4 alimentos com fama ruim, mas que são essenciais para o desenvolvimento das crianças

Algumas vezes, estes alimentos não são vistos com bons olhos, mas são nutritivos e podem lhe ajudar quando precisar de algo mais prático para uma refeição!

Evelise Toporoski

Às vezes, os pais recebem tantas informações sobre a alimentação dos filhos que acabam ficando em dúvida sobre o que faz bem ou não para a criança.

Veja alguns dos alimentos que aparentemente têm uma fama ruim, mas são recomendados para o desenvolvimento das crianças e sugeridos pela Sociedade Brasileira de Pediatria, além de publicados na revista Crescer:

1. Ovos

Há um medo de que a criança possa ser alérgica à proteína do ovo, mas se não apresenta histórico familiar dessa alergia, este alimento já pode ser introduzido no cardápio do bebê a partir do sexto mês.

O ovo é uma ótima fonte de proteína, tem alta eficiência nutricional e, o melhor, tem baixo custo. É importante sempre oferecer este alimento cozido, nunca cru.

Por ser uma proteína, o ovo ajuda a variar o cardápio podendo substituir algumas vezes a proteína animal (carne).

Advertisement

2. Atum enlatado

A partir de um ano, a criança pode ir experimentando aos poucos o atum e outros frutos do mar, sempre atentando para qualquer reação alérgica. Oferecer atum é melhor do que embutidos que estão cheios de sódio e gordura. Busque sempre a versão do atum conservado em água.

3. Legumes congelados

Com a correria do dia a dia falta tempo para cozinhar todos os alimentos em todas as refeições para os pequenos. Por isso, se for recorrer a congelados, que sejam os legumes, pois eles vão conservar seus nutrientes e fibras, perdendo apenas um pouco de vitamina C. Com eles, você pode fazer uma sopa ou oferecer com macarrão ou arroz.

4. Pipoca

Não se sinta tão culpado se no meio da tarde oferecer pipoca para seu filho comer! O milho da pipoca é rico em fibras e substâncias antioxidantes. Evite aqueles pacotinhos prontos em que é só colocar no micro-ondas. Compre o milho e faça sua versão na panela ou no micro-ondas com água, como mostra no vídeo abaixo. Só não pode exagerar no sal!

Toma un momento para compartir ...

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!