5 coisas simples que podem tornar seu casamento maravilhoso

Se seu casamento já está maravilhoso, você deve estar fazendo estas 5 coisas regularmente, se não está, que tal tentar?

Stael Ferreira Pedrosa

Não são grandes segredos que salvarão ou melhorarão seu casamento, mas pequenas ideias que reforçarão o seu relacionamento de uma forma que você nem imagina. Pequenos gestos, atitudes simples e que talvez você até já saiba que deve fazer, mas que o cotidiano conturbado acaba fazendo com que esqueçamos de agir assim para com quem é mais importante em nossas vidas: o nosso amor.

1. Exercite a gratidão

Vamos partir do princípio que seu casamento esteja muito bom, mas que é possível torná-lo maravilhoso. Assim, comece por deixar claro que você é muito grato por seu cônjuge em sua vida. Sejam gratos pelo maravilhoso companheiro que têm. Agradeça sempre por tudo que ele faz para você. Seja por um conserto na casa, uma refeição bem-feita, uma ajuda no trabalho doméstico, um chá quentinho enquanto o outro está trabalhando em casa, enfim… Quanto mais gratidão você mostrar, mais feliz e motivado seu companheiro ficará e vai querer fazer ainda mais.

Leia: Resolver conflitos no casamento: o que fazer e o que não fazer, segundo a ciência

2. Fale a linguagem de amor do outro

Todos têm uma maneira de sentir ou demonstrar amor, essa é a linguagem de amor do seu par. Certamente, se o seu relacionamento já tem algum tempo, você já sabe qual é essa linguagem. Algumas pessoas gostam de receber presentes ou ouvir declarações de amor, outras de um abraço gostoso a qualquer momento, ou beijos. Outros ainda preferem ouvir o quanto são admirados ou o quanto são úteis no dia a dia. Enfim, fale a linguagem do seu ser amado e demonstre seu amor.

3. Crie ou retome alguns “rituais”

Certamente, no início da relação e até mesmo nos primeiros anos de casados, vocês costumavam se beijar ao sair ou ao chegar em casa, diziam “eu te amo” a cada situação propícia, levavam café da manhã na cama nas datas especiais ou reservavam a sexta para sair juntos, jantar ou dançar (ou os dois). Não deixe que isso morra. Hoje mesmo, beije seu marido/esposa na hora que chegar do trabalho. Diga eu te amo quando puder, dê um abraço, etc. Só não deixe esse carinho acabar.

Advertisement

4. Vão para a cama na mesma hora

Este tem sido um grande problema nos relacionamentos. Um vai dormir e o outro continua acordado, talvez usando o computador, trabalhando até mais tarde ou navegando na internet. Outros ainda têm afazeres com a casa ou querem ver TV. Esse é um hábito nocivo para a relação e pode levar inclusive a comportamentos indesejados ou envolvimentos virtuais. Ou cuidar da casa enquanto o outro vai dormir pode causar uma sensação de que seu par fica em segundo plano. O ideal é ter uma última conversa na cama, reforçarem seus laços amorosos ou mesmo ter intimidade. Nada melhor que adormecer juntinho da pessoa amada, não é?

Leia: 7 atitudes erradas que podem matar seu casamento

5. Priorize

Geralmente nos ocupamos com o trabalho, os afazeres domésticos e as crianças. Aí “se tiver tempo”, nos ocupamos do nosso parceiro. Isso acaba por criar distanciamento entre o casal. Priorizar a relação significa mesmo em meio ao caos diário, pode-se tomar alguns minutos para enviar uma mensagem dizendo que ao cônjuge que estamos pensando nele/nela, ansiosos para nos encontramos. Isso não só reforça a intimidade quanto se torna uma barreira à tentação de infidelidade seja emocional ou física.

Como você vê, não são grandes segredos, são apenas alguns hábitos que se forem contínuos, trarão maior intimidade, proximidade e alegria que tornarão seu casamento realmente maravilhoso.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.