4 maneiras em que você irrita seus filhos sem perceber

Algumas atitudes podem fraturar a boa convivência familiar. Estes são os erros comuns que cometemos como pais, que deixam nossos filhos chateados.

Adriana Acosta Bujan

É normal que nossos filhos se incomodem conosco, já que todos somos diferentes e temos diferentes maneiras de perceber o mundo que nos rodeia. Esse caos familiar que supostamente é normal, pode intensificar-se na adolescência pelas mudanças hormonais que costumam aparecer nessa etapa.

No entanto, nem sempre é um processo hormonal que podemos culpar para nos sentirmos bem com nós mesmos, mas há alguns erros que cometemos como pais em nossa maneira de criar que provoca incômodo em nossos filhos frequentemente, até o ponto de nos odiar.

Talvez sejamos muito rígidos na educação ou severos demais em relação à proteção que nos levam a cometer erros de comunicação com os nossos filhos. Seja como for, temos de perceber as coisas que os podem perturbar, pois há a possibilidade de perdermos completamente a autoridade diante deles.

A criação perfeita não existe

Muitas vezes, criamos os filhos na medida do que aprendemos durante a nossa infância, ou seja, estamos habituados a tirar aquelas aprendizagens que acreditamos terem funcionado conosco e adaptá-las a eles.

Agora, que erros comuns cometem alguns pais que fazem da convivência com seus filhos um completo caos familiar?

Advertisement

1. Lembrá-los de fazer seus deveres escolares

Algumas crianças são muito proativas, e não nos apercebemos disso, ou seja, não temos de lembrá-los do que têm de fazer, porque tomam sozinhos a iniciativa de fazer as coisas. Quando lhes dizemos que têm de fazer os trabalhos de casa, isso os irrita, porque sabem que têm a responsabilidade de fazê-los.

Agora, quando são crianças que precisam aprender a ter responsabilidade, é claro que temos que exigir que façam suas tarefas, mas lembre-se “na forma de pedir está o dar”, se não quiser que se incomodem e que a tranquilidade em seu lar não se converta em um caos, deverá aplicar a criação positiva, assim eles não se incomodarão com você e aprenderão a ser responsáveis.

Criação positiva é ensinar nossos filhos a serem responsáveis dando-lhes recompensas, celebrando seus êxitos sem mencionar seus fracassos ou erros. Trata-se de motivá-los, de fazê-los entender por que devem obedecer. Ou seja, eles terão que assumir as consequências de suas próprias ações e decisões.

2. Pouco tempo para brincar

É normal que as crianças se aborreçam quando os pais limitam o tempo de brincar, já que não há limites para elas e a única coisa que pensam é em se divertir todos os dias. Mas para que não fiquem muito chateadas e culpem você por ser o vilão da história, você deve considerar fazer uma planificação do dia junto com elas, ou seja, organizar uma semana inteira na qual se estabeleçam responsabilidades e tempo de diversão. 

Se você levar em consideração as opiniões e ideias de seus filhos, acredite, eles não ficarão chateados com você, pelo contrário, eles se sentirão parte da família, já que suas ideias serão levadas em conta. Dessa forma, você evitará conflitos, pois eles se comprometerão a fazer as coisas para não o decepcionar e para que continue confiando neles.

Advertisement

3. Invadir a sua privacidade

Não importa a idade de seus filhos, será sempre irritante quando os pais invadem sua privacidade e revelam a intimidade. Seja abrindo a porta do quarto sem bater ou espionar qualquer dispositivo digital a que seus filhos tenham acesso. Lembre-se de que se trata de confiança, é por isso que se zangarão com vocês sem hesitar.

Tenham em mente que existem outras maneiras práticas de cuidar de nossos filhos sem precisarmos ser espiões. Por exemplo, é importante estar sempre os observando, assim poderá identificar quando eles agirem de maneira diferente, já que é um indicativo de que algo não está bem.

Você também pode usar a conversa, ou seja, deixe que seus filhos falem o que quiserem, dessa maneira poderá saber o que estão pensando ou sentindo, para poder intervir a tempo em caso de estarem em perigo.

4. Ridicularizando-os na frente dos amigos

Como mães, costumamos ser muito efusivas quando se trata de elogiar nossos filhos em público, mas realmente não é tão agradável quando você idealiza as habilidades de seu filho na frente de seus amigos. Saiba que muitas crianças costumam tomar esses elogios como motivo para zombar deles. Será conveniente não fazer comentários que os deixem desconfortáveis, é melhor adular no privado.

Lembre-se que algumas crianças são muito cruéis e até invejosas e podem pegar coisas positivas e transformá-las em ruins, trazendo sofrimento a alguém.

Advertisement

Também neste ponto é importante evitar corrigir ou repreender seus filhos na frente dos amigos deles, uma vez que você pode ferir gravemente sua autoestima, confiança e segurança, e fará apenas com que se sintam mal.

Esses erros podem ser evitados para podermos ter uma melhor convivência e comunicação com os nossos filhos. É só uma questão de ter consideração por eles, conhecê-los e confiar neles. Lembre-se: nunca subestime a inteligência e a maturidade de seus filhos, pois você se surpreenderá com o que eles são capazes de fazer sozinhos.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 4 maneras en las que molestas a tus hijos sin darte cuenta

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.