13 profecias bíblicas sobre nossa época que já se cumpriram ou estão se cumprindo

Quais outras profecias você acrescentaria à lista?

Erika Strassburger

Quem é cristão e conhece pelo menos um pouco da Bíblia percebe que estamos vivendo os “tempos trabalhosos”, isto é, cheios de tribulação, profetizados pelo Apóstolo Paulo sobre os últimos dias, em 2 Timóteo 3:1. Mas que coisas foram profetizadas sobre a nossa época?

Aqui estão várias profecias já foram cumpridas ou ainda estão se cumprindo:

1. Pessoas com características degradantes

Nos seis primeiros versículos de 2 Timóteo 3, vemos uma lista de pecados que seriam cada vez mais comuns em nossa época. Obviamente isso sempre existiu, mas em nossos dias seriam intensificados.

São eles: avareza, presunção, soberba, blasfêmia, desobediência aos pais, ingratidão, profanação, falta de afeto natural, falta de desejo de se reconciliar, calúnia, incapacidade de controlar seus desejos e paixões (incontinência), crueldade, falta de amor pelos bons, traição, insolência, orgulho, amor ao prazer, falta de amor a Deus, piedade apenas na aparência, falta de crença na piedade.

2. Dificuldade para compreender a verdade

Em 2 Timóteo 3:7-9, vemos que, em nossa época, as pessoas “sempre aprendem, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.” Paulo chamou de “corruptos de entendimento” essas pessoas que têm acesso à verdade mas nunca a aprendem.

Advertisement

3. Enganação

Paulo disse, no mesmo capítulo, que os “homens maus e enganadores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados”, ou seja, em nossa época seria muito comum as pessoas, por maldade, enganarem umas às outras e aceitarem ser enganadas.

Mas por que razão uma pessoa aceitaria ser enganada? Talvez porque, para ela, a verdade não seja algo vantajoso de se acreditar. Acreditar em mentiras pode atender a seus interesses.

4. Piadas e zombarias sobre a Segunda Vinda de Jesus Cristo

Lemos em 2 Pedro 3:3-4: “nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda?”.

5. Falsos Cristos e falsos profetas

Vemos, em Mateus 24:3, os Apóstolos perguntando a Jesus: “que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?”. Jesus, imediatamente advertiu: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane; porque muitos virão em meu nome, dizendo: eu sou o Cristo; e enganarão muitos.” No versículo 11, Ele diz: “E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos”. Percebam que o Salvador advertiu contra os “falsos profetas” e não exatamente contra profetas. Isto é, Ele não afirmou que não haveria profetas verdadeiros.

6. Guerras e rumores de Guerras

O Salvador disse, em Mateus: 24, que haveria “guerras e de rumores de guerras” e que não deveríamos nos assustar, “porque é necessário que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.”

Advertisement

Jesus Cristo cita outras profecias também:

7. Fome

8. Doenças

9. Terremotos em vários lugares

E diz que são apenas “o princípio das dores”.

10. Ódio aos cristãos

O versículo 9, ainda em Mateus 24, diz que os cristãos seriam odiados e perseguidos.

11. Prodígios e sinais impressionantes na natureza

Atos 2 lista vários desses sinais: o sol se converteria em trevas e a lua, em sangue (os eclipses seriam uma pequena amostra disso?); “prodígios nas alturas, no céu; e sinais embaixo, na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça”;  trovões, relâmpagos, granizo, terremotos e tsunamis, conforme registrado em Apocalipse 16.

12. O verdadeiro Evangelho será pregado em todo o mundo

O versículo 14 de Mateus:24 diz: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim“. Ou seja, antes que venha o fim, ou o retorno de Jesus Cristo, o Evangelho precisa ser pregado em todas as nações.

Advertisement

13. O Espírito será derramado sobre toda a carne

O profeta Joel profetizou: “nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens verão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos”. Ou seja, em nossa época as pessoas teriam acesso à revelação pessoal.

Leia O poder das respostas às orações dadas pelo Senhor para saber como podemos receber revelação pessoal.

Há ainda muitas profecias que foram feitas sobre nossa época, e várias delas ainda não se cumpriram. O importante é reconhecer que estamos vivendo nos últimos dias da existência mortal desta terra, e que o Salvador vai voltar como prometeu. O que você tem feito para aguardar o Seu retorno? 

Leia também: 4 coisas sobre a Segunda Vinda de Cristo que precisamos saber para não sermos enganados

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.