4 sinais escondidos de que o seu filho pode ter depressão

As crianças também podem sofrer com a depressão e precisam da ajuda de seus pais para serem diagnosticadas e tratadas.

Renata Finholdt

A imagem que temos sobre as crianças é de vê-las felizes, brincando, cheias de energia e com vontade de aprender, mas, infelizmente, nem sempre é assim.

A depressão também as atinge e saber diagnosticar esse quadro é tarefa importante para ajudá-las a superar essa doença.

Fatores que comumente também podem ser desencadeantes da depressão em adultos são vivenciados pelas crianças, tais como: o luto, uma grande mudança, má adaptação na escola, separação dos pais dentre outros. Porém, diferentemente dos adultos, as crianças sentem dificuldade em expressar o que sentem. Cabe aos pais e familiares observar se notam algo diferente no comportamento dos pequenos.

1. Irritabilidade

Este pode ser um dos principais sintomas que as crianças apresentam. Por se tratar de uma sensação nova para elas, dificilmente dirão aos pais que se sentem angustiadas ou com uma profunda tristeza, passam a acreditar que aquilo que sentem é normal e isso as deixa irritadiças, com um comportamento diferente do que sempre foram.

2. Falta de vontade de se divertir

As crianças adoram estar envolvidas em brincadeiras e atividades, porém, uma criança deprimida perde o desejo de diversão. Elas se tornam apáticas e nem seus melhores brinquedos conseguem trazer de volta o ânimo que sentiam antes.

Advertisement

3. Mudança no hábito alimentar

Falta de interesse na alimentação como um todo, quando em conjunto com outros sinais, pode apontar um quadro de depressão infantil. A criança deprimida perde o desejo de se alimentar até mesmo de alimentos que antes elas gostavam.

4. Mudança no sono

Medo repentino de dormir sozinha ou no escuro, pesadelos frequentes são mudanças que precisam ser observadas, pois podem ser sinais de depressão.

O ideal é estar sempre atento ao cotidiano da criança. Observando seu dia a dia, seus hábitos e costumes se torna mais fácil detectar um quadro de depressão logo no momento inicial.

Se você perceber algo de diferente em seu filho, não tenha receio de questioná-lo sobre seus sentimentos, suas respostas podem lhe ajudar a identificar algo. O pediatra pode ser seu auxiliar na busca por um tratamento adequado, ele juntamente de um psicólogo ou psiquiatra pode tratar seu pequeno para que o quadro se reverta.

As crianças precisam da atenção e carinho dos pais, precisam de tempo com qualidade assim, desta forma, você conseguirá identificar qualquer coisa diferente que possa estar acontecendo com seu filho logo no início e ajudá-lo a se recuperar e aproveitar a melhor fase da vida, a infância, de maneira feliz.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.