3 maneiras de honrar a Expiação de Jesus Cristo

Erika Strassburger

Ninguém na Terra poderia demonstrar amor maior a alguém do que Jesus Cristo demonstrou a nós oferecendo-se em sacrifício para nos resgatar da morte e do pecado; e do que o Pai Celestial, que ofereceu Seu Filho primogênito e unigênito na carne, o melhor de Seus filhos, para a salvação de todos os demais.

Esse sacrifício é conhecido como Expiação. Jesus fez a parte Dele, preparou todo o caminho para que a humanidade pudesse ser salva. Graças a Ele, todos serão salvos da morte física, porque Sua ressurreição possibilitou que todos, bons e maus, pudessem ressuscitar também; e todos têm a possibilidade de ser salvos da morte espiritual, que é afastamento de Deus pelo pecado.

Como vencer a morte espiritual?

Embora a Expiação de Jesus Cristo tenha proporcionado a toda a humanidade o dom a imortalidade por meio da ressurreição, a salvação da morte espiritual – que nos proporciona voltar a viver na presença de Deus – requer empenho de nossa parte para ser conquistada. Ela requer que tenhamos fé no Salvador, que nos arrependamos de nossos pecados, que sejamos batizados por imersão pela devida autoridade do Sacerdócio, que recebamos do Dom do Espírito Santo e que cumpramos as demais ordenanças e leis do Evangelho, o que inclui perseverar na fé até o fim da vida.

Muitas coisas podem ou devem ser feitas para honrar a vida e a morte do Salvador. Abaixo estão três muito importantes, que vão beneficiar não apenas você, mas as pessoas à sua volta:

1. Aprender e ensinar sobre Sua vida e Expiação

O quanto você conhece sobre a vida, os ensinamentos e sacrifício do Senhor? Você sabia, por exemplo, que além de ser humilhado, chicoteado, pregado em uma cruz, Ele suou sangue pelos poros no Jardim do Getsêmani?

Advertisement

Lucas diz que, “posto em agonia, orava mais intensamente. E seu suor fez-se como grandes gotas de sangue, que corriam até o chão” (Lucas 22:44). Isso não foi um evento corriqueiro. Muito pelo contrário, houve muita dor envolvida, muita mesmo! No versículo 42, Ele pede para que, se possível, o Pai afastasse o cálice, “porém, não se faça a minha vontade, senão a tua”. Esse cálice simbólico também foi chamado de taça amarga.

Então, uma das maneiras de honrar o Salvador e Seu sacrifício, cuja dor e agonia é incompreensível para a mente mortal, é aprendendo o máximo possível sobre Sua vida e morte através do estudo das escrituras sagradas. E orar a Deus pedindo mais luz e conhecimento sobre a Expiação. Depois disso, compartilhar seu aprendizado e testemunho para que outros também sejam beneficiados.

2. Cumprir os mandamentos

De nada adianta ficarmos emocionados e sermos muito gratos pelo que o Senhor fez por nós se não fizermos a nossa parte. Precisamos estudar Seus ensinamentos, aprender sobre os mandamentos e cumprir as exigências de Seu Evangelho para podermos usufruir TUDO o que Ele nos possibilita por meio de seu sacrifício.

3. Perdoar alguém que o magoou ou prejudicou de alguma maneira

Imagine o homem, que também é um Deus, mais bondoso e puro que já existiu sobre a Terra, tomando sobre si os nossos pecados, dores e enfermidades – o que O fez sofrer as dores mais terríveis para que pudéssemos ser perdoados de nossos pecados; e nós, cheios de orgulho e nos achando cheios de razão, muitas vezes não queremos perdoar um familiar ou amigo!

Se o propósito primordial da Expiação foi o perdão – tendo um inocente pago o preço – quem somo nós, reles pecadores, para nos acharmos no direito de reter o perdão? Oferecer o perdão, independentemente do que fizeram a nós, é uma excelente maneira de honrar nosso Senhor.

Advertisement

Leia: Entenda por que a Páscoa deveria ser ainda mais importante que o Natal para os cristãos

Como demonstração de amor e gratidão por tudo o que Jesus Cristo fez por nós, que possamos focar na verdadeira razão de a Páscoa existir: nosso Salvador e sua Expiação. Ao aprendermos mais sobre esse evento extremamente fundamental para a nossa vida e compartilhá-lo, conhecer a vida do Salvador e cumprir Seus mandamentos, e colocar em prática um mandamento tão importante quanto o perdão, estaremos no caminho certo, aquele que nos conduz à Vida Eterna.

Leia também: 13 profecias bíblicas sobre nossa época que já se cumpriram ou estão se cumprindo

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.