3 jogos para crianças aprenderem a cozinhar

Veja 3 brincadeiras que vão estimular a participação das crianças na alimentação da família.

Taís Bonilha da Silva

As crianças são, por natureza, curiosas. Estão em processo de desenvolvimento e formação e aprender se torna uma grande aventura. Nós, enquanto pais, devemos incentivar e estimular esse desejo de aprender e explorar.

A cozinha pode ser um lugar bastante propício para novos aprendizados, contudo, requer supervisão e cuidados constantes para evitar acidentes. Porém quando os devidos cuidados são tomados a cozinha pode ser um ambiente extraordinário para os pequenos explorarem.

Proporcionar para a criança momentos de interação com os alimentos poderá ajudar em seu desenvolvimento de várias maneiras.

O que as crianças podem aprender cozinhando

São vários os aprendizados para o desenvolvimento da criança como por exemplo, conceitos matemáticos como contar, medir, sequências, formas, cores. Leitura e interpretação de textos através das receitas, aquisição de vocabulário. A criança também aprende sobre os grupos alimentares, estados físicos como: gasoso, líquido e sólido. Desenvolvimento dos sentidos como paladar, tato, audição, visão e olfato.

A criatividade é estimulada bem como a coordenação motora. As crianças ainda podem aprender conceitos de alimentação saudáveis, pois ao preparar seus próprios alimentos elas têm maior disposição em experimentar alimentos diferentes. Princípios de limpeza e higiene também são trabalhados.

Advertisement

Contribuições significativas para a formação da criança enquanto indivíduo

Outras contribuições significativas são com relação a sua formação enquanto indivíduo. Durante o preparo dos alimentos, as crianças, se forem bem direcionadas, podem desenvolver senso de responsabilidade, comportamentos adequados à mesa, princípios de segurança, importância do trabalho em equipe e melhora da autoestima.

Tornar agradável, interessante e seguro o ato de cozinhar

Para que uma atividade atinja seus objetivos ela precisar ser interessante e fazer sentido para a criança. A maioria das crianças já considera o ato de cozinhar e ajudar os pais na cozinha uma grande brincadeira. O mundo da criança é mais bem acessado através do brincar, quando tornamos lúdicas as atividades elas tendem a fazer maior sentido para as crianças.

Porém, antes de mais nada, os cuidados com segurança devem ser rigorosamente tomados. Não deixar utensílios cortantes e perfurantes próximo das crianças, prefira utensílios de plástico ao invés de vidro e muito cuidado se for utilizar o fogão. O ideal é selecionar receitas que não precisem usar o fogo e evitar alimentos que precisem ser fritos. Lembrando que a ideia é ensinar um tipo de alimentação mais saudável e expor a criança ao contato com novos tipos de alimentos.

Ideias de jogos para as crianças aprenderem a cozinhar

Algumas sugestões podem ser de grande utilidade ao proporcionar esses momentos das crianças na cozinha.

1. Caça a receita

As crianças podem ajudar na escolha da receita, você pode esconder as receitas pela casa e aquele que encontrar a primeira receita será o Chef.

Advertisement

2. Adivinhe a medida

Outra brincadeira que as crianças gostam muito é de adivinhar. Por exemplo, se na receita pede 200 ml de leite, você pode fazer uma competição para que as crianças tentem acertar essa medida a olho. Aquele que se aproximar mais da medida ou acertá-la acumula pontos.

3. Corrida dos ingredientes

Fazer uma corrida para ver quem pega mais ingredientes da receita faz a alegria da garotada. Essa brincadeira pode ser feita na hora de guardar os ingredientes também.

Você pode propor que a cada receita que farão será como uma missão, e cada brincadeira será uma tarefa e aqueles que vão ganhando vão acumulando pontos. Cada tarefa contribui para que a receita seja feita. Ao final, quando o alimento preparado já estiver pronto, você pode fazer a contagem dos pontos e nomear o ganhador como Super Chef, ou mesmo, premiar com um chapéu de cozinheiro, ou um avental personalizado.

Usar a criatividade é o essencial tanto na preparação quanto no desempenho. Use sua imaginação e estimule as crianças a usarem. Serão momentos de muito aprendizado e da forma como as crianças mais gostam brincando.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.