5 coisas que os filhos esperam de seus pais

Adriana Acosta Bujan

Sem medo de errar, sei que todos os que somos pais nos dedicamos ao bem-estar de nossos filhos. Fazemos todo o possível para vê-los felizes, contentes e estáveis; inclusive os enchemos de presentes, brinquedos e tudo o que eles querem para vê-los sorrir. É algo que fazemos de maneira inata, já que é nossa responsabilidade conseguir que estejam bem.

Inclusive, em algumas ocasiões somos capazes de sacrificar nosso bem-estar pelos filhos, já que eles representam o grande amor que a vida nos presenteou. Tornar-nos pais é uma grande bênção que inclui muita satisfação pessoal.

No entanto, por vezes, o que fazemos pelos nossos filhos não é suficiente, apesar do nosso grande esforço. Às vezes, deixamos de lado aspectos como emoções, valores e sentimentos.

Sei muito bem que, atualmente, muitos casais têm necessidade de sair de casa para contribuir com as despesas familiares, o que é uma boa razão para justificar que os filhos não recebam toda a atenção de que necessitam. No entanto, temos de compreender que os nossos esforços para cobrir as coisas materiais de que precisamos não valem nada, porque, para serem realmente felizes, é importante dar-lhes outras coisas.

O que nossos filhos esperam de nós?

Os momentos emocionais são fundamentais para que nossos filhos sejam felizes, sem importar que coisas materiais lhes damos. Hoje, as emoções ganham mais força para o bom desenvolvimento das crianças, é por isso que eles esperam de seus pais:

Advertisement

1 Atenção e amor

O mundo infantil é fantástico, eles dedicam todos os seus dias em explorar coisas novas, em investigar, descobrir, jogar e aprender; não há um único dia que seja igual para eles. Sei que muitos pais não podem estar as 24 horas do dia com seus filhos pelas razões que sejam; no entanto, é importante aprender a escutá-los e demonstrar nosso amor cada instante.

Nossos filhos exigem ser ouvidos, compreendidos e ter nossa atenção, o que só pode ser dado se lhes dermos tempo de qualidade ao estar com eles. É por isso que devemos priorizar nossas responsabilidades, ou seja, parar de fazer coisas que realmente diminuem o tempo que você pode compartilhar com seus filhos, um exemplo é o trabalho.

2 Respeito

Todos os pais desejam conhecer tudo o que seus filhos possam pensar, de que coisas necessitam, que coisas experimentam, sentem e outras. Às vezes, tornamo-nos detetives, invadindo a sua privacidade, na verdade, tirando sua privacidade para os ajudar e apoiar a qualquer momento. Nunca deixaremos os filhos à deriva!

No entanto, o que eles esperam de seus pais é respeito, não só à sua intimidade, mas suas decisões, suas ideias, suas ações. Respeitá-los não é simplesmente falar-lhes amavelmente, mas vai mais além: Trata-se de fazê-los sentirem-se parte da família levando em conta as suas opiniões, e que podem expressar-se livremente.

3 Apoio e proteção

Muitas vezes, os filhos deixam de se comunicar com os pais simplesmente por terem medo de represálias, castigos ou serem julgados pelos seus atos. É por isso que eles exigem apoio e proteção dos seus pais, para se sentirem livres e seguros ao tomar decisões (boas ou más).

Advertisement

Pense desta maneira: quando seus filhos necessitam de sua aprovação para realizar qualquer coisa e você os apoia, você está aumentando a autoconfiança deles.

Não se trata de deixar os filhos fazerem o que bem entendem, mas de orientá-los, guiá-los, protegê-los e fazê-los compreender que qualquer decisão tem uma consequência. Então, diga-lhes que os apoia, o suficiente para a sua felicidade.

4 Deixá-los ser o que são

Sem dúvida, em toda família devem existir regras e limites que sejam utilizadas como ferramentas para uma boa convivência. Sem esquecer isto, é preciso compreender que os filhos necessitam e reclamam sua autonomia, sua liberdade de ser como eles são.

Às vezes, por nosso amor incondicional de pais, nós os superprotegemos contra os perigos da vida, subestimando a grande capacidade que eles têm para resolver seus problemas por si mesmos; isso impede que eles sejam o que nasceram para ser.

Deixe-os divertirem-se quando são crianças, deixe-os aprender com os seus erros, deixe-os tomar decisões, deixe-os expressar-se como eles querem. Lembre-se de não delegar responsabilidades que não vão de acordo com sua idade.

Advertisement

5 Bom ambiente familiar

Ter conflitos entre os integrantes de uma família é algo muito comum, é parte de conhecer-se e respeitar-se; às vezes é impossível evitá-los. No entanto, devemos levar em conta que manter um ambiente familiar cheio de harmonia, respeito, tranquilidade, é bom não só para os filhos, mas para todos.

Os filhos necessitam e querem viver num lugar onde lhes seja dada segurança, tranquilidade e proteção, e não em um campo de batalha. Por essa razão, é conveniente aprender a controlar as emoções e manejá-las de maneira positiva ante qualquer discussão ou conflito familiar.

Como filha e mãe que sou, sei que a coisa mais importante que podemos fazer como pais é cobrir todas as necessidades emocionais dos nossos filhos; como amor, o afeto e a atenção. Não é nada simples fazê-lo, mas acredite que quando damos prioridade a essas emoções, são obtidos excelentes resultados, e você se sentirá satisfeito ao ver que seus filhos são felizes.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 5 cosas que los hijos esperan de sus padres

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.