5 benefícios que uma fé prática traz ao casamento quando marido e mulher andam de mãos dadas

Entenda de que forma a fé prática protege o casamento, produz mais união e fortalece o amor entre marido e mulher

Erika Strassburger

Ter uma fé prática é algo simplesmente reconfortante. Traz-nos paz de espírito em momentos difíceis, gratidão pelas coisas mais simples da vida, ajuda-nos a lidar melhor com momentos que, para muitos, podem ser insuportáveis. Ajuda-nos a valorizar aquilo que realmente merece a nossa atenção. Ajuda-nos a encarar a jornada mortal com esperança, ânimo e alegria, pois sabemos que a vida mortal é apenas um pontinho minúsculo na linha da eternidade.

Se somos casados, tudo o que queremos é que nosso cônjuge partilhe dessas bênçãos conosco. Há muitos benefícios que andar de mãos dadas na mesma fé traz para o casamento e à família. Abaixo estão apenas alguns:

1. Ter a mesma fé e os mesmos valores traz segurança ao casamento

Todos os ensinamentos e mandamentos de Deus são voltados ao fortalecimento de relacionamentos: seja com o próximo, com o cônjuge ou com o próprio Deus. Quando marido e mulher creem nas mesmas coisas e se esforçam para praticar o que aprendem, sentem-se tranquilos e seguros no casamento. Eles estão cientes de que precisam ser fiéis, precisam amar e respeitar um ao outro, entre outros.

2. Ir juntos à Igreja traz mais força espiritual e união

Poucas coisas são tão boas quanto ir à Igreja em família todas a semanas, ter um cônjuge que o acompanha, aprende o mesmo que você, serve ao Senhor como você serve. E quando chegam em casa, poder continuar falando daquilo que foi ensinado, mantendo no lar o doce espírito que sentiram na Igreja.

3. Orar juntos fortalece o amor do casal

Não sei como funciona nas outras religiões, mas na minha os casais são instruídos a orar juntos diariamente, pela manhã e antes de dormir. Os dois se ajoelham de mãos dadas na beira da cama e oram em voz alta, revezando-se cada vez que oram – quando a esposa ora pela manhã, o marido ora à noite. Enquanto um profere a oração, o outro apenas escuta, depositando toda a sua fé naquilo que está sendo dito.  Nessa oração, entre outros pedidos e agradecimentos, marido e mulher expressam a Deus o amor que sentem um pelo outro, a gratidão que sentem por terem um ao outro. Fazem pedidos específicos pelo bem-estar um do outro. É um momento sublime, entre marido, mulher e Deus.

Advertisement

4. Estudar diariamente as escritura juntos é um escudo contra o mal e a tentação

O estudo diário das escrituras juntos, aliado à oração, fornece-nos a força espiritual diária que precisamos para encarar as provações e tentações do dia a dia. Todos os dias somos tentados a magoar, a brigar ou sermos infiéis a nossos cônjuges. Se estivermos em dia com o estudo das escrituras, torna-se bem mais fácil reconhecer que essas situações são, na verdade, tentações que podemos evitar.

5. Ter objetivos comuns torna mais fácil não perder o foco no casamento e na eternidade

Quando um casal crê nas mesmas coisas, suas metas pessoais e familiares conduzem ao mesmo objetivo final: ficar juntos para sempre. Então, independentemente das escolhas que fizerem – estudo, carreira, hobbies, diversão etc. – nenhuma delas será uma pedra de tropeço para a união conjugal e familiar. Se um dos dois receber uma proposta de emprego, por exemplo, ele ou ela irá avaliar o impacto que terá sobre seu casamento e sua família. E irá rejeitá-la se constatar que poderá afetá-los.

Leia: Devo me casar com alguém de outra fé? Aqui estão 5 pontos a considerar antes de tomar uma decisão

Somos seres falhos e esquecidos, precisamos ser relembrados constantemente de nossas responsabilidades para com Deus, com o cônjuge e a família. Ter uma fé prática faz-nos lembrar dessas responsabilidades, faz-nos querer consertar o que não está dando certo para que nosso relacionamento seja mais feliz. Faz com que sejamos mais humildes, admitindo nossos erros e pedindo perdão, algo que é tão essencial para uma relação duradoura. Faz-nos querer viver de forma a receber o galardão final ao lado de nossa família: a vida eterna.

Leia também: As 10 leis do casamento que todos deveriam seguir

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.