5 fatos que você deve saber antes de fazer um detox (para o bem da sua saúde)

A dieta detox propõe uma limpeza no organismo. Saiba o que fazer para fazer a dieta de um jeito saudável e sem efeitos colaterais.


Evelise Toporoski

Existem vários tipos de dieta detox, a proposta de todas elas é fazer uma limpeza no organismo, dando preferência ao consumo de alimentos naturais, como frutas, verduras e chás.

Contudo, alguns cuidados devem ser tomados para que o organismo não saia ainda mais prejudicado após fazer uma dieta tão restritiva.

Veja algumas dicas da nutricionista Amanda Epifânio neste site:

1. Detox precisa ter curta duração

A detox pode durar no máximo 2 semanas, pois ela priva o organismo de carboidratos e proteínas que são essenciais para o equilíbrio do organismo.

2. Fuja da dieta líquida

Algumas dietas detox sugerem ficar alguns dias apenas ingerindo líquidos, não faça isso! A privação de calorias faz o corpo entrar em estado de alerta e levar a desmaios e dores de cabeça.

3. Não faça restrição calórica

Consumir poucas calorias em um dia não causa um emagrecimento saudável, pois o organismo utiliza o estoque de gordura e músculos. Ao voltar a comer como antes, apenas o estoque de gordura será reposto.

4. Evite o efeito sanfona

Para fazer um detox saudável, você precisa apenas priorizar alimentos saudáveis (como frutas, folhas verdes, castanhas e chás) e evitar os que são prejudiciais (ricos em açúcar e gordura). E quando terminar o período de dieta, o correto é incorporar os hábitos saudáveis por toda a vida – assim, você evita o efeito sanfona.

Advertisement

5. Cuidado com os chás

Alguns chás como o verde e o mate possuem cafeína, e o excesso da substância pode causar insônia, taquicardia e gastrite, pois ela aumenta a secreção gástrica. Consuma no máximo 3 xícaras de chá por dia, seja o mate, verde ou outros como hibisco e gengibre.

Toma un momento para compartir …

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!