12 sugestões para lidar com a ansiedade durante a gravidez

Há muitas razões do porquê algumas mães sofrem com ansiedade e depressão na gravidez. Conheça-as e combata esse mal.

C. A. Ayres

Embora a gravidez seja um período de extrema alegria pelo novo ser que estamos gerando, esta não é uma realidade para todas as mulheres.

Algumas sofrem com depressão e ansiedade além de acentuado estresse enquanto estão grávidas, podendo afetar o período que deveria ser o mais alegre, com a chegada de um herdeiro, curtindo o milagre do círculo da vida.

As mulheres possuem uma multi jornada muitas vezes que as impede de aproveitar cada momento de suas vidas, principalmente na gravidez que a mudança hormonal e o receio do futuro podem trazer mais preocupações.

Há muitas razões do porquê algumas mães sofrerem com ansiedade e depressão na gravidez, e estas podem ser:

  • História familiar de depressão e ansiedade.

    Advertisement
  • Casamento com problemas.

  • Tratamentos de fertilidade.

  • Ter sofrido um aborto espontâneo prévio.

  • Ter uma gravidez complicada.

  • Estar passando por várias situações de vida estressantes.

    Advertisement
  • Ter sofrido violência doméstica no passado.

  • Se é solteira, não planejou a gravidez.

Algumas sugestões sobre como lidar com ansiedade e depressão na gravidez, dadas por médicos e centros de mães.

  1. Tomar um banho morno antes de dormir e dormir 45 minutos a mais, pelo menos de manhã, ajuda com a disposição durante o dia.

  2. Se você trabalha durante o dia, faça o que puder no horário do almoço e descanse um pouco, assim, quando chegar em casa poderá relaxar.

    Advertisement
  3. Mantenha uma rotina de exercícios leves, próprios para mulheres grávidas, que lhe trará mais energia e um sono melhor.

  4. Tire uma soneca à tarde, nem que seja de 20 ou 30 minutos.

  5. Mantenha uma boa relação com seu chefe e cheque seus direitos para ter certeza que tudo vai correr bem quando o bebê chegar.

  6. Cuide de você e de sua barriga, passe óleo de bebê no banho, pode ajudar com marcas de estrias também.

  7. Compre pratos e talheres descartáveis, para diminuir o serviço da cozinha por um tempo.

    Advertisement
  8. Compartilhe seus sentimentos, se não com o marido, com uma amiga que tenha passado ou esteja passando pelo mesmo processo, ou mesmo com sua mãe, desde que sejam positivos.

  9. Quando sentir que está tendo muitas emoções negativas, tire um tempo para relaxar. Faça meditação, leia uma revista, converse com uma amiga, ou caminhe. Desligar-se de tudo por 5 minutos que seja, ajuda muito.

  10. Respire fundo. Proteja-se e tente aproveitar o momento.

  11. Prepare sua bolsa de hospital 1 ou 2 meses antes do nascimento do bebê. Assim não precisará se preocupar com isso nos últimos, e mais pesados, meses.

  12. Tenha empatia por você mesma. Os hormônios na gravidez trazem mais ansiedade e certa depressão, por isso observe-se. Se estiver fugindo do controle, procure ajuda.

    Advertisement

Todos os sintomas de ansiedade e depressão na gravidez podem influenciar na maneira como você veja você mesma, sua relação com o cônjuge e com a vida em geral. Se a coisa estiver passando do limite, procure ajuda. Depressão pós-parto geralmente tem suas raízes ainda na gravidez, e o que você mais precisa é estar sã e bem para poder dar as boas-vindas a maior de suas bênçãos, um filho.

Leia também: Saúde na gravidez – 6 soluções para a saúde da mamãe e do bebê

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.