3 dicas para ser mais autêntico e os benefícios disso

Existe muita confusão em relação à autenticidade, este artigo esclarece e revela os benefícios desse comportamento tão importante para a satisfação humana.

Suely Buriasco

Fala-se muito em autenticidade, mas ainda existe grande confusão em relação a esse termo. Algumas pessoas justificam suas ações indelicadas dizendo que preferem ser assim do que falsas. Eu fico pensando em como foi que entenderam que ser educado é sinônimo de falsidade.

De forma básica podemos significar autenticidade como uma forma de ser e agir coerente e genuína. Ter uma vida autentica é, pois, ser o que se é. Ainda nisso pode haver uma confusão, afinal, não basta agir em conformidade com o próprio pensamento, é fundamental conhecer a si mesmo.

Para evitar confusão e ter uma vida, realmente, autêntica, preste atenção nestas dicas:

1. Dedique-se ao autoconhecimento

Pessoas autênticas são honestas consigo mesmas, elas não dizem simplesmente: “eu sou assim”. Elas se desafiam e se questionam, procuram entender as coisas sob vários ângulos. Para sermos autênticos, precisamos ser capazes de encarar a verdade sobre nós mesmos, por mais desagradáveis que possam ser. Somos autênticos quando diante de uma convicção ou crença que nos limitem nos colocamos a buscar outras alternativas que promovam melhoria contínua e aprimoramento próprio. Pessoas autênticas conhecem a si mesmas e são capazes de ouvir sua voz interior e entender a complexidade de seus sentimentos.

2. Não se intimide com opiniões alheias

Se você quer ter uma vida autêntica precisa se sentir autoconfiante diante de suas próprias convicções, não se permitindo intimidar por opiniões contrárias. Uma pessoa autêntica respeita o direito dos outros de serem agentes de suas próprias vidas e entende que também ela tem esse direito. Portanto, não permita que outras pessoas ceifem à sua própria verdade e jamais assuma uma posição pela qual não concorda. Isso não significa que você não possa mudar de opinião, mas por consentimento da sua razão e nunca por não resistir à pressão dos outros. Quando você for confrontado(a) com tentativas de controle e manipulações saiba manter coerência e serenidade sobre suas crenças e valores.

Advertisement

3. Supere o medo da rejeição

Ser uma pessoa autêntica não significa ser destemida, mas estar disposta a enfrentar o medo de mostrar-se como realmente é. A autenticidade exige a superação do medo da rejeição e do desejo de se encaixar ou fazer parte de um grupo. Nós podemos enfrentar essa dificuldade comum e então superá-la ou afirmar que não tem a maior importância e continuar a ter medo de expressar nossas ideias e ponderações. Todo ser humano quer ser ouvido, quer que sua opinião seja considerada, mas também quer o reconhecimento de outras pessoas. Para ser uma pessoa autêntica é essencial avaliar o que é mais importante para você e, claro, optar por priorizar a primeira escolha.

Segundo vinculou essa matéria, o Ph.D em Psicologia, Nathaniel Branden, afirma que: “As mentiras mais devastadoras para a nossa autoestima não são as que contamos, mas as que vivemos.”

A autenticidade pode gerar grandes benefícios para a sua vida, pois, promove o desenvolvimento do poder pessoal, aumenta a autoestima e inspira coragem para agir rumo ao seu propósito de vida.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.