3 ideias para ajudar seus filhos a apreciar música clássica

Veja como despertar em seus filhos o apreço por música clássica em todas as suas variantes.

Isis Lugo

Segundo a Wikipedia, a música erudita ou clássica “é a principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental”. É caracterizada por composições complexas representadas sob forma de sinfonia. O temo “clássica” remete a algo antigo ou do passado, sendo que a música clássica abrange o longo período entre o século IX e o presente. Também chamamos, coloquialmente, de música vários tipos de música instrumental. 

Alguns estudos demonstraram que esse tipo de música estimula o cérebro de uma forma especial, razão pela qual sua introdução na vida quotidiana traz muitos benefícios.

Já ouvi várias pessoas comentando que não gostam desse gênero musical porque acham chato ou sem vida. Isso não poderia estar mais errado! Acho que, muitas vezes, esse tipo comentário vem de uma falta de conhecimento e, sobretudo, da falta de proximidade dessa parte básica da cultura geral mundial.

Não quero dizer que seja o único gênero válido ou aquele que devemos ouvir o dia todo. Simplesmente quero compartilhar o que pode ajudar nossos filhos a ter uma mente aberta para apreciar essa música que tem muito a nos oferecer, sendo a base de tudo o que ouvimos hoje. 

Sendo assim, como podemos fazer nossos filhos se interessarem por esse tipo de música? Aqui estão três boas dicas:

Advertisement

Abrir a mente

Entendo que, muitas vezes, nem mesmo nós, pais, conhecemos peças musicais ou o nome das sinfonias, pois nos acostumamos a ouvir outros tipos de música, segundo costumes e tradições de nossa região ou família. Mas se não estivermos dispostos a ouvir coisas novas de vez em quando, estaremos limitando nosso conhecimento. 

Podemos começar com uma música que seja agradável aos nossos ouvidos e que nos ajude a relaxar, incluindo fragmentos de algumas peças à música que ouvimos diariamente, por exemplo, enquanto dirigimos ou quando nos preparamos para dormir.

Aproximar as crianças da música fisicamente

Muitas vezes há concertos gratuitos ou de muito baixo custo em nossa cidade, em que pequenas orquestras ou grupos tocam música clássica. Levar as crianças a esses concertos é uma excelente maneira de ajudá-las a se familiarizarem com os instrumentos, com o ambiente em que são tocadas e com peças musicais que podem ser muito divertidas. 

Incentive-as a identificar os sons dos diferentes instrumentos enquanto tocam ou a seguir os movimentos do maestro da orquestra.

Ajudá-las a identificar o gênero clássico reproduzido em coisas que elas veem e ouvem no dia a dia

Se prestarmos atenção, a música clássica está intimamente ligada à cultura da televisão, cinema ou rádio. Alguns temas famosos de filmes ou programas são peças clássicas, como o famoso Cavaleiro Solitário, cuja melodia principal é William Tell Overture, de Giacomo Rossini. Ou as trilhas sonoras de Harry Potter, Senhor dos Anéis e Star Wars, tocados exclusivamente com instrumentos orquestrais.

Advertisement

No entanto, se os nossos filhos ainda estão relutantes em ouvir este tipo de música, podemos convidá-los a observar várias celebridades que deram um toque à música clássica, transformando temas famosos em peças autênticas dignas de serem apreciadas tocadas por violinos, piano ou violoncelos. 

Alguns exemplo disso são os artistas Lindsey Stirling e The Piano Guys, que ganharam fama principalmente graças à plataforma do YouTube.

Que possamos seguir essas dicas para que nossas crianças apreciem esse gênero musical e enriqueçam seu conhecimento e sentidos através da apreciação de uma arte que toca nossos corações.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Tres ideas para ayudar a tus hijos a apreciar la música clásica

Toma un momento para compartir ...

Isis Lugo

Isis Anabey Lugo Enciso es madre y maestra de Educación Especial en México, escribe sobre actividades para niños y materiales educativos en su blog www.maestrosdeapoyo.com y comparte sus experiencias de maternidad en www.mamaymaestra.com