5 formas em que você pode amar a si mesmo por toda a vida

Amar a si mesmo é o princípio e a base de uma maravilhosa história de amor. E quando você o faz, um novo mundo se abre diante de si. Está disposto a esse desafio?

Erika Otero Romero

Muitas vezes, costumamos nos colocar em último lugar das prioridades de nossa vida. Isso é um erro grave, já que somos a única pessoa que temos ao largo de toda a existência.

Quando estamos em alguma desconformidade com nós mesmos, estamos condenados a ver nosso pior inimigo refletido no espelho todos os dias. Por isso, o que tem que fazer é aprender a amar-se com suas luzes e sombras. Francamente, isso pode chegar a ser um verdadeiro desafio para as pessoas que são muito rudes consigo mesmas. Embora possa ser difícil, não é impossível, só precisa de um pouco mais de esforço.

Pois bem, agora lhe apresento 5 técnicas que vão ajudá-lo a aprender amar a si mesmo, um pouco mais a cada dia.

1 Atreva-se a ser genuíno

Para muitas pessoas é difícil mostrar-se exatamente como são. As razões podem ser variadas, desde agradar aos que as rodeiam, até medo de ser criticadas. Estas atitudes, tanto as alheias ou próprias, são como um suicídio para a personalidade de alguém; a razão é que a pessoa se vê forçada a ser alguém que não é.

Reencontrar-se consigo requer coragem para “escavar” dentro de si e, assim, começar a amar a bonita pessoa que você sempre foi. Além disso, também é necessário ser forte para aprender a colocar limites e ignorar críticas alheias.

Advertisement

Sempre haverá alguém que tente mudar sua maneira de ser pela maneira que ele ou ela deseja que você seja. Mostre caráter e imponha-se até encontrar seu próprio ser.

Não cometa o erro de querer agradar a todo mundo. Sempre existirão pessoas a quem você agradará e a quem nunca conseguirá, não importa o que você faça. Por isso, a única pessoa que deve valorizar e amar é você mesmo.

2 Arrisque-se a ultrapassar seus próprios limites

Viver com medo é deixar a vida passar diante de seus olhos. Oportunidades de ser feliz estão sempre presentes, o que você deve fazer é estar disposto a arriscar-se.

Um dever de todo ser humano é não sentir medo nem vergonha por querer lutar por suas metas e sonhos. Claro que você deve respeito e amor a seus pais, mas é você o dono de sua vida.

Atender aos requerimentos e expectativas que eles criaram sobre você o condena à infelicidade. É sua vida, você tem todo o direito de vivê-la de acordo com seus sonhos, não os desonre invalidando os valores que lhe inculcaram; e assim, não se arrependerá de seus atos.

Advertisement

3 Aceite suas limitações e alimente seus dons

Todos temos aspectos em que somos talentosos e outros em que somos um desastre.  No meu caso, tenho facilidade de expressar-me de forma oral ou escrita; também aprendo idiomas facilmente e sou autodidata, só para dar um exemplo. No entanto, sou uma total negação em artes manuais, exceto cozinhar, o que faço muito bem.

Quando você descobre seus prós e contras, tem mais possibilidade de descobrir seu potencial latente. Digamos que você goste de cantar e queira ser um cantor, a ação a tomar é treinar e melhorar.

Forçar aspectos que você sabe não serem seu forte podem representar uma perda de tempo valiosa a que você não se deve permitir.

Desenvolver seu potencial é amar-se, respeitar-se e ser você mesmo. Permitir que outros tenham o controle de sua vida é condenar-se a ser infeliz. Sei do que estou falando.

4 Pare de reclamar

Nada mais prejudicial ao amor próprio que se lamentar do que lhe acontece ou não acontece.

Advertisement

Lastimar só o faz submergir em um mar de desespero. Além disso, pouco a pouco, você cai no pessimismo, em um abismo sem saída que é compadecer de si mesmo.

Pior ainda é que uma pessoa que reclama e sente pena de si mesmo espanta os que tem apreço por ela. Ninguém sente especial atração por uma pessoa que só saber ver o que lhe falta ou aquilo que não tem. Não ser agradecido e não ver suas bênçãos é o caminho direto para a autodestruição.

A tarefa que você tem adiante é focar em ver cada aspecto positivo seu. Se a auto-observação não funciona para você, peça a alguém próximo que diga o que o agrada em você. Os elogios sempre fazem aumentar o amor próprio e o ajudam a ver a si mesmo através dos olhos de outros.

5 Abra-se e liberte-se

Conforme a sociedade e o mundo avançam, é nosso dever renovar o que pensamos e combater nossos próprios danos. Uma pessoa de mente fechada está condenada a ser desprezada por outros, a estancar e não avançar, por mais que queira.

Considere a possibilidade de ver através dos olhos das pessoas que são diferentes de você. Quando faz isso, seu mundo se enche de matizes renovadas. Pense um pouco que, se você não se aceita, dificilmente irá aceitar as diferenças dos outros. Mas, quando começa a amar-se, também começa a valorizar as diferenças que existem entre as pessoas que o rodeiam.

Advertisement

Ninguém disse que você tem que amar todo mundo, isso é impossível, mas sim, é necessário respeitar as diferenças. Quando você aprende a respeitar os gostos e pensamentos dos outros, começa a ver o mundo de outra perspectiva.

Só me resta dizer que se tem algo valioso que você pode fazer por si mesmo é aceitar-se como você é, com seus prós e seus contras. Isso não quer dizer que não tenha direito a mudar o que não gosta em si mesmo, pelo contrário, porque você se ama é que muda o que não gosta em si mesmo.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 formas en las que puedes amarte a ti mismo para toda la vida

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.