5 coisas que todos aprendemos com o passar do tempo

Ninguém disse que viver seria fácil, mas que, sim, seria uma grande aventura. E isso é tudo o que aprenderá da vida.

Erika Otero Romero

A vida é uma sucessão interminável de acontecimentos que nos ajudam a crescer e a ser melhores seres humanos. No entanto, não se pode negar que muitas são as vezes em que, durante esta viagem, cometem-se muitos erros.

Pessoalmente, acredito que às vezes há momentos em que gostaria de voltar no tempo e evitar cometer certos erros que me custaram caro. Sim, há muitas coisas que fiz no passado e das quais me arrependo. Mas, vejo essas antigas dores como um grande aprendizado, um tipo de aprendizado que não teria que ser necessariamente através delas.

A todos nós acontece o mesmo, tem coisas que fizemos e que não desejamos recordar. Há eventos que dão vergonha, outros que nos enchem de dor ao recordá-los.

O arrependimento nem sempre resolve, porque essas vivências ficaram no passado, a única coisa que podemos fazer é aprender. Além disso, é desse estofo que a vida presente é construída: daquilo que se semeou no passado. Estamos vivendo sobre as bases do que passou.

A realidade por traz de tudo é que todos carregamos em nossas mentes uma mala cheia de experiências, todas essas coisas boas e ruins que aprendemos com o passar do tempo. Algumas dessas coisas são:

Advertisement

Cada ação traz consequências

E isso é algo que lastimavelmente aprendemos à força.

A lei da causa e efeito se aplica tanto à natureza quanto às nossas vidas. Tudo o que fazemos tem uma reação seja boa ou má, dependendo da ação. O truque da vida é que nós aprendemos isso com as experiências ruins, mais do que com as boas. Mas, existem pessoas que jamais aprendem essa lição.

Quando isso acontece, estamos condenados a repetir a situação tantas vezes quanto necessário até que aprendamos.

Por isso é que vemos muitas pessoas repetindo a mesma lição uma e outra vez, cometendo em todas as vezes os mesmos erros e sofrendo novamente.

A solução é identificar o que fazemos que nos leva a repetir a mesma situação sempre.

Advertisement

Viver de maneira consciente evita sofrimentos

Esta é a chave que traz o conhecimento de onde falhamos, e por isso repetimos sempre os mesmos erros.

Suponha que você sempre tenha relações sentimentais com pessoas que são infiéis a você. Isso o leva a sair sempre decepcionado do amor. O problema não é o amor, é o tipo de pessoa que você escolhe.

Pode ser que, por medo da solidão, você se arrisque a amar o mesmo tipo de pessoa. Também pode ser que esse tenha sido o comportamento que você viu em seus pais. Talvez eles tenham suportado em silêncio uma relação de infidelidade e você aprendeu a agir assim, mesmo sem se dar conta.

Agora bem, se deseja romper com esse padrão, escolha uma pessoa diferente. Se antes você gostava de pessoas super atraentes e festeiras, busque alguém mais sereno e analítico, por exemplo.

Viver de forma consciente é não se deixar arrastar pela corrente ou impulsos de momento. É medir cada passo que irá dar. Para isso você deve usar mais a cabeça que as emoções, já que estas podem levá-lo a escolher mal.

Advertisement

Às vezes está bem não se sentir bem

Negar que se sente triste, complexado, frustrado é aumentar ainda mais a carga com a qual se lida.

Aceitar que não se sente bem é o primeiro passo para curar o que seja que o está machucando.

E, caso sinta que precisa de ajuda terapêutica, busque-a. As pessoas realmente não estão loucas, caso peçam ajuda ou busquem um tratamento psicológico.

Lembre-se de que só se vive uma vez. Pouco a pouco, enfrente o que seja que lhe faz mal. Seja corajoso, por si mesmo, pois você é a única pessoa responsável por sua vida.

Se sente que deve cortar algumas relações tóxicas, faça-o. Afastar pessoas desse tipo é um dos melhores passos a tomar para começar a curar-se.

Advertisement

A solidão não é ruim

Muitas pessoas temem a solidão. Esse medo as leva a estar constantemente com um parceiro ou rodeadas de “amigos”.

Não é que desejar ter uma vida social ativa seja ruim. Não! A questão é que a solidão, de vez em quando, pode levar você a uma boa relação consigo mesmo.

As pessoas que temem a solidão, o que as preocupa é o que vão descobrir sobre si mesmas. Descobrir seus próprios “demônios” pode ser angustiante, no entanto, quando começar a descobrir suas debilidades e falhas, também encontrará seus pontos fortes. Ame suas debilidades e converta-as em pontos fortes por você mesmo.

Lembre-se de que todo defeito se cura cultivando seu adversário. Se você acha que tem sido preguiçoso, comece a combater a preguiça. Quando sentir desejos de deitar-se, melhor sair para caminhar. Também pode fazer um chá ou suco estimulante que o ative e ponha a trabalhar.

Viver com amor vale a pena

Quando se fala de amor, este não se limita às relações amorosas, amizades ou família.

Advertisement

O amor move o mundo. Você é alguém amável que se preocupa com seu próximo? Sente amor altruísta? Sofre com o sofrimento alheio? Então você sente amor. Aprecia seu trabalho ou sua profissão? Isso também é amor.

Aplique o amor em tudo que fizer em sua vida. O amor só procede dos corações mais nobres e puros.

Quando você conseguir imprimir seu selo pessoal de amor em tudo que fizer, você sentirá que vive mais plenamente.

Existem muitas lições que a vida nos ensina com o passar dos anos. O que você deve fazer é estar aberto a receber o conhecimento, ele chega a cada dia, seja com uma pessoa ou um problema que surge. Lembre-se, a vida sempre valerá esse esforço.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 cosas que todos aprendemos com el passo del tiempo.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.