3 frases que seu filho precisa ouvir e 3 frases que você nunca deve falar

Veja quais frases os filhos precisam ouvir de seus pais e as 3 frases que nunca devemos dizer a nossos filhos.

Roberta Preto

Quando nos tornamos pais não recebemos um manual que nos revele que tipo de pais seremos ou que tipo de filhos teremos. Em muitos momentos nos sentimos perdidos sobre como educá-los da maneira correta, o quanto devemos amá-los ou como amá-los. Situações como essas nos afligem e até nos assustam, por isso é preciso cautela com esses sentimentos, principalmente, quando nos sentimos frustrados.

O cuidado com as palavras que proferimos aos filhos é o meio de proteger a infância deles, eles confiam e acreditam que são nossas maiores heranças e que em nós é possível ter segurança, pois somos o “porto seguro” deles diante das tempestades da vida.

Observe as 3 frases que os pais precisam dizer aos filhos e as 3 que eles nunca devem falar. Pode-se classificá-las em positivas e negativas. São elas:

Positivas

1. Valorize-se

O valor dos filhos precisa ser reconhecido dentro de seu lar, cabe aos pais ajudar os filhos a perceberem o quantos eles são maravilhosos; se os pais o fizerem, farão de seus filhos adultos seguros e prontos para lidarem com inícios de relacionamentos ou com o fim deles.

Os filhos saberão aceitar a si mesmos e não se sentirão diminuídos quando não puderem agradar a todos. Não buscarão amizades ruins, não aceitarão em suas vidas “migalhas” por carência, pois neles sempre haverá o amor-próprio.

Advertisement

2. Seja verdadeiro

Errar é humano, não assumir os erros é um ato de covardia e cabe aos pais ensinar os filhos a enfrentarem suas faltas e assumirem seus erros. Lembrá-los que a verdade é a melhor escolha e a única que os libertará da culpa é fundamental.

Os pais precisam lembrar aos filhos que erros acontecem e que quando eles assumem seus erros, esses pais se orgulham mais ainda deles, mesmo que ainda precisem puni-los.

3. Você ficará bem

Por mais proteção e cuidados que os pais ofereçam aos filhos, ainda assim, eles não poderão evitar alguns sofrimentos na vida dos filhos, pois sempre haverá alguém ou alguma situação que irá desapontá-los ou até mesmo machucar seus corações. Os ganhos e perdas são partes essenciais para que eles adquiram força e maturidade.

Entretanto, cabe aos pais lembrar aos filhos que não importa o tamanho da dor ou perda, ela irá passar e, no final, eles ficarão bem. Essa é uma certeza que os pais precisam transmitir aos filhos. Se o fizerem, os filhos não sentirão tanto medo de experimentar as situações que os rodeiam.

Negativas

1. Você não devia ter nascido

Culpar os filhos pelo fracasso do casamento e dizer que eles não deveriam ter nascido é um ato de covardia por parte dos pais. É lamentável como alguns pais destroem a infância dos filhos usando de violência verbal e também física.

Advertisement

Os filhos não merecem pagar pelos erros dos pais ou pela infelicidade deles. Os filhos devem ser amados, desejados e respeitados dentro de seus lares, e cabe aos pais transmitir tais sentimentos através de gestos de apoio, bondade e gentileza.

2. Você é burro

Os filhos tendem a acreditar no que os pais dizem, especialmente na infância onde os filhos acreditam que seus pais são heróis.

Há coisas que podem ser consertadas nas relações, no entanto, quando se trata da infância dos filhos, o que for quebrado ali permanecerá quebrado na vida adulta, mesmo que os pais tentem remendar e colar.

Algumas coisas, quando destroçadas, tornam-se irreparáveis, pois seria necessário voltar desde a infância para reparar os erros, mas sabemos que isso não é possível, já que a infância dos filhos é uma etapa única e a mais importante na formação do caráter deles.

3. Não te amo mais

Não importa qual seja a situação, nem mesmo brincando os pais devem dizer ao filho que não o ama mais. Essa frase pode dilacerar e diminuir a criança, ela também pode sentir-se frustrada e excluída de sua família.

Advertisement

Palavras duras podem matar o amor também, como podem destruir todo tipo de relação, principalmente dentro dos lares.

A infância vai embora, as palavras duras deixadas pelos pais permanecem na mente e no coração dos filhos como piche na pele. Se tentar remover pode até sair, mas leva algumas camadas da pele e a dor é quase que insuportável.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.