Tomar bebidas muito quentes eleva o risco de tumores de esôfago

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), bebidas com temperatura acima de 65°C podem causar câncer de esôfago.

Stael Ferreira Pedrosa

Segundo Christopher Wild, diretor da Agência Internacional para a Pesquisa sobre câncer, (IARC, em inglês) e mais 23 especialistas (entre eles dois brasileiros), o consumo de bebidas muito quentes é uma causa provável de câncer de esôfago. Para os pesquisadores, o consumo de bebidas a 65ºC ou mais é que seria o problema. Para Wild não é a bebida em si – mas a temperatura que leva ao câncer, perdendo, porém, para o tabaco e o álcool que continuam sendo os maiores causadores de câncer no esôfago.

O resultado desta pesquisa levou a OMS a declarar que “beber café, chá ou mate muito quente é um hábito que pode causar câncer de esôfago”.

Incidência

Segundo reportagem desta revista, o câncer de esôfago é o oitavo mais comum no mundo (ou seja, é raro) e uma das principais causas de morte por câncer, com cerca de 400.000 mortes em 2012 (5% de todas as mortes pela doença).

A coleta de dados para o estudo foi feita em regiões onde ocorre o maior número desse tipo de câncer na Ásia, América do Sul e África oriental. A incidência não é mera coincidência, pois estas regiões são onde as pessoas mais consomem bebidas quentes. Na China, por exemplo, não se bebe água fria, gelada ou à temperatura ambiente – toma-se a água quente, fervendo. Na Turquia e Irã é costume consumir-se chá em alta temperatura e no sul do Brasil, Argentina e Uruguai o chimarrão é uma tradição.

Segundo o pesquisador brasileiro da equipe do Dr. Wild, Luís Felipe Ribeiro Pinto, no Brasil, o câncer de esôfago é o “sexto mais comum entre os homens e o 12º entre as mulheres”. A maior incidência no Brasil é no Rio Grande do Sul, onde o número de casos novos é de 2,5 vezes a 5 vezes o número de casos novos no resto do país. “A razão para isso é, provavelmente, o consumo de chimarrão em temperatura de 65ºC ou mais.”

Advertisement

O café (outra bebida ingerida quente) já havia sido colocado na “lista negra” da IARC, por suspeita de causar câncer de bexiga. No entanto, não surgiu relação entre o café em temperatura normal (abaixo de 60º) e o câncer de esôfago.

Sintomas

Infelizmente, não existem sintomas iniciais do câncer de esôfago. Quando é diagnosticado através de sintomas é porque seu estágio já está avançado. Geralmente a descoberta inicial se dá acidentalmente, quando se investiga outro problema. Os sintomas principais de acordo com a American Cancer Society são:

1. Disfagia

Ou dificuldade de engolir – estágio onde o câncer já está grande.

2. Dor no peito

Sensação de dor, desconforto, pressão e queimação no peito. Como geralmente é sintoma de outros problemas como azia ou má digestão, passa despercebido.

3. Emagrecimento

Perda de peso sem causa aparente, geralmente (neste caso) associada à dificuldade de deglutir, ao metabolismo próprio do câncer ou a falta de apetite causada pela doença.

Advertisement

Outros sintomas associados ao câncer de esôfago*

  • Rouquidão

  • Tosse que não cessa

  • Náuseas e vômitos

  • Soluços

  • Pneumonia

    Advertisement
  • Dor nos ossos

  • Hemorragia

*É necessário que os sintomas acima estejam associados a um ou mais dos principais.

Como evitar?

Segundo o Instituto Oncoguia, é um câncer difícil de prevenir, porém, há meios de diminuir as chances de vir a desenvolver um. (Geralmente servem para evitar qualquer outro). São eles:

  • Evitar bebidas quentes (na temperatura em que queima a língua)

    Advertisement
  • Evitar tabaco e álcool

  • Manter um peso corporal adequado

  • Manter uma dieta saudável e consumir frutas e vegetais

  • Procurar o médico em caso de refluxo ou Esôfago de Barrett

Prognóstico

Não é possível, segundo o Instituto Oncoguia, saber o prognóstico para todos os estágios, mas quando descoberto precocemente, quando o tumor está crescendo apenas no esôfago, a sobrevida é de 40%. Nos estágios mais avançados chega apenas a 4%. Mas, apenas o médico pode assegurar o prognóstico.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.