5 hábitos que você deve evitar a todo custo antes de ir para a cama 

Não dormir bem pode afetar seriamente a sua saúde. Elimine esses hábitos de uma vez por todas. 

Adriana Acosta Bujan

Um dos maiores prazeres da vida é dormir. Com a agitação da vida cotidiana, todos nós queremos chegar em casa e descansar, já que precisamos reabastecer toda energia gasta durante o dia. Especialistas recomendam de 7 a 9 horas de sono para evitar problemas de saúde, tanto físicos como emocionais. Mas não é apenas o número de horas que é indispensável, devemos também evitar hábitos que prejudicam nosso descanso, coisas que muitos de nós costumam fazer. 

O que você causa em seu organismo quando não dorme bem? 

De acordo com um estudo publicado pela revista Sleep, realizado com 1.741 homens e mulheres, foi constatado que quem dorme menos de seis horas por dia corre maior risco de morrer, apresentando uma perda de parte do tecido cerebral. Além disso, tendem a ganhar peso, já que a falta de sono faz com que você consuma mais calorias e carboidratos. 

Outras consequências, são o aumento no risco de acidentes devido aos efeitos na coordenação ocular, as pessoas tornam-se menos atraentes (aparência cansada e envelhecimento da pele), tornam-se mais propensas a resfriados, instabilidade emocional, menor concentração e problemas de memória. Dormir pouco também aumenta o risco de desenvolver câncer, derrame, diabetes, doenças cardíacas e diminuição de espermatozoides. 

Sem dúvida, há muitas consequências relacionadas a não dormir bem. Para evitar que a saúde seja afetada, não cometa esses erros antes de ir dormir, para garantir um bom descanso. 

Advertisement

1. Equipamentos eletrônicos perto de você 

Os equipamentos contêm radiação muito perigosa, pois são construídos por mais de 60 peças que geralmente têm elementos nocivos ao organismo, como tubos de raios catódicos, plásticos, cabos, fluidos, metais, entre outros. 

É ruim dormir próximo a dispositivos eletrônicos, pois emitem ondas eletromagnéticas que causam fadiga e até alterações no sistema imunológico. Quando o corpo é exposto à radiação natural e artificial, o processo de sono sofre alteração. 

Como saber se sua saúde está sendo afetada por dispositivos eletrônicos? Você sente: irritabilidade, insônia, descontrole hormonal, fadiga, depressão, ansiedade, perda de memória, nervosismo, diminuição ou aumento do apetite. 

2. Ver TV

Assistir à TV antes antes de dormir é um hábito muito comum para a maioria das pessoas, no entanto, faz com que o cérebro permaneça atento, afetando a visão ou a audição, evitando o relaxamento. Causa até depressão, além disso,  a luz da televisão é fraca, mas suficiente para alterar a frequência cardíaca. 

3. Discutir

A raiva, e outras emoções semelhantes, afetam a qualidade do descanso. Quando discutimos com o cônjuge geralmente afloram sentimentos de raiva, ódio, vingança e dor. O cérebro arquiva a reação emocional, “protege essa memória”. Então, quando você acorda e vê seu cônjuge, revive praticamente os mesmos sentimentos que tinha antes de ir dormir. Se você permanece acordado, as emoções no cérebro mudam à medida que você reflete melhor, o que melhora a qualidade do sono. 

Advertisement

4. Jantar pesado

Os alimentos que você come antes de dormir podem alterar seu sono, pois, às vezes, causam indigestão, azia, dor de estômago, entre outros. Quando tende a comer na cama, você vai se sentir pesado e pode cair em sono profundo, algumas vezes acompanhado de pesadelos. 

Lembre-se de evitar consumir alimentos processados, como pizzas, hambúrgueres, carboidratos e açúcar (que aumenta a glicose); alimentos com gorduras saturadas (batatas fritas), carne vermelha, entre outros. 

5. Dormir com animais de estimação

Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que dormir com animais de estimação pode ter benefícios psicológicos favoráveis, mas também envolve riscos à saúde, tais como: peste bubônica, que é uma doença infecciosa que afeta os animais e é transmitida aos humanos por pulgas; doença de Chagas, é causada por um parasita e pode ser mortal; vermes e infecções bacterianas, entre outros. 

Evite essas consequências para a sua saúde, tente eliminar esses hábitos nocivos assim que possível. Lembre-se de que descansar é essencial para repor as energias, permanecer ativo e ter um desempenho favorável ao realizar qualquer atividade. 

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original: 5 hábitos que debes evitar a toda costa antes de ir a la cama

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.