5 diálogos internos que vão ajudar a melhorar sua saúde mental

Aprender a dialogar melhor com nós mesmos pode nos ajudar a curar nossa saúde mental. Anote essas táticas.

Adriana Acosta Bujan

Todos nós certamente já passamos por situações difíceis. Naqueles momentos em que tudo desaba e nossa vida parece estar em completo caos; tudo dá errado, acontece uma coisa atrás da outra, e não vemos solução e nem saída.

Nesses momentos é comum nosso diálogo interno somar-se à nossa tortura mental, dizendo-nos frases como: “não consigo fazer nada certo”, “seria melhor se eu parasse de tomar decisões”, “sou um fracasso”, “ninguém me entende”.

E sim, todos nós, em algum momento da vida, acabamos pensando coisas negativas como essas de nós mesmos, e sem percebermos, estamos nos tornando nossos piores inimigos. Cabe aqui citar uma escritura que está em Provérbios 23:7: “Pois como pensa em seu coração, assim ele é”.

É por isso que aquilo que pensamos sobre nós mesmos, sobre as situações que vivenciamos, influenciam tanto no processo de seguir em frente e melhorar nossa saúde, pois se continuarmos com esses diálogos internos destrutivos, isso provavelmente acabará desencadeando estresse, ansiedade ou depressão.

Conversando comigo mesmo

Dito isso, é importante aprendermos a dialogar corretamente com nós mesmos, caso contrário, estaremos colocando nossa saúde emocional em risco. Então, veja a seguir algumas estratégias para consegui-lo, mas você deve estar ciente de que, para que tenha um efeito positivo, esses diálogos devem ser constantes.

Advertisement

1. Afirmações positivas

Muitas pesquisas confirmaram que falar para nós mesmos frases e afirmações positivas tem efeito saudável. Por exemplo: “Você é valioso”, “Você é inteligente”, “Você é perfeito”, “Você sabe tomar boas decisões”, entre outras frases.

As afirmações funcionam porque têm a capacidade de motivar, gerar expectativa ou até programar nossas mentes para trabalhar em uma ideia. Além disso, podem melhorar nosso humor para nos ajudar a enfrentar problemas, dando-nos o impulso que precisamos para fortalecer a confiança.

Usar afirmações positivas em nosso diálogo interno ajudará, sem dúvida, a melhorar nossa saúde mental. Então, conforme for acreditando no que diz a si mesmo, verá que, pouco a pouco, as coisas vão melhorar.

2. Torne-se um espectador de sua vida

Essa estratégia é muito simples basta substituir a frase “eu sou” por “você é”. É como falar consigo mesmo na segunda pessoa. Por exemplo, é comum dizer-nos “não consigo fazer nada direto” ou “como sou idiota”; mas quando você implementa a estratégia, passa a dizer: “Continue, Adriana, eu sei que você consegue!”, “Não desista, Gustavo!”, “É isso aí, Ana, você está indo muito bem!”

A ideia é, falando consigo mesmo dessa maneira, você consegue assumir o controle de seus pensamentos e das situações que vivencia naquele momento. É como ser o diretor da sua vida, aquele que tem o poder de mudar as coisas.

Advertisement

3. Perspectivas diferentes

Muitas vezes, não conseguimos ver uma saída para os problemas, talvez porque estejamos focados em coisas negativas. Mas se mudar a perspectiva e refletir sobre quais outras alternativas tem ao seu alcance para melhorar a situação, você será capaz de ter grandes ideias.

Aprenda a implementar essa estratégia em seu diálogo interno. Vou dar um exemplo: “Adriana, talvez se pedir ajuda, você consiga seguir em frente”, “Sebastian, você está preocupado, mas precisa fazer algo para sair dessa fase ruim”, “Fernanda, o que mais você pode fazer para sair do problema?”.

O ponto aqui é encorajar e motivar a nós mesmos, em vez de nos prendermos ao negativo. Através do diálogo interno, podemos encontrar mais soluções. É tudo uma questão de mudança de perspectiva e foco.

4. Recupere a criança interior

Muitas vezes, nossa criança interior cai no esquecimento, nós a enterramos completamente porque somos adultos. Mas é importante que saiba que cada pessoa tem uma criança interior que precisa de amor e cuidado. Isso representa a reunião de todas as partes de nós mesmos para alcançarmos a realização.

Ao conversarmos com nossa criança interior, poderemos compreender muitas situações que continuam nos prejudicando no presente, pois provavelmente estamos repetindo padrões aprendidos na infância.

Advertisement

Nossa conexão com nossa criança interior ajudará a nos aceitarmos como somos, ouvindo nossas necessidades e sentimentos para, então, podermos agir sobre o que realmente queremos, sentindo-nos livres e fortes.

Agora, pergunte a si mesmo: “Como está sua criança interior? Do que ela precisa? O que ela quer?”.

5. Seja empático consigo mesmo

Por fim, devemos aprender a dialogar com empatia, ou seja, afagar-nos e motivar-nos. Por exemplo, “Giselle, eu sei que você passou por momentos muito difíceis, mas você pode seguir em frente, porque eu confio em você”, “João, eu sei que você não tomou boas decisões e é por isso que você se está em apuros. Entendo que esteja se sentindo mal, mas sei que você encontrará outras soluções”.

Por fim, tenha em mente que essas estratégias funcionam desde que as as pratique constantemente. Seja positivo, torne-se seu próprio curador escolhendo frases que o ajudem a ser uma pessoa melhor para que se sinta bem.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 5 diálogos internos que te ayudarán a mejorar tu salud mental

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.