5 hábitos que matam nossos neurônios

Muitos hábitos que nutrimos estão matando nossos neurônios. Conheça-os e modifique seu estilo de vida para se sentir mais saudável.

Adriana Acosta Bujan

Certamente, você sabe que os neurônios são muito importantes para o cérebro, são as principais células do sistema nervoso que têm a capacidade de enviar mensagens através de uma corrente elétrica fraca, provocando estímulos em todos os músculos do corpo.

Para ter uma ideia da importância dos neurônios, saiba que são eles que mandam mensagens ao nosso cérebro para que consigamos nos mover e pensar, por isso devemos cuidar deles.

No entanto, inconscientemente, acabamos deixando-os morrer, porque o estilo de vida e os hábitos que adotamos prejudicam-nos totalmente. Sendo assim, vejamos quais hábitos diários danificam nossos neurônios.

Perda da função

Os neurônios têm uma vida longa, embora sejam irreparáveis. No entanto, como tudo na vida, eles têm que morrer em algum momento, e geralmente morrem quando envelhecemos por acumularem resíduos e defeitos que os fazem perder sua função e se degenerarem. Mas também morrem ou são afetados por maus hábitos, como:

1. Estresse

Você certamente já ficou estressado em algum momento. Isso muitas vezes acontece porque os problemas e adversidades da vida nos subjugam, e acabamos pensando que são impossíveis de resolver. É por isso que não dormimos bem, comemos demais e ficamos deprimidos.

Advertisement

No campo científico, o estresse tem duas faces: por um lado, é bom porque estimula nosso cérebro a reagir ao perigo ou ameaça evidente. A outra face do estresse é o oposto, é prejudicial. Isso porque, quando o estresse é prolongado e crônico, ele definitivamente mata os neurônios.

O estresse mata os neurônios principalmente na parte do hipocampo, ou seja, os da memória e do aprendizado. Então, para evitar isso, o que podemos fazer é aplicar ferramentas de relaxamento que nos permitem gerenciar e controlar nossas emoções, por exemplo: meditar, fazer exercícios, entre outras coisas.

2. Pular o café da man

Eu sei que às vezes é impossível se sentar para tomar o café da manhã tranquilamente, pois o ritmo de vida agitado que levamos nos impede de fazê-lo. 

Porém, você deve saber que tomar café da manhã é um hábito que devemos ter para o nosso próprio bem. Essa é considerada a refeição mais importante do dia, pelo fato de que os alimentos consumidos nos dão energia suficiente para conseguirmos realizar as atividades diárias.

Deixar de comer alimentos nutritivos faz com que nossos neurônios sejam danificados e morram, pois há falta de proteínas, vitaminas e nutrientes que nosso cérebro tanto precisa. Se não tomar café da manhã ou não comer o que seu corpo precisa, você estará contribuindo para que ocorra uma degeneração cerebral.

Advertisement

Tenha em mente que a sobrecarga de atividades durante o dia requer a energia que a alimentação proporciona.

3. Fumar ou consumir drogas

Todos sabem que as drogas afetam os neurônios e os matam, atrofiando nosso cérebro de maneira terrível. Aos poucos, seu consumo diário vai apodrecendo o cérebro, prejudicando a memória, o aprendizado e o raciocínio.

Quando pensamos no hábito de fumar, a primeira coisa que vem à mente é o dano que o cigarro causa aos pulmões e garganta, sem imaginarmos que ele também prejudica o cérebro.  Algumas pesquisas afirmam que fumar acelera o processo de envelhecimento do cérebro, fazendo com que os fumantes percam a capacidade de tomar decisões e resolver problemas.

O ideal é acabar com esse mau hábito com a ajuda de um especialista ou com produtos encontrados no mercado que ajudam as pessoas a parar de fumar.

4. Comer muito açúcar

É um prazer comer doces, como uma barra inteira de chocolate, uma fatia de bolo, um refrigerante ou um suco. São alimentos que geralmente consumimos para termos energia e sermos recompensados emocionalmente.

Advertisement

Mas devemos ter cuidado, pois o nível de açúcar recomendado pela OMS varia de 25 a 50 gramas por dia. Porém, muitos de nós desconhecem que o consumo de açúcar em grandes quantidades atrasa a absorção de outros nutrientes, interrompendo as atividades cerebrais, causando a morte neuronal.

Por isso devemos ter um consumo responsável, e saber quais alimentos podemos consumir diariamente, pois muitos deles já contêm açúcar naturalmente. É melhor procurar orientação de um especialista na área.

5. Dormir pouco

De acordo com especialistas, os adultos precisam dormir entre 7 e 8 horas para evitar adoecer e, assim, reduzir o risco de problemas graves como diabetes ou doenças cardíacas. O sono adequado também é vital para reduzir o estresse e melhorar o humor. Ajuda-nos inclusive a pensar com mais clareza, o que resulta em um melhor desempenho no trabalho e nos estudos.

Dormir pouco, sem dúvida, prejudica nossos neurônios ao afetar o hipocampo, uma região do cérebro associada à memória e ao aprendizado. Isso ocorre porque, quando dormimos, reabastecemos os neurotransmissores cerebrais, caso contrário, haverá uma perda de conectividade com o sistema nervoso.

Podemos modificar esses hábitos que estão afetando, de forma inconsciente, os nossos neurônios e focar em cuidar da nossa saúde física e mental. Lembre-se de cuidar do seu corpo implementando hábitos saudáveis, como ter uma dieta saudável e se exercitar por, pelo menos, 30 minutos por dia.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 hábitos que matan nuestras neuronas

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.