12 Leis do Carma e como nos libertar

Adriana Acosta Bujan

“Nos tornamos o que pensamos.”

Earl Nightingale.

Talvez já tenha ouvido que tudo o que você faz (bom ou mau) retorna nesta vida, porque você simplesmente não pode escapar de seu destino. De acordo com a filosofia budista e hinduísta, o Carma é um conceito espiritual que vai de mão dada como a lei de causa e efeito, ou seja, cada ação que você faz terá, por lógica, sua consequência.

No sentido moral, entende-se que nós somos donos do que vai acontecer no futuro, se é que aprendemos a agir em conformidade. Por exemplo, se você é uma pessoa que se dedica a fazer coisas boas, a consequência é que coisas positivas esperam por você, e vice-versa.  Resumindo, somos donos do nosso próprio destino.

Agora, não importa se você pratica qualquer religião que não seja budista, já que, por puro sentido lógico, sabemos que se fizermos ou pensarmos algo negativo, geramos uma energia negativa que, de alguma forma, nos voltará nesta vida.

Advertisement

O que há que compreender é que esse termo é uma orientação e guia para a vida, o que nos faz refletir sobre nossas ações em tempo presente.

Para que limpar o nosso carma?

Sabemos que a vida é cheia de boas e más experiências. Se você parar para pensar sobre sua vida, talvez perceba que algumas coisas que você fez errado no passado agora repercutem no seu presente, e você sofre as consequências dessas más decisões.

Por isso é importante limpar o nosso Carma, para assumirmos atitudes e realizarmos ações para compensar nossos erros ou enganos, e assim assegurarmos um futuro próspero e sermos felizes. É como pagar as dívidas do passado para viver em paz.

Compreendido o anterior, vamos analisar as 12 Leis do Carma e as formas de nos libertarmos.

1. Causa e efeito

Todos nós nos governamos por essa lei sem nos darmos conta. Para dar um exemplo, quando os pais dizem aos filhos que, se não fizerem a lição de casa, a consequência será não jogar videogame. Essa lei me faz lembrar da frase “O que semeares hoje, colherás amanhã”.

Advertisement

Para nos libertarmos do Carma, devemos pensar com cuidado e sermos cautelosos em cada decisão que tomarmos, assim como em cada pensamento negativo que chegue a nossa mente, pois será inevitável sofrer as consequências. Pense em coisas boas, positivas e tente tomar decisões evitando prejudicar os que o rodeiam.

2. A criação

Esta lei tenta nos convidar a ser os criadores de nosso próprio destino. Visualizando como queremos ser, que aspirações e sonhos temos. Por isso, não devemos deixar de traçar metas, objetivos e planejar nossa vida, sempre enfocando nossa mente no aqui e agora, para que construamos um futuro promissor e feliz. Temos que fazer isso conscientemente.

3. Humildade

Aqui nos explica que devemos aprender a aceitar os outros tal como são, evitar julgá-los ou criticá-los, pois não somos superiores nem perfeitos. Temos que ser humildes de coração. Essa lei também se refere a parar de pensar que felicidade significa ter coisas materiais, como bens, dinheiro, objetos, já que são temporários e, sem dúvida, é uma felicidade supérflua.

Compreender a humildade nos ajudará a parar de sofrer pelas perdas materiais e a ser desapegados com as coisas. Além disso, seremos pessoas melhores.

4. Crescimento

Estamos no lugar, no tempo e no espaço certo; tudo por uma razão. Mas se você quer experimentar uma mudança e sair de zona de conforto, para então evoluir, você pode fazê-lo, já que você tem o controle de seu destino. O importante é aprender a mudar o nosso interior e pensamentos para que o Carma também mude.

Advertisement

5. Responsabilidade

Assumir e aceitar nossos próprios erros nos tornará responsáveis por nossos atos e consequências. Evite buscar culpados ou fazer-se de vítima pelas situações infelizes que viveu. Se algo de mal acontecer, é porque você atraiu isso através de seus pensamentos. É por isso que você tem que assumir a responsabilidade, para se libertar do Carma.

6. Conexão

Estamos todos conectados de alguma forma para cumprir nossa missão de vida. Por exemplo: seu parceiro, filhos, pais, amigos e colegas de trabalho trabalham em sinergia para cumprir metas.

Esta lei nos explica que devemos fluir e nos deixar guiar pelos outros, que você é um elo importante no lugar onde está e que sem você não seria possível uma evolução. Então aprenda a trabalhar em harmonia e em equipe.

7. Concentração

Concentre-se em fazer as coisas com paixão e alegria, não tente abranger tudo, porque, possivelmente, as coisas que você deseja não saem como você esperava, então você vai se sentir desapontado, irritado e frustrado.

Concentre a sua atenção no que quer, não se distraia, assim poderá sentir-se feliz. Concentre-se no seu presente para não desperdiçar as boas oportunidades.

Advertisement

8. Coerência

Ensine pelo exemplo, as suas ações e palavras falam por si. Não aparente o que não é e tenha cuidado com o que faz ou diz, porque outros poderão imitá-lo. Tenha cuidado para não mentir ou ferir com palavras, pois tudo voltará à sua vida. 

Seja coerente com o que você é, pensa e sente. Não tenha medo de ser julgado ou criticado. Pelo contrário, sinta-se livre para expressar o que você sente.

9. Aqui e agora

Solte e deixe ir o que não lhe serve. Se viver pensando no passado, não viverá seu presente e muito menos visualizará um futuro. Então aproveite o que você tem, valorize cada dia como se fosse o último, para que perceba que você é muito mais feliz do que pensa.

10. Troca

Certamente, você percebeu que, muitas vezes em sua vida, os mesmos erros são repetidos. Isso é porque você ainda não aprendeu a lição e é por isso que continua vivendo experiências similares. Em poucas palavras, a história se repete até que aprenda a lição e trace diferentes estratégias para resolver suas adversidades.

11. Paciência e recompensa

Temos de aprender que as coisas que queremos fazer são alcançadas com perseverança, esforço e paciência, nada é feito de um dia para o outro. É por isso que você precisa ter paciência para alcançar a recompensa que deseja.

Advertisement

Não desista antes do tempo, lembre-se de que, cedo ou tarde, chegará o que deseja.

12. Importância e inspiração

Esta última lei se refere a pôr em harmonia os três elementos importantes: a mente, o corpo e a alma. Concentre-se no que realmente quer alcançar. Você é inspiração, um artista que vai desenhando seu destino. Então, torne-se a melhor versão de si mesmo, aprenda a amar e valorizar a si mesmo, porque você é uma criação divina.

Em suma, podemos aplicar essas leis para evitar sofrer as consequências de nossas más decisões e ações. Lembre-se, nunca é tarde para recomeçar.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 12 Leyes del karma y cómo liberarnos

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.