4 riscos de stalkear seu parceiro nas redes sociais

Tornar-se um detetive para espionar seu parceiro não é saudável para você. Saiba os riscos que pode enfrentar.

Adriana Acosta Bujan

Daniel passou a manhã toda on-line! Por que tanto interesse em bater papo? Com quem ele está trocando mensagens? Certamente está me traindo! Quem é essa pessoa que tanto comenta em suas fotos? Sem dúvida, em algumas ocasiões nos questionamos sobre certos comportamentos que nossos parceiros têm quando estão interagindo nas redes sociais, já que a curiosidade ou o medo de traição invade nossa mente com pensamentos negativos, fazendo-nos duvidar de seu amor.

Infelizmente, algumas pessoas vivem obcecadas tentando encontrar algum tipo de evidência sobre uma suposta traição, que talvez seja produto de sua imaginação. Suas mentes não têm descanso, dia e noite aumenta essa necessidade, angústia e ansiedade que as impulsiona para stalkear seu parceiro ou seu ex, na realidade se convertem em autênticos Sherlock Holmes!

Para entender o termo “Stalkear”, este é definido como: assediar, seguir, espionar ou perseguir uma pessoa, revisando os conteúdos que publica nas redes sociais, seja no Facebook, Instagram, WhatsApp, Snapchat, Tiktok entre outros. Esse conceito não se concentra apenas em perseguir um parceiro ou um ex, mas também seguir dessa forma, amigos, familiares etc.

Quem procura, acha!

Lembro-me da frase que a minha mãe dizia “Quem procura, acha”, e assim é, quando se stalkea uma pessoa, pode-se conhecer muitas coisas sobre ele ou ela, já que o mundo das redes sociais é tão subjetivo que podemos encontrar-nos até com um itinerário completo; quem são seus amigos, seguidores, família, onde trabalha, que hobbies tem, entre outras coisas.

É importante lembrar que nem sempre o que é publicado é totalmente verdadeiro, já que muitas pessoas costumam esconder algumas coisas e não se mostrar 100% confiáveis.

Advertisement

Mas, quais os motivos para se espiar o parceiro ou um ex? Podem ser muitos, como por exemplo: a falta de confiança, insegurança, sentir que o outro não diz a verdade, uma infidelidade, mudanças de atitude e comportamentos. Apesar das dúvidas que podem invadir seus pensamentos e coração, você deve reconhecer que seu bem-estar emocional está em grande risco.

Cuidado, não faça isso!

A necessidade de saber tudo, de controlar tudo e de ter certeza, pode desencadear conflitos e mal-entendidos entre o casal, já que se põe em risco a confiança, o amor, o respeito e o compromisso. Rever as fotografias do passado ou do presente, os comentários de amizades ou likes, geram um padrão de questionamentos e dúvidas que põem a prova a relação, fazendo com que a relação pouco a pouco seja destruída.

Quais são os riscos?

Os especialistas confirmam que stalkear o parceiro faz parte do fenômeno das relações abusivas, posto que, ao fazê-lo, irá minando a relação, além do dano emocional que causa como, por exemplo:

1 Deturpar a realidade

Muitos dos conflitos da relação são causados pela má interpretação das situações. Se você tem dúvidas se seu parceiro está lhe enganando, é normal que tente stalkeá-lo para encontrar evidências; no entanto, nem tudo o que você sobe nas redes sociais é verdadeiro; portanto, corre o risco de formar ideias falsas sobre o que está acontecendo na realidade.

Chegará o momento em que você questionará tudo sobre seu parceiro e poderá até inventar histórias que, a longo prazo, de tanto pensar nelas, passam a ser verdadeiras em sua mente. Vai questionar o motivo da mensagem, com quem ele fala, até vai sentir que ele não lhe dá a devida atenção.

Advertisement

Sem dúvida, a melhor opção para não chegar a uma ruptura na relação será a comunicação; se há dúvidas se o outro o está enganando ou não, melhor que o expresse tal como sente, assim poderá observar suas reações e analisá-las. Diga-lhe seus sentimentos e as coisas que o incomodam, e peça explicações e argumentos para que possa se tranquilizar.

2 Torna-se um vício

Durante a manhã, tarde e noite sua mente não deixará de construir histórias irreais, para você não haverá coisa mais importante que espiar seu par, o que se converterá em sua prioridade e até no seu mundo inteiro. Por conseguinte, deixará de lado as coisas realmente importantes, aquelas que estão no seu presente, como conviver com a sua família, amigos ou até mesmo seus cuidados pessoais; vai abandonar seu amor-próprio apenas para se concentrar no que o seu parceiro faz ou deixa de fazer.

Esse vício pode fazê-lo passar a noite em claro na frente do computador, pensando em descobrir algo que lhe faça parar de duvidar. Não está fora de questão mencionar que existem pessoas capazes de criar perfis falsos com outra identidade só para indagar e questionar seu parceiro; definitivamente lhe faltará paz e sua saúde física e emocional serão afetadas por completo.

3 Ansiedade

A ansiedade é um sentimento de medo, temor e inquietação, que pode gerar sintomas físicos que porão em risco a sua saúde. Vai sentir-se sobrecarregado e estressado no caso de seu parceiro não responder às suas mensagens quando estiver on-line e ainda assim se atrever a enviar algo para o Instagram.

Sua ansiedade pode se tornar depressão, e se você não a controlar, pode chegar mesmo a pensamentos suicidas; porque sua mente estará constantemente atraindo pensamentos negativos e destrutivos para sua pessoa, autoestima, segurança e autoconfiança.

Advertisement

4 Ciúmes compulsivos

Você não vai deixar seu parceiro ter o seu espaço pessoal, pois haverá conflitos frequentes ao vê-lo relacionar-se com as suas amizades, colegas de trabalho, familiares e outras pessoas. Você pode até mesmo pensar que seu parceiro pertence a você. Por razões óbvias, seu relacionamento vai desmoronar, porque não haverá um mínimo de confiança. O risco é evidente, uma vez que vai baixar sua autoestima e autoconfiança, enfraquecendo a sua paz interior.

Stalkear não é saudável para você nem para sua relação; investir muito tempo em espiar uma pessoa só fará com que você perca as coisas que valem a pena; deixará de valorizar o presente abandonando por completo sua vida, seus sonhos e expectativas. Concentre-se em você mesmo! Não crie histórias erradas e enfrente seus medos e inseguranças com coragem, sem espionar seu parceiro, mas mantendo sempre uma conversa aberta, fluida e sincera.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 4 riesgos de stalkear a tu pareja en las redes sociales

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.