4 ações que quebram o vínculo com os filhos

De certa forma, somos todos humanos e cometemos erros que podem prejudicar aqueles que mais amamos; neste caso, os nossos filhos.

Adriana Acosta Bujan

Não há nada mais mágico e maravilhoso neste mundo do que o amor incondicional que sentimos pelos filhos. É uma ligação que não se pode definir nem explicar com palavras por ser um sentimento que provoca emoções indescritíveis.

Posso afirmar que muitas vezes sentimos e experimentamos com maior intensidade o que eles vivem, como se fossem uma extensão de nossa alma.

É um amor puro, que não espera ser recompensado e que só se demonstra com ações ditadas pelo coração. No entanto, esse laço mágico que se cria no momento que os recebemos em nossos braços, quando os carregamos em nossos braços quando ainda são pequenos, pode se fraturar com alguns erros que venhamos cometer.

De certa forma, somos todos humanos e cometemos erros que podem prejudicar aqueles que mais amamos; neste caso, os nossos filhos. E por não existir um manual que nos ajude a saber o que fazer ou como agir em diferentes situações, podemos, muitas vezes quebrar o amor que eles sentem por nós.

Feridas do coração

Existem muitas maneiras de romper o vínculo afetivo e deixar feridas profundas nos corações de nossos filhos, sem realmente encontrar um motivo ou razão em específico. Muitas ações que fazemos por eles podem chegar a destruir tudo de bom que fazemos, sem percebê-lo.

Advertisement

Um exemplo desta situação é o que senti pessoalmente. Lembro-me de quando o meu filho era adolescente, ele decidiu viver na casa do meu pai, em outro estado da República Mexicana, a algumas horas de viagem de onde vivíamos na época.

Sua decisão me doeu muito, mas aceitei e apoiei. No entanto, com o passar do tempo, o vínculo indestrutível que eu tinha criado com o meu filho foi se desvanecendo pouco a pouco, porque eu deixei de estar presente em momentos que para ele foram importantes, tudo pela distância que nos separava.

É assim que algumas ações e decisões que tomamos na vida podem destruir o vínculo com os filhos; este é um exemplo disso.

Que ações comuns podem romper o vínculo com os filhos?

1. Estar e não estar

Por necessidade, alguns pais têm que trabalhar grande parte do dia para contribuir com a despesa familiar e isso faz com que a atenção e os cuidados para com os filhos sejam mais escassos.

Apesar de ser uma necessidade e obrigação trabalhar para o benefício familiar, às vezes não se pensa no dano que podemos provocar nos filhos ao deixá-los muito tempo sozinhos.

Advertisement

Ou seja, estar presentes, mas ao mesmo tempo não estar com eles; dessa maneira se vai rompendo o vínculo afetivo. Os filhos, ao terem mais tempo sozinhos, podem formar ideias equivocadas do amor que os pais sentem por eles.

Há a possibilidade de que surjam emoções negativas que podem prejudicar sua autoestima, já que o mais importante para eles é sentir-se queridos por seus pais.

Isso gera sentimentos de abandono que os impulsionará a tomar decisões que possam colocá-los até em perigo – na pior das hipóteses.

Para evitar que o vínculo afetivo se quebre por esta razão, será conveniente oferecer aos filhos tempo de qualidade e não quantidade.

Quer dizer, que o pouco tempo que tenham livre seja produtivo, onde possam construir momentos significativos na memória de seus filhos.

Advertisement

2. Deixar de ouvi-los

Quando os filhos são pequenos, muitas vezes deixamos de dar atenção às coisas que nos dizem, já que são coisas que talvez não tenham tanta importância.

No entanto, é importante que aprendamos a ouvir os filhos, tenham a idade que tiverem; pois, assim, podemos conhecê-los mais e empatizar com eles.

O vínculo pode se tornar fraturado quando não ouvimos as opiniões e ideias dos filhos, quando os subestimamos por sua imaturidade.

Por esta razão, será conveniente permitir-lhes que se exprimam em todos os momentos, ouvindo com atenção tudo o que saia da sua boca e coração.

3. Gritos e mais gritos

É comum que alguns pais ainda não tenham aprendido a controlar suas emoções negativas quando estão zangados. Isto faz com que explodam com seus filhos com gritos, brigas constantes e insultos quando descobrem alguma travessura.

Advertisement

É lógico que o vínculo com os filhos será afetado quando não são bem tratados por seus pais.

Lembre-se de que as palavras são poderosas e podem destruir completamente a autoestima ou elevá-la ao nível mais alto. Tenha muito cuidado quando você repreender ou punir seus filhos, existem maneiras mais empáticas e eficazes para fazê-los entender o que você quer ensinar a eles.

4. Indiferença

Mesmo que seja algo impensável mostrar indiferença para como filhos, existem pais que o fazem constantemente. Para citar um exemplo clássico, o uso da tecnologia e as redes sociais.

Alguns pais passam a maior parte do seu tempo livre interagindo mais com outros do que com os seus próprios filhos.

Inclusive, pode-se justificar que os pais fazem isso porque também precisam distrair a mente; porém, o que estão causando sem perceber é a destruição do vínculo com seus filhos.

Advertisement

Lembre-se que eles sempre precisarão de você, de sua atenção, amor, cuidado, sempre buscarão estar a seu lado e compartilhar momentos que são importantes para eles.

Cuidemos do amor que construímos com nossos filhos, o vínculo pode ser rompido facilmente com pequenas ações que podem ser aparentemente insignificantes.

Lembre-se de que tudo o que você fizer pode beneficiar ou prejudicar aqueles que mais ama.

É aconselhável tomar o tempo necessário para pensar bem nas decisões e nas consequências de cada ação que fizer para evitar fraturar o vínculo com seus filhos.            

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 4 acciones que rompen el vínculo con los hijos

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.