4 coisas boas que a acne diz sobre sua saúde e juventude

Independentemente de sua idade, essas detestáveis espinhas também dizem coisas boas e dão alertas importantes sobre sua saúde.

Yordy Giraldo

Se, anos atrás, alguém tivesse me dito que, um dia, eu estaria em posição de agradecer à acne por alguma coisa, eu teria soltado uma gargalhada e dito algo desagradável. Bom, talvez nem tanto, mas pelo menos teria considerado uma piada de muito mau gosto, visto que essa sempre foi uma das minhas maiores inseguranças.

Entre as poucas coisas que já invejei na vida estão aquelas peles extraordinárias que eu via nas fotos de revistas. Hoje sei que a maioria delas foi editada, embora também saiba que uma ou outra daquelas mulheres foi verdadeiramente abençoada com aquela pele de pêssego.

Mas vamos ao que interessa. Aqueles que sabem que nem tudo é tão ruim dizem que essas imperfeições detestáveis também têm seu lado bom, um lado que se torna ainda melhor com o passar dos anos ou, pelo menos, que pode ser positivo de alguma forma para você.

O que você não sabia sobre as pele propensas à acne

1. Elas são mais resistentes

Em geral, a acne costuma despontar em peles oleosas, e isso não é tão ruim quando percebemos que esse tipo de pele é mais resistente a elementos ambientais, como frio ou calor extremos. A oleosidade também ajuda a retardar o envelhecimento.

2. São peles mais elásticas

Por serem mais elásticas, elas acabam sendo menos propensas a rugas e linhas de expressão. Em outras palavras, você pode rir o quanto quiser, pois as linhas na região dos olhos levarão tempo para aparecer.

Advertisement

3. As peles propensas à acne tem telômeros mais longos

Os telômeros nada mais são do que as extremidades das cadeias de DNA. Sua principal função é impedir o desgaste do material genético e manter a estabilidade estrutural do cromossomo. Eles são mais longos em peles propensas à acne, em comparação com outros tipos de pele. 

Segundo matéria da BBC, quando “os telômeros ficam tão pequenos que já não são mais capazes de proteger o DNA, as células param de se reproduzir: alcançam um estado de ‘velhice'”. Em outras palavras, as peles oleosas levam mais tempo para envelhecer.

4. São sinais de alerta contra doenças

Às vezes, o surgimento de acne pode ser um importante sinal de alerta de que algo não está certo em nosso organismo e que precisa ser investigado. Por exemplo, ovários policísticos. Se você tem acne durante a idade reprodutiva, existe a possibilidade de que isso esteja ocorrendo por conta dessa doença endócrina, que tem entre seus sintomas justamente o aparecimento de acne adulta – aquela que surge na “zona U” (mandíbula, queixo e pescoço), no decote e na região superior das costas.

O que há de bom nisso? Antes de ficar com raiva dessas espinhas irritantes, marque uma consulta com seu ginecologista ou dermatologista, e agradeça por esse sinal de alerta que revelou algo que pode ser tratado precocemente.

Embora a lista não seja muito longa, não podemos perder de vista o fato de que se trata de uma doença de pele e que também costuma ter um impacto negativo na autoestima de quem tem a infelicidade tê-la. Mas também se trata de “ver o copo meio cheio” em vez de “meio vazio”.

Advertisement

E leve em consideração algumas recomendações, como beber muita água, alimentar-se de forma saudável e fazer uma boa higienização da pele, pois a acne surge devido à inflamação e infecção das glândulas sebáceas, que ficam entupidas pelo excesso de óleo, por resíduos de pele morta, sujeira etc.

E lembre-se de dar tempo ao tempo, afinal, pelo menos nesse sentido ela está do nosso lado.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 4 cosas MUY buenas que el acné dice de tu salud y juventud (sin importar los años que tengas)

Toma un momento para compartir ...