3 brincadeiras criativas para inspirar e ensinar as crianças sobre a Páscoa

Simples, mas repletas de significado, este artigo traz 3 atividades divertidas para fazer com as crianças na época da Páscoa.


Marilia de Andrade Conde Aguilar

A Páscoa é uma época muito especial para as crianças!

Para ajudar-lhe a tornar esta época ainda mais significativa para elas e a criar doces lembranças familiares, preparamos uma lista com 3 sugestões de atividades para a Páscoa:

1. Coelhinho de pano

Dica excelente de artesanato que pode ser feito com as crianças! Nesse outro artigo, você encontra o passo a passo com explicações detalhadas de como fazer. Adapte a atividade de acordo com a idade e a capacidade motora da criança. Só o fato de participar do processo de confecção do coelhinho já é motivo de grande satisfação para as crianças. E elas irão adorar brincar com ele depois!

2. Biscoitinho de Páscoa

Esta receita deve ser feita no sábado que antecede à Páscoa e ajudará as crianças a lembrar o principal motivo pelo qual comemoramos esta data: a ressurreição de Cristo. Confira a receita e o significado de cada etapa:

1 xícara de castanhas (nozes, castanha do Pará ou amêndoas)

1 colher de sobremesa de vinagre

2 claras de ovos

Advertisement

1 pitada de sal

1 xícara de açúcar

  • Pré-aqueça o forno – é importante que esteja bem quente.

  • Coloque as castanhas dentro de saquinho plástico próprio para alimentos e deixe as crianças quebrarem-nos em pedaços pequenos, batendo com uma colher de pau. Reserve as castanhas. Ler juntos na Bíblia João 19:1-3.

  • Em uma tigela coloque uma colher de sobremesa de vinagre, e deixe que as crianças cheirem. Ler João 19:28-30.

  • Acrescente as claras de ovos ao vinagre. Explique que os ovos são um símbolo de vida e que Jesus deu sua vida por nós. Ler João 10:10-11.

  • Coloque um pouquinho de sal na mãozinha da criança e deixe-a experimentar. Adicione uma pitada de sal na tigela com o vinagre e as claras. Explique que o sal representará as lágrimas dos amigos de Jesus e seus seguidores. Ler Lucas 23:27.

  • Bata as claras com vinagre e sal até ficar em ponto firme de neve. Explique às crianças que a cor branca representa a pureza aos olhos de Deus, de todos aqueles que têm seus pecados lavados por Jesus. Ler Isaías 1:28 e João 3:1-3.

  • Acrescente aos poucos uma xícara de açúcar na tigela, enquanto continua batendo. Explique que a parte doce da história é que Jesus sofreu e morreu porque nos ama. Ler Salmos 34:8 e João 3:16.

  • Adicione as castanhas quebradas à mistura. Com o auxílio de uma colher, coloque pequenas quantidades em uma assadeira forrada com papel manteiga. Explique que representam as pedras do túmulo onde sepultaram Jesus. Leiam Mateus 27:57-60.

    Advertisement
  • Estenda um pano sobre o fogão de maneira para simbolizar a sepultura selada, onde Jesus foi colocado após ter sido retirado da cruz. Leiam Mateus 27: 65-66. Desligue o forno o forno após a leitura.

  • Coloque as crianças para dormir e explique que talvez eles se sintam tristes por ter que deixar as bolachas no forno durante toda a noite. Os seguidores de Jesus também ficaram MUITO tristes e desesperados quando o tumulo foi selado. Ler João 16:20 e 22.

  • Na manhã de Páscoa, abra o forno e dê as bolachinhas para a criança. Explique que os amigos de Jesus encontraram o túmulo vazio, pois Ele havia ressuscitado. Ler Mateus 28:1-9.

3. Caça aos ovos de Páscoa:

Encontrar os ovos de Páscoa escondidos é uma das tradições familiares mais divertidas que tenho! Você pode incrementar sua “caçada” com pegadas de coelho feitas com farinha pelo chão da casa, mapas desenhados a mão ou charadas com dicas sobre onde encontrar os ovos. Será uma verdadeira busca ao tesouro e seus pequenos irão amar!

Com um pouquinho de esforço e muita criatividade é possível fazer atividades significativas e muito divertidas para toda família. E, com certeza, elas ficarão na memória dos pequenos pela vida inteira.

Toma un momento para compartir …

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.