5 formas de proteger sua família de doenças quando você viajar para outro país

Com alguma organização prévia aumente as chances de evitar que enfermidades atrapalhem suas férias em família.

Simony Parrela

Viajar com a familia é uma delícia. Quando se tem a oportunidade de ir pra outro país e explorar o desconhecido então, a expectativa parece multiplicar. E deve ser assim mesmo. Conhecer outros lugares e culturas é uma aprendizagem e experiência inesquecível, que deve ser estimulada.

O problema é quando uma tão esperada viagem é interrompida quando um – ou vários – membros da família ficam doentes. Quando cada dia foi cuidadosamente planejado, perder um tempo precioso (e às vezes caro!) no hotel desanima todo mundo.

Felizmente, existem algumas coisas que você pode fazer para minimizar as chances de doenças e mal-estar da sua família quando visitando um lugar diferente:

1. Tome todas as vacinas

É fácil descobrir quais são as vacinas recomendadas para se viajar a um país novo. Busque o site da embaixada num site de busca ou simplesmente digite: “vacinas a serem tomadas antes de se viajar para o país X”. Os postos de saúde disponibilizam gratuitamente diversas vacinas mesmo fora da época de campanhas. Vale a pena gastar uns minutinhos e ligar para descobrir antes de correr para o médico particular.

2. Carregue álcool em gel na bolsa

Não pode faltar. Não importa onde você esteja, a cada uma ou duas horas mande todo mundo estender as mãos e coloque umas gotinhas. Quando viajamos normalmente visitamos lugares com alto fluxo de turistas (você sendo um deles) e pessoas, e isso aumenta o número de germes no ar e em lugares onde encostamos.

Advertisement

3. Tome apenas água em garrafa

Isso é regra de vida ou morte se visitando países subdesenvolvidos, mas vale em todo lugar. Infelizmente isso significa também evitar tomar suco natural e equivalentes quando na rua. Liberado apenas o que for de marca reconhecida em garrafas, caixinhas ou lata.

4. Carrege remédios básicos com você

Não precisa (e nem deve) carregar a cartela toda, mas uns dois comprimidos de remédio contra dor de cabeça, enjoo, antigripal e afins são uma grande ajuda. Um potinho pequeno com conta-gotas de parecetamol (ou equivalente), por exemplo, é indispensável para quem viaja com crianças pequenas (já que parece às vezes que o simples fato de colocar o pé no avião já causa febre nelas). Não deixe para comprar no local.

5. Passe repelente

Frebre amarela, Dengue, Malária e Vírus do Nilo Ocidental são algumas das doenças mais comuns (mais do que você imagina) transmitidas por picadas de mosquitos. Não se iluda pensando que apenas lugares remotos ou com pouca estrutura apresentam riscos. O alcance dessa doença passa as barreiras da America Latina e África e atualmente elas estão presentes sudoeste da Ásia, Oriente Médio, sudeste e centro da Europa, Estados Unidos e Canadá. Como nunca sabemos se a cidade que estamos está passando por uma epidemia naquele instante, é bom se prevenir.

Organizando-se um pouco antecipadamente é possível prevenir as doenças mais comuns e aumentar as chances das suas férias em família serem aproveitadas ao máximo.

Toma un momento para compartir ...

Simony Parrela

Simony é casada, mãe de 3 filhos e optou ser mãe em tempo integral. É formada em Adm. Publica pela UDESC tem um MPA pela Brigham Young University.