2 medidas essenciais para diminuir as chances de ter câncer

A alimentação inadequada, maus hábitos como o tabagismo e a genética são os grandes responsáveis pelo crescimento de tumores pelo corpo humano.

Beth Proenca Bonilha

Quando tinha 34 anos tive câncer de colo de útero. Foi um susto para todos, pois minha quinta filha tinha apenas dois anos de idade. Minha médica explicou que o corpo humano passa por renovação constante, pois as células de nosso organismo têm prazo de validade, elas vão se dividindo e formando novos exemplares.

Mas algumas dessas novas células podem ser produzidas com defeito. Nosso organismo é tão perfeito que quando isso acontece elas são imediatamente eliminadas. Às vezes uma ou outra defeituosa, ao invés de morrer, não se sabe por que, acaba se multiplicando loucamente, formando um tumor.

Por que algumas pessoas desenvolvem câncer e outras não?

Segundo os estudos do neuropsiquiatra FrancesServan-Schreiber, depois de desenvolver câncer no cérebro mergulhou numa série de estudos sobre a doença, que culminou na publicação de seu livro intitulado “Anticâncer”. Onde descreve que alimentação inadequada, hábitos como o tabagismo mais a genética são os grandes responsáveis pelo crescimento de tumores pelo corpo humano. Sendo que a genética é responsável somente por 15% dos casos, todo o resto está nos maus hábitos que adquirimos ao longo da vida, além do estresse moderno e grandes perdas ou desilusões.

Como diminuir as chances de contrair câncer

Segundo a medicina há duas formas de prevenir o câncer:

  • Primeira: ter hábitos saudáveis

    Advertisement
  • Segunda: a detecção precoce da doença, ou seja, consultar o médico regularmente.

Sobre hábitos vamos detalhar alguns que são prioritários:

  • Fumo – responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão, além do câncer de boca, lábio, laringe, esôfago, estômago e bexiga.

  • Álcool – além de estar associado a diversas outras doenças pode provocar câncer digestivo, pâncreas, estômago, esôfago e fígado.

  • Sol – os raios ultravioletas têm efeito cumulativo, por isso mesmo que esporadicamente, a exposição ao longo do tempo pode provocar o câncer de pele.

    Advertisement
  • Dieta – produtos defumados, salgados e condimentados favorecem o desenvolvimento do câncer digestivo. Bebida muito quente e forte. Dieta pobre em vegetais e rica em gordura, como frituras, pode promover câncer no intestino e próstata.

  • Produtos químicos – derivados do petróleo como, gasolina, diesel, tintas e solventes. Uso abusivo de analgésico e alimentos sintéticos e cheios de conservantes.

  • Sexo – determinadas doenças estão diretamente ligadas ao câncer como a AIDS, Hepatite C e Herpes. Normalmente são doenças adquiridas pela promiscuidade sexual, a troca constante de parceiros e a prática sem proteção.

Em meu tratamento do câncer de colo de útero aprendi muito sobre o assunto e alguns livros foram básicos para o entendimento, como o livro do Dr. Lísias Nogueira Castilho “Doutor, é câncer?”, no qual aprendi a lidar com a situação em que vivi e hoje me baseei para escrever este artigo.

Após treze anos da Histerectomia ainda faço acompanhamento médico periódico e exames de Papanicolau e Mamografia. Porém, infelizmente, tive duas amigas que nesse mesmo período faleceram por não terem feito a prevenção anual.

Advertisement

Assim, o conselho é: Previna-se!

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu