13 dicas valiosas para tirar férias em família com baixo custo

Então chegou a hora de viajar com a família, mas o orçamento está apertado? Não se preocupe. O Familia.com.br lhe dá aquela força na hora de escolher a viagem certa para o tamanho do seu bolso.

Pedro Santos

Nada como uma boa viagem para instigar na família aquele espírito de união que tanto valorizamos. O tempo extra ao lado dos filhos (tão difícil de conseguir no dia a dia), aquela sensação de se estar vivendo uma aventura, e até mesmo a oportunidade de relaxar e descansar dos problemas da vida; todas essas são apenas algumas das vantagens que conseguimos quando colocamos os pés na estrada por alguns dias.

Mas para que a diversão não acabe se tornando um mega rombo na sua carteira, algumas medidas precisam ser tomadas:

1. Mantenha os dois pés no chão

Férias são uma boa época para aventuras? Com certeza. São uma boa época para gastar mais do que se deve? Jamais. Então, ao preparar os planos para sua viajem, tenha em mente o quanto você pode gastar. Fazer um orçamento simples com seu cônjuge, contendo todos os seus principais gastos para o ano, pode ajudá-los a se manterem longe de dívidas desnecessárias. Verifique de quanto dinheiro você pode dispor, e planeje sua rota com base nesse valor. Lembre-se que em toda viajem é natural que haja imprevistos, e, portanto, você certamente deve carregar alguma reserva financeira para emergências. Em geral, quanto mais sofisticada a viagem, mais dispendiosas costumam ser as emergências.

Se ao terminar seu orçamento você descobrir que viajar significará começar o ano no vermelho, então é melhor começar a pensar em planos para brincar com seus filhos durante o verão, em casa.

2. E por falar em sofisticação..

Lembre-se que quando chegarem à velhice, as lembranças que seus filhos carregarão com maior carinho não serão dos locais que vocês visitaram, mas do tempo que passaram juntos. É tentador pensar que seus filhos darão muito mais valor a uma viagem em um parque temático da Flórida do que a uma visita ao campo, mas em longo prazo isso não terá valor algum. Recentemente um pai curioso relatou ter perguntado a seu filho o que ele mais havia gostado na última viagem da família; a resposta do filho, para sua surpresa, foi a de que seu momento favorito foi a noite em que ele seu pai deitaram-se sobre um punhado de feno para ver as estrelas, e ficaram juntos, pai e filho, conversando.

Advertisement

3. Leve em conta os interesses de sua família

É verdade que quase sempre será impossível agradar a gregos e troianos, mas com certeza a viagem será bem mais agradável se toda a família ajudar na escolha do local. Uma breve reunião de família pode ser um ótimo momento para a escolha do seu destino. É útil começar mostrando o orçamento para a família e deixando claro o quanto vocês poderão gastar (incluindo o transporte, o local e a alimentação). Você ficará impressionado com o quanto seus filhos podem parecer maduros quando você os trata como adultos.

Ufa, agora que já esboçamos o básico, vamos a algumas dicas mais práticas para economizar:

4. Fique de olho nos detalhes

Em qualquer viagem existem certos gastos que são indispensáveis: Estadia, transporte (incluindo pedágios ou passagens), alimentação, etc. Você perceberá que graças à internet, por maior que seja a distância, você ainda pode estar bem presente em qualquer lugar do mundo. Hoje em dia é fácil, por exemplo, procurar por opções de hotéis e restaurantes em qualquer lugar. Quanto mais profunda for sua pesquisa, melhor o resultado. Você pode conferir os preços e também avaliar a opinião de pessoas que frequentaram estes locais para descobrir quais deles oferecem a melhor relação custo-benefício.

Algo importante a ser levado em consideração é a proximidade dos locais de seu interesse com as respectivas atrações turísticas (e o custo destas), pois vocês não passarão o dia todo trancados em um hotel.

