3 lições que aprendi com meu filho tímido

Temos tanto a aprender com aqueles que consideramos tímidos! Aprendi muito com meu filho, que desde cedo se mostrou tímido por natureza.

Denhi Chaney

Eu não nasci com personalidade tímida. Conversar e conhecer novas pessoas nunca foi realmente difícil para mim. E embora aprecie meus momentos sozinha, eles não são absolutamente necessários para recarregar minhas energias. 

No entanto, em janeiro de 2012 nasceu meu primeiro filho, que desde bebê mostrou uma personalidade tranquila e, definitivamente, tinha preferências por quem poderia segurá-lo no colo. À medida que foi crescendo, não foi difícil perceber que meu filho é uma pessoa tímida: não gosta de estar no meio de muita gente nem de conhecer novas pessoas. Ele é quieto e demora para se acostumar com novas experiências.

Desde o início, pareceu-me engraçado que uma pessoa tão sociável como eu tivesse um filho completamente oposto. Não vou negar: houve muitas ocasiões em que pensei que seria muito mais fácil se ele fosse sociável. Cheguei até a pensar que meu filho tinha que mudar. Como eu estava errada!

Aprendi muitas coisas com ele, coisas que quem não é tímido por natureza jamais aprenderia. Dedico essas palavras a ele e a todo menino ou menina tímida, que precisa saber que é perfeito do jeito que é.

1. Timidez não é doença

Muitos acham que quem é tímido precisa mudar, tratam-no quase como se sua timidez fosse doença. Estou aqui para dizer que não é, e que uma pessoa tímida é tão engraçada, alegre e simpática quanto uma pessoa sociável. O segredo é dar tempo a ela para que possa demonstrar plenamente quem é. 

Advertisement

A única mensagem que devemos transmitir a elas é que não precisam mudar, porque uma pessoa social não vale mais do que uma pessoa tímida.

2. Quem fala pouco, observa mais

Descobri que meu filho tem memória fotográfica para detalhes, lugares e pessoas. Embora não fale muito, ele observa e aprende com todos os seus sentidos. 

Quando você pensar que talvez ele não se lembre de um lugar ou de algo que você lhe mostrou, você vai se surpreender com a sua memória. Ele observa até mesmo os mínimos detalhes e por isso tem sido uma benção ver o mundo pelos olhos do meu filho: tudo é maravilhoso, tudo merece a atenção dele e muitas vezes ele percebe detalhes que passam despercebidos por mim.

3. Quando se sente confortável, é leal até a morte

Como eu disse antes, leva tempo para essas crianças se sentirem confortáveis ​​com alguém que não conhecem; no entanto, quando se sentem à vontade, mostram com ações o quanto apreciam você e reconhecem o que você faz por elas. 

Elas são leais e fazem com que você sinta seu amor de uma forma muito mais sensível e delicada. Esses pequeninos têm o dom de amar com ações e, na maioria das vezes, é tudo o que precisam, já que as palavras são desnecessárias.

Advertisement

Ame seu filho tímido e nunca transmita a ele a mensagem de que precisa mudar. Com o passar do tempo, ele se tornará mais sociável por opção, embora sempre mantenha uma personalidade mais calma, tranquila, mas incrivelmente amorosa e detalhista.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Lo que he aprendido de mi hijo tímido

Toma un momento para compartir ...

Denhi Chaney

Denhi Chaney é formada pela Universidade de Brigham Young com mestrado em Terapia de Casal e Familiar. Ela também é esposa e mãe de um filho.