5 coisas que sua filha adolescente precisa aprender antes de se apaixonar

Veja 5 coisas que cabe aos pais ensinar à filha adolescente antes que ela se apaixone. Estas coisas irão ajudá-la a superar coisas que talvez nem mesmo vocês conseguiram superar na época de adolescentes.

Roberta Preto

Quando os filhos são pequenos tanto a comunicação como as demonstrações de amor são sempre constantes, todavia, quando os filhos crescem isso se torna mais difícil.

Como pais tentamos dar e fazer o melhor para nossos filhos. Acreditamos estarmos sempre certos sobre o que é melhor para suas vidas. Na maioria das vezes acertamos, porém, também erramos e falhamos com eles. Diferenças de opiniões são constantes nos lares, pois cada um possui suas peculiaridades, com isso surge inevitavelmente o conflito de gerações.

Todos os pais devem ser presentes na vida dos filhos, principalmente, quando esses tornam-se adolescentes. A chave para as diferenças será sempre a do amor. É responsabilidade dos pais amar e nutrir as necessidades físicas, emocionais e espirituais dos filhos.

Existem coisas que nem mesmo escola, religião ou amigos podem ensinar tão bem a uma filha adolescente antes que ela se apaixone quanto seus pais o farão. São elas:

1. Amor infantil difere de amor maduro

É preciso que os pais ensinem à filha que na adolescência encontramos a paixão que está ligada ao amor infantil, ou seja, paixões passageiras que esquentam no início e basta a primeira “onda” que ela se desmorona e se quebra todinha. Normalmente, essas costumam criar expectativas, ilusões e tendem a fazer os “marujos” de primeira viagem acreditar que não podem viver sem a outra pessoa. Paixões assim provocam dores que podem ser curadas, se houver pais prontos para preparar suas filhas.

Advertisement

O amor maduro só pode ser ensinado pelo exemplo dos pais. A maneira como eles tratam um ao outro, pois o zelo e cuidado são as maiores demonstrações do amor maduro; se o fizerem, é certo que os filhos futuramente irão batalhar para construir esse mesmo tipo de amor.

2. O amor sublime só Deus e os pais podem dar

Geralmente, quando os adolescentes se apaixonam, se entregam por inteiro e desejam que o outro faça o mesmo, mas nem sempre é o que ocorre, e muitos saem feridos e até desesperados. Por isso é fundamental que os pais expliquem a sua filha adolescente que o amor sublime, só Deus e os pais são capazes de oferecer a ela, sendo assim, elas saberão lidar bem com as perdas da vida e com os fins de namoros.

O amor e o zelo ardente da mãe pelos filhos são os elementos mais importantes que ela tem à disposição para ensinar os seus.

O amor envolve um profundo compromisso com a família, ele é capaz de dissipar as diferenças no lar.

3. O amor sempre se sacrifica

Cabe aos pais ensinar sua filha que a paixão busca satisfazer seus desejos, sem se importar com as consequências; diferente do amor, que zela, ampara, protege, cuida e se sacrífica pela pessoa amada.

Advertisement

A paixão poderá exigir que sua filha se esqueça de quem ela é; já o amor, a lembrará constantemente quem ela realmente é, pois o verdadeiro amor jamais irá deixá-la perder sua identidade divina.

O amor não permitirá que ela seja humilhada ou envergonhada. O amor tende a fazê-la melhor do que ela já é.

4. O amor sobrevive da verdade

É importante que os pais ensinem sua filha adolescente a ser verdadeira e fugir de relações que se baseiam em mentiras, pois o amor é sempre encontrado na verdade e na sinceridade, sendo assim, ela jamais deve aceitar menos do que isso.

Uma filha preparada, buscará se envolver com rapazes que possuam os mesmos propósitos e objetivos que ela. Por mais bonito e galanteador que o rapaz seja, ela vai se manter longe dele, principalmente se ele for mentiroso, abusivo e agressivo, já que ela é forte e consciente de que merece mais do que isso.

5. O amor requer mais do que atração

A atração física é apenas um dos elementos, mas nunca foi e nunca será a mais importante. Cabe aos pais ensinarem à filha que o verdadeiro amor requer mais do que isso.

Advertisement

O amor é exigente e não sobrevive apenas de “rostinho bonito” e “corpo sarado”. Suas exigências são: respeito, amizade, cumplicidade, gentileza, companheirismo, comprometimento, lealdade, bondade e sacrifícios. O verdadeiro amor é altamente durável e, se cuidado, dura para a eternidade.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.