noras nem sempre são boas, aprenda o que fazer para chegar a acordos e melhorar a convivência.

Adriana Acosta Bujan

Você já deve ter ouvido o ditado popular que diz: “Quando se casa com alguém, também se casa com a família”. Normalmente, algumas pessoas, na fase do namoro, tendem a passar por cima de tal ditado, já que todo o seu mundo gira em torno do ser amado, sem pensar nas pessoas que o rodeiam.

E é assim; quando nos apaixonamos, a única coisa que importa é a opinião do cônjuge, o que importa se sua família não a aceita? Entre os seus mais obscuros desejos, existe a possibilidade de que um dia a sua futura família política venha a conhecê-la, respeitá-la e amá-la.

Com um pouco de sorte, sua futura sogra a acolherá como outra filha, e a apoiará ante qualquer situação. Se não o fizer, então será um grande desafio pessoal que terá de enfrentar e resolver sozinha, para demonstrar o grande amor que tem pelo seu parceiro.

Lembre-se, vai ser uma luta cansativa tentar separar seu marido da família dele. Afinal de contas, trata-se de um filho, por isso os laços e vínculos são indestrutíveis apesar de se darem bem ou mal.

A roleta da vida

Um dia você é a nora que quer se dar bem com a mãe do seu marido; e no outro, a sogra que tem de aceitar a mulher do seu filho. A vida é assim, uma roleta que gira e gira sem parar; portanto, será necessário refletir sobre a grande importância de ter uma excelente convivência familiar para o bem-estar comum.

Advertisement

Às vezes os conflitos entre sogras e noras aparecem quando ambas desconhecem os limites a que devem chegar e o espaço que corresponde a cada uma na vida do filho ou marido. Começa uma luta de poderes que é desnecessária, já que o mais prejudicado nessa batalha será o filho em questão.

Uma história para contar

A mim coube experimentar ambos os lugares, “ser a sogra e a nora”. Confesso que perdi a batalha em algum momento da vida; quanto mais lutava para que meu marido se afastasse de sua mãe e lhe colocasse limites para que ela deixasse de opinar sobre nossa relação, a vida me deu uma grande lição ao me converter em sogra. Todos os erros que cometi se voltaram contra mim, já que minha nora também tinha a mesma luta que eu.

Foi então que compreendi a importância de sair dessa batalha, já que ao estar nos dois papéis (sogra e nora) nada ia sair bem. E foi assim que resolvi os conflitos e consegui me curar emocionalmente:

1 Ter empatia

Para qualquer mãe não é fácil aceitar que seu filho cresceu, que voará para alcançar seus próprios sonhos e metas; até mesmo pensar que é independente e que tem direito a formar sua própria família. Quando conseguir se colocar no lugar da sua sogra, será mais fácil resolver os conflitos; já que poderá entender muitas ações e comportamentos com respeito ao não saber como soltar a um filho. Bem o dizem as mães: “Meu filho sempre será meu menino, mesmo quando envelhecer”.

Segundo María Jesús Álava Reyes, diretora do Centro de Psicologia Álava Reyes e autora do livro “Amar sem sofrer” (versão em espanhol), afirma que a sogra tem a sensação de sentir-se deslocada e ameaçada em relação ao amor de seu filho, por esse motivo entrarão em conflito com suas noras de maneira frequente.

Advertisement

Por isso, recomenda-se dar espaço à sogra para que, pouco a pouco, aceite e compreenda que seu filho deixou o ninho. Isso não significa que o amor de seu filho tenha terminado; ao contrário, será preciso fazê-lo compreender que a família cresceu e que não só tem um filho, mas também uma nora que deseja fazer parte da família. A chave é tratar a sogra ou a nora como uma nova amiga.

2 Qual é o seu papel

A maioria dos conflitos entre sogras e noras são causados porque ambas as partes não têm seus papéis bem definidos na vida do filho ou esposo. As mães (como sogras) devem deixar que as noras assumam o controle, para que possam se libertar de uma grande responsabilidade que não cabe a elas exercer agora.

Isso não quer dizer que você deva se desprender de seu filho, mas de assumir o papel que lhe pertence; que agora é apoiá-lo e voar a seu lado, mas não junto com ele. No caso de ser nora, será preciso tomar o controle total e não só em algumas ocasiões. Podem consegui-lo com uma conversa amigável.

3 Aceitar as regras

Como sogra e mãe do seu filho, precisa ter a certeza que a educação que deu a ele foi a melhor. Então, não se preocupe se as regras na casa do seu filho não são as que você ensinou a ele, porque você precisa entender que ele agora tem uma esposa com diferentes ideologias, costumes e tradições.

A ideia é respeitar (sogra e nora) as normas e regras de cada casa; assim não haverá mal-entendidos nem conflitos.

Advertisement

4 Limites: o que é ou não é permitido

Em geral, a responsabilidade de estabelecer os limites de convivência entre sogra e nora é assumida pelo filho ou marido em questão, já que ele será a pessoa designada para transmitir as mensagens de maneira assertiva e amorosa. Ele conhece a maneira de falar a cada uma, dessa forma se evitarão conflitos. Alguns limites podem ser: o respeito à privacidade, dar um espaço a cada família (chamadas limitadas, visitas etc.), evitar opiniões, entre outros.

5 Privacidade

Quando os filhos conversam com suas mães sobre os conflitos conjugais que têm, é muito provável que as mães não pensem com objetividade, o que provocará dar razão ao filho; e vice-versa quando a nora fala a seu esposo dos problemas que tem com a mãe dele, aumentará os conflitos.

Por isso, é fundamental entender, tanto nora como sogras, que a privacidade é um aspecto fundamental para evitar conflitos desnecessários entre elas; já que, no pior dos casos, o filho ou esposo estará contra a parede e dificilmente poderá tomar partido entre sua mãe ou sua esposa.

Lembre-se: sogras e noras devem formar uma equipe e trabalhar sempre de mãos dadas; porque se trata de alcançar o bem-estar da pessoa que mais amam (o filho e o esposo). Uma boa comunicação deixará de lado a ideia de entrar numa batalha incansável onde talvez não exista um vencedor.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 ideas para superar los conflictos entre suegra y nuera

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.