Uma hora de exercício físico por dia protege contra a depressão

Se você conseguir dedicar um tempo de seu dia para a prática de exercícios físicos leves, estará contribuindo também para evitar a depressão no futuro.

Renata Finholdt

Que os exercícios físicos fazem bem para a saúde todos nós já sabemos, mas uma pesquisa recente publicada no The American Journal of Psychiatry mostrou algo muito interessante, que poucas horas de exercícios semanais servem de prevenção para quadros de depressão futura.

Sessenta minutos por semana de exercícios físicos leves, aqueles que não fazem suar ou com respiração ofegante, já são o suficiente para servir como prevenção da depressão.

O estudo envolveu quase trinta e quatro mil pessoas de ambos os sexos, foi avaliado antecipadamente os níveis de exercício físico que cada participante fazia, bem como seus sintomas de depressão e também de ansiedade, tudo isso por um período de onze anos.

O resultado surpreendente mostrou que pouco tempo de exercícios físicos já fazem grande diferença nessa doença que a cada ano atinge milhares de pessoas por todo o mundo e causa muitas dificuldades de convivência.

A depressão é uma doença que afeta o ser humano em sua vida cotidiana. Tristeza, angústia, irritabilidade, desânimo, medo, desesperança, culpa, baixa autoestima, apatia, podem ser alguns dos sintomas que fazem com que o indivíduo que passa pela depressão sofra intensamente e muitas vezes até, isoladamente.

Advertisement

A notícia de que pouco tempo dedicado aos exercícios pode contribuir para evitar a depressão no futuro pode mudar a vida de muitas pessoas que sofrem por não conseguirem conciliar tempo para se exercitarem com seus outros afazeres diários.

Os exercícios físicos recomendados são leves e podem incluir pequenas caminhadas em ritmos leves, pedalar de bicicleta, pouco tempo de dança na semana ou ainda outras atividades que sejam do gosto de cada um.

É possível ainda dedicar um tempo para praticar exercícios dentro de sua própria casa, desta forma você consegue economizar tempo e dinheiro. Algumas dicas para este tipo de exercício são:

  • Pular corda

  • Correr sem sair do lugar

    Advertisement
  • Subir e descer do degrau

  • Abdominais

  • Dança

  • Zumba

Para isso é importante que antes de começar a prática dos exercícios seja feito um alongamento, evitando assim contusões. Beber água também é muito recomendado para quem pratica exercícios físicos.

Advertisement

Os estudos sugerem ao menos sessenta minutos de exercícios físicos por semana, mas se você tem a oportunidade de praticar mais tempo e mais vezes na semana, melhor será sua saúde como um todo daqui a médio e longo prazo.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.