Conheça os 15 SOBRENOMES mais populares no Brasil, suas origens e significados

Confira se o seu está na lista.

Erika Strassburger

Muitos brasileiros adorariam saber a origem e o significado de seus sobrenomes. Se você é um deles, verifique se o seu está entre os 15 mais populares.

SILVA

Como era de se esperar, esse sobrenome lidera o ranking. Há mais de 5 milhões de pessoas com sobrenome “Silva” e mais 1 milhão levando o “da Silva” em nosso país.

País de origem: Portugal.

Significado: Sendo de origem geográfica (toponímico), Silva é um termo latino que significa “selva”, “mata” ou “floresta”.

SANTOS

Quase 4 milhões de brasileiros carregam esse sobrenome, que ocupa o 2º lugar no ranking. Além dos mais de 700 mil brasileiros que assinam “dos Santos”.

Advertisement

País de origem: Portugal.

Significado: Tem origem religiosa, deriva do latim “sanctus”, que significa “santo” ou “consagrado”.

OLIVEIRA

Ocupando o 3º lugar, Oliveira é o sobrenome de mais de 3,7 milhões de brasileiros, sem contar a variação “de Oliveira”, que soma mais de 500 mil.

País de origem: Portugal.

Significado: Trata-se de outro sobrenome de origem geográfica. Faz referência à árvore que produz olivas ou azeitonas.

Advertisement

SOUZA

O 4º lugar do ranking é do sobrenome Souza, que é levado por mais 2,6 milhões de brasileiros. As variações “Sousa” e “de Souza” são menos comuns em nosso país, mas somam mais 830 mil e 450 mil, respectivamente.

País de origem: Portugal.

Significado: Também é um sobrenome toponímico. Vem do latim “saxa”, que significa “rocha” ou “seixo”.

RODRIGUES

Cerca de 2,4 milhões de brasileiros tem esse sobrenome, que é o 5º mais comum no Brasil.

Países de origem: Portugal e Espanha

Advertisement

Significado: significa literalmente o “filho de Rodrigo”.

FERREIRA

Mais de 2,3 milhões de brasileiros carregam esse sobrenome, que ocupa a 6ª posição no ranking.

Países de origem: Espanha e Portugal

Significado: Sobrenome toponímico com raiz no termo latino “ferraria”, ou “jazida de ferro”, em alusão aos locais onde os romanos encontravam o minério.

ALVES

Ocupando o 7º lugar está “Alves”, sobrenome de mais de 2,2 milhões de brasileiros.

Advertisement

País de origem: Portugal.

Significado: Significa literalmente “Filho de Álvaro”, pois “Alves” é uma abreviação de “Álvaro”. Trata-se de um sobrenome patronímico, isto é, que tem origem a partir do “nome do pai”.

PEREIRA

Pouco mais de 2.2 milhões de brasileiros têm esse sobrenome, que ocupa o 8º lugar.

País de origem: Portugal.

Significado: Esse sobrenome geográfico possivelmente originou-se na Quinta de Pereira, que ficava no norte de Portugal. “Quinta” é o nome que se dava à propriedade rural. Documentos do século XIII apontam Pedro Rodrigues Pereira como dono dessas terras.

Advertisement

LIMA

Há cerca de 2 milhões de Limas no brasil, sobrenome que ocupa o 9º lugar no ranking.

Países de origem: Espanha e Portugal

Significado: É possível que este sobrenome toponímico tenha origem na palavra Celta “Límia”, que significa esquecimento, origem do nome do rio Lima, que nasce na Espanha e corta o norte de Portugal.

COSTA

Quase 1,7 milhões de pessoas levam esse sobrenome, que é o 10º mais popular em nosso país.

País de origem e significado: Há algumas teorias sobre a origem deste sobrenome. Uns dizem que provém de uma família da nobreza medieval de Portugal, provavelmente por causa de Nicolau Kosta. Outros dizem que tem origem na região Quinta da Costa, comarca de Guimarães, na época de dom Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal. O certo é que também é um sobrenome de origem geográfica, adotado por famílias que viviam próximo ao mar, na “costa”.

Advertisement

GOMES

Há quase 1,7 milhões de brasileiros com esse sobrenome, que ocupa a 11ª posição.

Países de origem: Portugal e Espanha

Significado: Sobrenome patronímico, que significa “filho de Gome”, ou “filho do homem”. Alguns dizem que Gome é uma abreviação de Gomoarius (Gomoário), nome de um oficial romano, dando a Gomes o significado de “homem de guerra”.

RIBEIRO

Na 12ª posição está Ribeiro, sobrenome de quase 1,6 milhões de brasileiros.

País de origem: Portugal

Advertisement

Significado: Esse topônimo deriva do latim “ripariu”, que significa “rio pequeno”. Um dos primeiros membros da família Ribeiro foi Dom Ramiro, último regente do reino de Leão.

MARTINS

Cerca de 1,5 milhões de brasileiros têm esse sobrenome, que ocupa a 13ª posição.

Países de origem: Portugal e Espanha

Significado: Este sobrenome patronímico tem origem nos nomes Martinho ou Martim, que vêm do latim “martinus”, significando “guerreiro” ou “belicoso”.

CARVALHO

Há mais de 1,37 milhões pessoas com esse sobrenome em nosso país. Ele ocupa a 14ª posição.

Advertisement

País de origem: Portugal

Significado: Carvalho é, possivelmente, uma palavra de origem pré-romana, mas, embora não tenha sido atestada a sua origem, supõe-se que o sobrenome tenha surgido na vila Carvalho, localizada em Coimbra, tendo sido adotado por Gomes de Carvalho. É o termo usado para nomear diversas árvores e arbustos do gênero Quercus.

ALMEIDA

Com mais de 1,3 milhões de brasileiros levando esse sobrenome, Almeida ocupa o 15º lugar.

País de Origem: Portugal

Significado: Um genealogista português deu origem a esse sobrenome em Dom Paio Guterres Amado, que derrotou os Mouros em batalha e tomou o Castelo de Almeida de Riba Coa (Ribacôa). Por este feito, ele recebeu o título de “Senhor do Castelo de Almeida”, ficando popularmente conhecido como “Almeidão”. Seus descendentes tomaram “Almeida” por sobrenome da família, sendo Pedro Paes de Almeida, filho de Paio, o primeiro a ter esse sobrenome registrado.

Advertisement

Para saber se seu primeiro nome está entre os mais populares

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.