4 traços que identificam a depressão oculta

Muitos dos sintomas da depressão oculta não são visíveis, conheça-os para receber tratamento apropriado.

Adriana Acosta Bujan

Quase todos nós já sentimos uma imensa tristeza, aquele sentimento que nos faz querer afastar-nos por um tempo da nossa família, amigos e entes queridos. Por vezes, até perdemos o apetite ou o interesse em algumas atividades. Podemos dizer que esse sentimento é normal, porque não transcende e é fácil de controlar.

No entanto, quando essa tristeza e melancolia não é passageira, perdurando por um longo período de tempo, é conhecida como depressão clínica, que, sem dúvida, deverá ser tratada por um especialista.

Existe outro tipo de depressão que se oculta, essa é uma condição na qual não se apresentam os sintomas conhecidos de uma depressão normal, mas se disfarçam de maneira inconsciente; ou seja, a pessoa dissimula seus sentimentos a ponto de parecer que não tem sintomas de depressão.

No entanto, o sofrimento que provoca pode ser prejudicial, tornando-se uma doença crônica, porque esta condição não é observável.

Maneiras de identificar a depressão oculta

De acordo com a Fundação Mayo para a Educação e Pesquisa Médica, a depressão atípica ou depressão oculta geralmente apresenta alguns sintomas semelhantes à depressão clínica, mas estes surgem temporariamente, pois o humor pode melhorar em resposta a eventos positivos. No entanto, é uma condição que pode levar a pessoa a cometer automutilação ou, em casos extremos, a atentar contra a própria vida.

Advertisement

Por exemplo, há pessoas que, aparentemente, estão muito felizes, mas por dentro estão em uma batalha consigo mesmas. O que acontece é que estão constantemente reprimindo suas emoções e isso, em longo prazo, é prejudicial para sua saúde, porque não são realmente felizes.

Compreendido o anterior, compartilho alguns traços para identificar a depressão oculta, para que possa reconhecê-la e receber um tratamento apropriado.

1. São sociáveis

Esta característica é muito comum em pessoas que sofrem de depressão oculta, uma vez que estão sempre rodeadas de pessoas para evitar pensar sobre sua realidade ou sofrimento. Normalmente, têm muitos amigos, sorriem o tempo todo e estão sempre procurando meios de organizar reuniões, festas, ir a eventos sociais, entre outras coisas.

Apesar de manterem bons relacionamentos, sentem-se solitárias, tristes e abandonadas. Não são felizes quando estão sozinhas porque lhes invade um sentimento profundo de tristeza e melancolia difícil de superar.

2. Mudanças radicais no apetite

As pessoas com depressão oculta tendem a ter mais ânsias e fome do que o normal, isso acontece porque encontram nos alimentos um substituto para o prazer e a felicidade. Lembre-se de que a depressão está relacionada com a ansiedade, então quando as pessoas começam a comer, a ansiedade tende a diminuir, o que leva ao ganho de peso. Uma pessoa com depressão oculta tentará remediar sua tristeza consumindo alimentos ricos em gorduras e açúcares, que ajudarão a melhorar seu humor.

Advertisement

O preocupante é que a maioria desses alimentos contém grandes quantidades de calorias, que em vez de melhorar o humor, podem destruí-lo ao ganhar peso.

Mas também pode acontecer que pessoas com depressão oculta deixem de ter apetite e percam peso rapidamente.

3. Enfatizam o seu bem-estar

São essas típicas pessoas que respondem à clássica pergunta “como você está?” dizendo que estão espetacularmente bem, superbem, magnificamente bem. Geralmente, as pessoas com depressão oculta tendem a exagerar o seu bem-estar e seu humor, escondendo o seus verdadeiros sentimentos.

Elas fazem isso para se convencerem de que estão bem, pois é uma maneira de afastar seus sentimentos de tristeza e melancolia profundas.

4. Perturbações do sono

Um dos sintomas comuns da depressão oculta é o distúrbio do sono. Ele se apresenta como insônia, que é caracterizada pela dificuldade de dormir, ou por permanecer longos períodos de tempo dormindo.

Advertisement

Quando as pessoas se sentem cansadas e exaustas sem ter feito um esforço maior do que o normal, então pode-se relacionar esses sintomas com a depressão oculta. E para conseguir dormir, recomenda-se uma mudança na dieta, fazer exercício pelo menos 30 minutos por dia e meditação.

Concluindo, a depressão oculta é uma doença que requer tratamento e diagnóstico clínico, porque não é algo que se deva levar na brincadeira, já que as pessoas podem atentar contra a própria vida.

Agora que já conhece os sintomas, poderá identificá-los para, então, tomar a decisão de pedir ajuda a um especialista. A depressão oculta é uma doença que requer tratamento e precisa ser monitorada e controlada.  Se você está passando por isso, evite esconder as suas verdadeiras emoções e sentimentos, não brinque com a sua vida. E se você acha que alguém precisa ler estas linhas, compartilhe este artigo.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 4 rasgos que identifican la depresión oculta

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.