4 problemas mais comuns que mulheres sofrem nos ovários

A prevenção é determinante para o diagnóstico de várias doenças, por isso faça seus exames preventivos anualmente.


Renata Finholdt

Os ovários fazem parte do sistema reprodutor feminino juntamente com as trompas, a vagina e o útero e são os grandes responsáveis pela produção de hormônios femininos e também pelos óvulos.

Os exames anuais que toda mulher (depois da primeira menstruação) deve fazer é de suma importância para manter a saúde de todo o sistema reprodutor, pois eles também são acometidos de doenças.

Muitas mulheres que não fazem essa prevenção são diagnosticadas com doenças que, se feito diagnóstico inicialmente, teriam um tratamento mais tranquilo.

1. Câncer de ovário

Por se tratar de um câncer que se manifesta nas mulheres com menor taxa de sobrevivência, seu diagnóstico precoce é fundamental.

Ele acomete na maioria das vezes mulheres em período da menopausa, mas pessoas mais jovens também podem desenvolver essa doença.

Os sintomas deste tipo de câncer inicialmente são muito parecidos com problemas gastrointestinais e podem ser confundidos, por isso se você notar sintomas persistentes busque ajuda de seu ginecologista. Dentre os sintomas estão: Dor abdominal e inchaço no abdômen, perda de apetite, necessidade de urinar com frequência.

2. Cisto de ovário

Os cistos são bolsas (grandes ou pequenas) com líquido dentro que podem se formar no interior dos ovários.

Advertisement

O diagnóstico é feito pelo médico especialista e o tratamento pode variar de acordo com o tipo de cisto, e pode variar de medicamento até cirurgia.

3. Inflamação no ovário

Dor, febre, enjoo, dificuldade de engravidar, sangramento fora do ciclo podem ser sinais de uma inflamação nos ovários. Por serem sintomas também relacionados a outras doenças, a consulta ao médico é fundamental para o diagnóstico correto.

Comumente a inflamação dos ovários acontece por ação de bactérias e o tratamento é feito à base de antibióticos.

4. Ovários Policísticos

A presença de uma grande quantidade de pequenos cistos pelo ovário caracteriza os ovários policísticos.

A infertilidade e/ou ciclos menstruais irregulares são alguns dos sintomas desta doença dos ovários que também pode se manifestar com dor, acne, queda de cabelo.

Não se conhece ainda o que desencadeia os ovários policísticos, mas muitas pesquisas apontam para fatores genéticos.

A consulta médica é importante para diagnóstico e tratamento dos ovários policísticos.

Nunca se automedique. Se algo está diferente do comum ou lhe causando sintomas busque ajuda de seu médico ginecologista para um diagnóstico certeiro e um tratamento adequado.

Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.