5. Comece cedo a planejar

Quanto mais tempo de preparação, mais barata (e melhor) sua viagem será. Você pode acabar se encantando com as promoções que são oferecidas para os que chegam cedo à fila. As passagens de avião podem sair mais baratas (ainda mais se você optar por voos com escalas, e em horários menos convencionais). As promoções oferecidas por companhias de viagens sempre são melhores quando programadas na “baixa estação” (e por falar em companhias de viagem, dar uma boa olhada no roteiro deles para criar o seu próprio sempre pode ser uma opção bem atraente e inspiradora).

Advertisement

6. Leve comida de casa, ou compre alimentos no supermercado e cozinhe você mesmo

Em geral, os gastos com alimentação durante as viagens são muito altos. Uma boa alternativa é fazer a sua própria comida (lembre-se de verificar se o local aonde você vai se instalar possui uma boa cozinha à disposição dos clientes).

7. Esteja atento às oportunidades

Seu vizinho tem uma casa na praia? Seu cunhado é dono de um sítio? Muito bom, eis a sua oportunidade. A opção de ficar em um local emprestado ou alugado a um preço baixo é um privilégio para poucos, aproveite. Apenas lembre-se de devolver tudo limpo e do jeito que você encontrou.

8. Dê preferência para a baixa estação

Evite viajar em períodos como as férias de verão ou feriados prolongados. Normalmente a lei da oferta e da procura nessa época acaba saindo às avessas, e os preços batem no teto.

9. Cupons e compras coletivas podem fazer mágica no seu orçamento

Aproveite as dezenas de sites de compras coletivas que existem. Muitos deles oferecem segurança completa para os consumidores (esteja atento as regras de funcionamento de cada um). Uma boa ideia é assinar a newsletter de vários deles (geralmente basta se cadastrar para começar a recebê-las em seu e-mail). Fique de olho nas ofertas, e quando surgir uma de seu interesse, pesquise mais sobre o local (inclusive sobre benefícios que ele oferece – como a existência de uma piscina para os hóspedes, por exemplo), converse com a família, e compre. Nunca se esqueça, entretanto, de observar bem os prazos de validade do cupom – que devem bater com o seu período de férias (faça o agendamento da forma mais breve possível).

Hmmm… depois de tudo isso você ainda acha que será impossível encaixar uma viagem no no seu orçamento? Não se desespere ou se envergonhe. Foram raríssimas as viagens que eu mesmo fiz com meus pais, e eu não poderia ser mais grato a eles (eles foram os melhores pais de todo o mundo). Que tal darmos uma olhada em algumas alternativas criativas?

Advertisement

10. Acampamento

Que tal pegar uma barraca e ir acampar com os filhotes? Acampamento, mesmo que no quintal, pode ser uma opção mágica para quem tem filhos pequenos – especialmente se contarem com historinhas de terror. Vocês podem fazer isso quantos dias quiserem.

11. Rota regional

Você e sua família já conhecem os pontos turísticos da sua própria região? Não todos? Ótimo, raramente alguém conhece. Pegue uma bicicleta (ou o metrô) e vá conhecê-los um a um. Conhecer um lugar diferente por dia pode levar a semanas inteiras de diversão, caminhadas ao ar livre, trilhas, etc. Seus filhos de qualquer idade vão adorar este programa.

12. Visite e seja visitado

Você pode visitar parentes ou convidar amigos para passar alguns dias com vocês. Companhia extra sempre torna os dias mais agradáveis.

13. Dia de atividades

Você pode fazer uma lista de coisas interessantes para fazer com sua família, incluindo jogos, esportes e brincadeiras (só não vale deixar a TV ligada). Você já montou uma caça-ao-tesouro com seus filhos? Tente fazer isso em um local que eles nunca estiveram (em uma cidade vizinha, por exemplo). Eles vão amar.

Enfim, há muitas formas de tirar férias em família com um custo baixo, só precisam mesmo da boa vontade e preparação, e a participação de todos. Boas férias!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Pedro Santos

Pedro Santos é estudante de direito pela Universidade P. Mackenzie e Practitioner em Programação Neurolinguística.